Projeções Econômico-Financeiras: como acelerar o ciclo das informações em sua empresa

Publicado dia 5 de setembro de 2014
Sabemos bem que as novas tecnologias estão mudando a forma como as empresas definem sua estratégia financeira, realizam seu gerenciamento e principalmente a maneira como fazem a coleta de informações, que está mais rápida do que nunca.

Esta é uma tendência que vem ajudando posicionar as equipes de planejamento, controladoria e finanças corporativas para melhor ajudar o CEO e Conselho a definir estratégias e tomar melhores decisões, com mais velocidade.

Mas há uma coisa que todos os executivos de finanças e controladoria devem saber se eles querem aproveitar a oportunidade de se tornar uma autoridade estratégica dentro da empresa: o nível de liderança e influência que a controladoria pode proporcionar está diretamente associado com a agilidade e confiabilidade com que a equipe pode produzir métricas financeiras valiosas para decisões relacionadas aos negócios.

 

projeções econômico-financeiras

Na hora de planejar e acompanhar os resultados, a chave é encontrar um equilíbrio entre velocidade e agilidade com detalhamento e análise.

Estamos falando de acelerar o ciclo das informações dentro de sua organização para produzir dados atualizados, confiáveis e antes que a concorrência. Isso significa que seu CEO e Conselho serão capazes de tomar decisões mais rápidas e melhor embasadas para melhor direcionar o futuro da empresa.

Abaixo estão dois passos específicos que sua equipe de planejamento e controladoria pode seguir para ajudar a acelerar esse ciclo de informações internas.

Estabelecer métricas relevantes para medir o progresso

Definir corretamente o que medir e como medir é o primeiro passo na definição de metas e objetivos que a empresa espera atingir.

Neste ponto, ferramentas como o Orçamento Empresarial ajudam a tornar claras as metas de cada área e alinhar estas metas com os objetivos gerais da organização.

Mas na hora de estruturar seu planejamento e orçamento, é necessário tomar cuidado com o nível de detalhamento das informações. Se os dados são muito escassos, corre-se o risco de perder informações valiosas. Se você usa muitos dados, torna-se complicado para sintetizar e analisar.

Crie as métricas internas e externas mais importantes, e então faça as previsões e defina metas com base no seu desempenho em relação a essas métricas.

Ferramentas para apoiar a tomada de decisões rápidas e confiáveis

As ferramentas que você usa afetarão diretamente o modo como você é bem sucedido em encontrar e medir os dados e informações corretas. A chave é encontrar um equilíbrio entre velocidade e agilidade e detalhamento e análise.

O foco deve ser a implementação de ferramentas que permitam a ação rápida e decisiva. Isso significa reunir rapidamente os seus dados financeiros mais importantes (orçamento, projeções e dados realizados) para que os gestores tenham tempo para realizar as análises que vão ajudá-los a tomar a decisão certa.

E falando de ferramentas, recomendamos inclusive este artigo de nosso blog que ajuda na reflexão se o Excel é mesmo a melhor escolha para as projeções financeiras de sua empresa.

Pense nisso como um ciclo que deve estar intrínseco a cultura de sua empresa:

  • Em primeiro lugar, criar metas e objetivos para usar como medidas de sucesso global da empresa;
  • Em seguida, avaliar os riscos de estes objetivos através da análise de dados;
  • Analisar e relatar o desempenho;
  • E por fim, usar essa análise para atualizar e formar novas metas e objetivos.

E como você já sabe, toda semana publicamos aqui artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico-financeiro. Também publicamos mensalmente materiais gratuitos para download como planilhas, white papers e e-books.

Portanto, se você ainda não é assinante de nosso newsletter, cadastre-se (aqui, logo abaixo) para receber este e outros artigos por e-mail, ou nos adicione nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui.

E se o conteúdo do artigo foi útil para você e sua empresa, deixe um comentário e compartilhe com seus colegas utilizando os botões das redes sociais que ficam aqui logo abaixo.


Também publicado em Medium.

Deixe um comentário

Você precisa estar logado para postar um comentário. Clique aqui para fazer o login