Esta é uma tendência que vem ajudando posicionar as equipes de planejamento, controladoria e finanças corporativas para melhor ajudar o CEO e Conselho a definir estratégias e tomar melhores decisões, com mais velocidade.
Mas há uma coisa que todos os executivos de finanças e controladoria devem saber se eles querem aproveitar a oportunidade de se tornar uma autoridade estratégica dentro da empresa: o nível de liderança e influência que a controladoria pode proporcionar está diretamente associado com a agilidade e confiabilidade com que a equipe pode produzir métricas financeiras valiosas para decisões relacionadas aos negócios.
Estamos falando de acelerar o ciclo das informações dentro de sua organização para produzir dados atualizados, confiáveis e antes que a concorrência. Isso significa que seu CEO e Conselho serão capazes de tomar decisões mais rápidas e melhor embasadas para melhor direcionar o futuro da empresa.
Abaixo estão dois passos específicos que sua equipe de planejamento e controladoria pode seguir para ajudar a acelerar esse ciclo de informações internas.
Estabelecer métricas relevantes para medir o progresso
Definir corretamente o que medir e como medir é o primeiro passo na definição de metas e objetivos que a empresa espera atingir.
Neste ponto, ferramentas como o Orçamento Empresarial ajudam a tornar claras as metas de cada área e alinhar estas metas com os objetivos gerais da organização.
Mas na hora de estruturar seu planejamento e orçamento, é necessário tomar cuidado com o nível de detalhamento das informações. Se os dados são muito escassos, corre-se o risco de perder informações valiosas. Se você usa muitos dados, torna-se complicado para sintetizar e analisar.
Crie as métricas internas e externas mais importantes, e então faça as previsões e defina metas com base no seu desempenho em relação a essas métricas.
Ferramentas para apoiar a tomada de decisões rápidas e confiáveis
As ferramentas que você usa afetarão diretamente o modo como você é bem sucedido em encontrar e medir os dados e informações corretas. A chave é encontrar um equilíbrio entre velocidade e agilidade e detalhamento e análise.
O foco deve ser a implementação de ferramentas que permitam a ação rápida e decisiva. Isso significa reunir rapidamente os seus dados financeiros mais importantes (orçamento, projeções e dados realizados) para que os gestores tenham tempo para realizar as análises que vão ajudá-los a tomar a decisão certa.
E falando de ferramentas, recomendamos inclusive este artigo de nosso blog que ajuda na reflexão se o Excel é mesmo a melhor escolha para as projeções financeiras de sua empresa.
Pense nisso como um ciclo que deve estar intrínseco a cultura de sua empresa:
- Em primeiro lugar, criar metas e objetivos para usar como medidas de sucesso global da empresa;
- Em seguida, avaliar os riscos de estes objetivos através da análise de dados;
- Analisar e relatar o desempenho;
- E por fim, usar essa análise para atualizar e formar novas metas e objetivos.
E como você já sabe, toda semana publicamos aqui artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico-financeiro. Também publicamos mensalmente materiais gratuitos para download como planilhas, white papers e e-books.
Portanto, se você ainda não é assinante de nosso newsletter, cadastre-se (aqui, logo abaixo) para receber este e outros artigos por e-mail, ou nos adicione nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui.
E se o conteúdo do artigo foi útil para você e sua empresa, deixe um comentário e compartilhe com seus colegas utilizando os botões das redes sociais que ficam aqui logo abaixo.