Treasy | Planejamento e Controladoria

Projeções Econômico-Financeiras: como acelerar o ciclo das informações em sua empresa

projeções economico financeiras
Sabemos bem que as novas tecnologias estão mudando a forma como as empresas definem sua estratégia financeira, realizam seu gerenciamento e principalmente a maneira como fazem a coleta de informações, que está mais rápida do que nunca.

Esta é uma tendência que vem ajudando posicionar as equipes de planejamento, controladoria e finanças corporativas para melhor ajudar o CEO e Conselho a definir estratégias e tomar melhores decisões, com mais velocidade.

Mas há uma coisa que todos os executivos de finanças e controladoria devem saber se eles querem aproveitar a oportunidade de se tornar uma autoridade estratégica dentro da empresa: o nível de liderança e influência que a controladoria pode proporcionar está diretamente associado com a agilidade e confiabilidade com que a equipe pode produzir métricas financeiras valiosas para decisões relacionadas aos negócios.

 

Na hora de planejar e acompanhar os resultados, a chave é encontrar um equilíbrio entre velocidade e agilidade com detalhamento e análise.

Estamos falando de acelerar o ciclo das informações dentro de sua organização para produzir dados atualizados, confiáveis e antes que a concorrência. Isso significa que seu CEO e Conselho serão capazes de tomar decisões mais rápidas e melhor embasadas para melhor direcionar o futuro da empresa.

Abaixo estão dois passos específicos que sua equipe de planejamento e controladoria pode seguir para ajudar a acelerar esse ciclo de informações internas.

    Sem tempo para ler agora?
    Faça o download do arquivo em PDF

    (e aproveite para enviar à seus colegas)


    Estabelecer métricas relevantes para medir o progresso

    Definir corretamente o que medir e como medir é o primeiro passo na definição de metas e objetivos que a empresa espera atingir.

    Neste ponto, ferramentas como o Orçamento Empresarial ajudam a tornar claras as metas de cada área e alinhar estas metas com os objetivos gerais da organização.

    Mas na hora de estruturar seu planejamento e orçamento, é necessário tomar cuidado com o nível de detalhamento das informações. Se os dados são muito escassos, corre-se o risco de perder informações valiosas. Se você usa muitos dados, torna-se complicado para sintetizar e analisar.

    Crie as métricas internas e externas mais importantes, e então faça as previsões e defina metas com base no seu desempenho em relação a essas métricas.

    Ferramentas para apoiar a tomada de decisões rápidas e confiáveis

    As ferramentas que você usa afetarão diretamente o modo como você é bem sucedido em encontrar e medir os dados e informações corretas. A chave é encontrar um equilíbrio entre velocidade e agilidade e detalhamento e análise.

    O foco deve ser a implementação de ferramentas que permitam a ação rápida e decisiva. Isso significa reunir rapidamente os seus dados financeiros mais importantes (orçamento, projeções e dados realizados) para que os gestores tenham tempo para realizar as análises que vão ajudá-los a tomar a decisão certa.

    E falando de ferramentas, recomendamos inclusive este artigo de nosso blog que ajuda na reflexão se o Excel é mesmo a melhor escolha para as projeções financeiras de sua empresa.

    Pense nisso como um ciclo que deve estar intrínseco a cultura de sua empresa:

    • Em primeiro lugar, criar metas e objetivos para usar como medidas de sucesso global da empresa;
    • Em seguida, avaliar os riscos de estes objetivos através da análise de dados;
    • Analisar e relatar o desempenho;
    • E por fim, usar essa análise para atualizar e formar novas metas e objetivos.

    E como você já sabe, toda semana publicamos aqui artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico-financeiro. Também publicamos mensalmente materiais gratuitos para download como planilhas, white papers e e-books.

    Portanto, se você ainda não é assinante de nosso newsletter, cadastre-se (aqui, logo abaixo) para receber este e outros artigos por e-mail, ou nos adicione nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui.

    E se o conteúdo do artigo foi útil para você e sua empresa, deixe um comentário e compartilhe com seus colegas utilizando os botões das redes sociais que ficam aqui logo abaixo.