Excel para Projeções Financeiras: será que esta é a melhor opção para sua empresa?

Por |01/09/2014|
excel para projeções financeiras

Dizem que depois do cachorro, o Excel é o melhor amigo do homem. Você concorda?

As planilhas eletrônicas estão presentes em nosso dia-a-dia e são usadas para as mais diversas finalidades. Da geração de estatísticas na TV, até o registro de pesquisas científicas.

Sem dúvida, todos possuem uma excelente aplicação para o Excel. E no mundo corporativo isto fica ainda mais evidente. As planilhas são utilizadas em praticamente todos os setores das empresas, ajudando a resolver as mais diversas necessidades.

Mas nem tudo são flores…

Entretanto, o uso do Excel na gestão de negócios acaba trazendo consigo alguns “efeitos colaterais”.

Ao confiar a gestão de sua empresa a planilhas, você estará sempre sujeito aos famosos “erros de fórmulas”, que podem gerar informações incorretas, levando a tomada de decisões equivocadas e que certamente se traduzirão em custos e despesas, afetando diretamente o lucro da empresa.

Sem falar que um problema como este poderia forçá-lo a passar incontáveis ​​horas procurando até localizar e corrigir as fórmulas com erros. Além disto, o Excel não é um banco de dados para manter suas informações seguras e os dados ainda podem cair em mãos erradas, sem qualquer possibilidade de rastreamento ou auditoria.

Claro que uma planilha Excel ainda continua sendo a melhor opção quando você precisa de uma informação mais simples para tomar uma decisão rápida. No entanto, você realmente quer confiar a uma planilha a concepção e avaliação de um processo que é fundamental para o desempenho do seu negócio e exige o envolvimento de várias pessoas em toda a organização?

Nos dias de hoje, saber quando usar e também quando não usar o Excel para Projeções Financeiras e acompanhamento do resultados é uma decisão fundamental para sua empresa.

Sua empresa deve continuar usando Excel para Projeções Financeiras?

Se sua empresa ainda utiliza Excel para Projeções Financeiras, faça a si mesmo as cinco perguntas abaixo antes de decidir se continua ou não utilizando planilhas para sua gestão empresarial. Se você responder “sim” em pelo menos uma delas, é hora começar a pensar em como substituir Excel por uma solução mais moderna, mais colaborativa e desenvolvida para atender as necessidades atuais de seus negócios.

1 – A planilha será usada por mais de uma pessoa?
2 – As informações contidas nesta planilha são fundamentais para o meu negócio?
3 – Posso confiar nas informações desta planilha para tomar decisões importantes, como a realização de um novo investimento ou a redução de custos em um departamento?
4 – Posso contar com esta informação para fazer minha empresa ou departamento de operar de forma mais eficaz?
5 – Preciso várias cópias das planilhas para acesso simultâneo e sem me preocupar com a segurança e atualização dos dados em cada cópia?

E quais são as alternativas?

Se você respondeu “sim” para qualquer uma das perguntas acima, a boa notícia é que a substituição do Excel para Projeções Financeiras já não é tão caro como era há alguns anos. Produtos baseados em nuvem (cloud computing) e licenciados como SaaS (Software as Service) reduziram drasticamente o custo de substituir Excel a um ponto que a maioria das organizações serão capazes de encontrar uma solução adequada ao seu orçamento.

Agora temos alternativas tecnológicas baseadas em aplicativos especializados para quase todos os processos de negócios, os quais irão melhorar a qualidade dos dados, a visibilidadeauditoria e segurança da informação, além de reduzir o significativamente tempo e esforço de implantação.

E quando se trata de planejamento de vendasorçamento de despesas operacionaisprojeção de custossimulação de cenáriosanálise de indicadores e gestão econômico-financeira contínua, é preciso ter confiança e segurança de que suas informações estão corretas e em boas mãos.

Melhorar previsão e acompanhamento financeiro de sua empresa é um motivo perfeito para abandonar o Excel e partir para um aplicativo baseado em nuvem, como por exemplo, o Treasy.

Para conhece-lo, acesse www.treasy.com.br e crie sua conta gratuita para testar, ou envie uma mensagem para contato@treasy.com.br que alguém de nossa equipe entra em contato para uma apresentação.

E se as dicas foram úteis para você e sua empresa, compartilhe utilizando os botões das redes sociais que ficam logo abaixo!

Artigos Relacionados


Also published on Medium.

Cadastre-se no Treasy

Deixe seu comentário