Treasy | Planejamento e Controladoria

Quem é Rodrigo Constantino: do blog aos livros do polêmico economista e colunista brasileiro escritor de Esquerda Caviar

Quem é Rodrigo Constantino?

Se o assunto for economia, política e polêmica, o que você pensa? Bom, é só assistir televisão ou ler jornais e sites de notícias que podemos unir as três palavras e fazer uma dissertação. Para encurtar a linha de pensamento – até porque escrever dissertação não é com a gente – temos um nome hoje para você: Rodrigo Constantino.

Muito provavelmente você já viu o nome dele sendo citado ou acompanha seus comentários em blog e nas redes sociais (Facebook, Twitter e LinkedIn). Em caso afirmativo, você já sabe que quando o assunto é Constantino segue aquela linha do “ou ame, ou odeie”, ou seja, nada de meio termos.

Isso não é nenhuma preocupação para ele que, aliás, descreve-se em seu perfil no Facebook como “um soldado incansável na luta pela liberdade, sem medo da patrulha e do politicamente correto”.

Então, que tal deixar um pouco de lado a Gestão Orçamentária, as Análises de Viabilidade Econômica e Financeira, a Projeção do Fluxo de Caixa ou qualquer outra atividade da área de planejamento e controladoria e conhecer um pouco melhor sobre quem é Rodrigo Constantino?

    Sem tempo para ler agora?
    Faça o download do arquivo em PDF

    (e aproveite para enviar à seus colegas)


    Quem é Rodrigo Constantino?

    Rodrigo Constantino dos Santos atua no setor financeiro desde 1997. É economista, formado em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e MBA em Finanças pelo IBMEC. Constantino talvez seja ainda mais reconhecido pelo seu papel de colunista, escrevendo para jornais como Valor Econômico e O Globo, revista Isto É e com uma trajetória pela revista Veja.

    Carioca nascido em 1976, Rodrigo Constantino é também Presidente do Conselho do Instituto Liberal e membro-fundador do Instituto Millenium (IMIL). Seu nome é amado por um grupo e odiado por outro. Para você entender melhor quem o ama e odeia, basta dizer que em 2012 ele foi considerado pela Revista Época com um dos “novos trombones da direita brasileira”.

    Sobre premiações, Rodrigo Constantino foi agraciado com o Prêmio Libertas em 2009, no XXII Fórum da Liberdade. Além de ser conhecido por suas análises polêmicas, o economista possui em seu currículo diversas obras de sua autoria, como o livro Esquerda Caviar e Privatize Já, como veremos a seguir.

    Livros de Rodrigo Constantino

    Como autor, Rodrigo Constantino escreveu as seguintes obras:

    Entre todos os livros recomendados de Rodrigo Constantino, ressaltamos o livro “Esquerda Caviar”, um de seus best-sellers que veremos a seguir.

    Rodrigo Constantino e o livro Esquerda Caviar

    Em 2014 o livro “Esquerda Caviar” foi citado por Larry Rother em sua coluna no jornal The New York Times e é  considerado um best-seller. Mas o que realmente significa “Esquerda Caviar”? Vindo do termo francês ‘Gauche caviar’, essa expressão tem tom pejorativo e rotula as pessoas que se dizem socialista, mas levam uma vida de luxo e glamour. Rodrigo Constantino remete, assim, a uma expressão dos nossos patrícios para descrever a “esquerda festiva”, que Rodrigo Constantino renomeia para “esquerda caviar”.

    A obra faz uma associação histórica entre ícones da cultura e líderes autoritários/populistas, e entre elite econômica e causas politicamente corretas. Como você já deve imaginar “Esquerda Caviar” promete um tom provocativo e chama a uma discussão.

    O preço do livro “Esquerda Caviar” atualmente varia entre R$33,90 e R$59,90 e é possível comprar o livro online na Amazon.

    Blog de Rodrigo Constantino e artigos

    Um blog de um liberal sem medo de polêmica ou da patrulha da esquerda “politicamente correta”. A frase está estampada no blog de Rodrigo Constantino que, como você já percebeu, não tem medo de expressar suas ideias e, muito menos, do que elas podem gerar.

    No blog de Rodrigo Constantino é possível também ver resenhas, assistir a seus vídeos e obter informações sobre diversos cursos. Somado a tudo isso, o colunista também dá palestras sobre temas políticos e econômicos e participa de eventos liberais.

    Uma de suas palestras tem como tema Como aumentar a produtividade brasileira. E se Constantino fala sobre como aumentar a produtividade brasileira, entendemos que cada um tem que fazer a sua parte. Por isso, já falamos no blog sobre como aumentar a eficiência operacional com a redução de custos e despesas. Se você ainda não leu esse artigo, salve para suas próximas leituras!

    Outras palestras do autor de Esquerda Caviar:

    Para mais exemplos de palestras do economista Rodrigo Constantino, acesse o site.

    Bom, mas se a própria frase do blog de Rodrigo Constantino já deixa claro que entrar em seu universo é entrar no mundo das polêmicas, vamos ver alguns casos que ficaram marcados.

    Polêmicas de Rodrigo Constantino

    Uma das polêmicas envolvendo a figura de Constantino tem a ver com a também economista Miriam Leitão. Em nosso artigo A influente jornalista Miriam Leitão, seus livros e a ditadura. Um pouco sobre uma das mais reconhecidas comentaristas econômicas do país comentamos sobre o episódio em que um dos filhos de Miriam foi atrás do homem que denunciou seus pais na ditadura.

    Rodrigo Constantino escreveu um artigo na Veja criticando a jornalista: “Acho, como já disse, que Miriam tem todo direito ao seu pedido de desculpas. Se sofreu o que diz mesmo, nada justifica isso. É uma postura covarde daqueles militares envolvidos. Mas ela não era uma heroína. Não era uma jovem democrata que defendia a liberdade. Era uma comunista, do PCdoB…”. O artigo de Constantino foi tirado do ar por pedido da Veja.

    E o envolvimento entre Ciro Gomes e Rodrigo Constantino? Lembra do livro “Economia do Indivíduo: O Legado da Escola Austríaca” que citamos? Pois bem, o político Ciro Gomes criticou a Escola Austríaca e Rodrigo Constantino não deixou passar em branco: “…Mas o arrogante Ciro quer dar lições ao Brasil, aos economistas ‘austríacos’ que, como eu, já sabiam que as baboseiras que ele defende dariam nesse caos, nessa depressão. Ciro acha que não é o livre mercado, mas o estado interventor que cria riqueza”. Essa história você pode conferir aqui.

    Por fim…

    Com polêmicas ou sem, o economista Rodrigo Constantino é um nome que não podemos deixar de fora. Mesmo que você não concorde com suas opiniões, pode concordar que diferentes pontos de vista enriquecem o diálogo.

    Falando em pontos de vista, se tem algo que gerentes de controladoria sabem é que quando o assunto é números, quanto mais “preto no branco”, melhor. Transparência é a palavra de ordem da Governança Corporativa, por isso, além das análises financeiras e indicadores de desempenho os gerentes também estão sempre de olho nas análises de especialistas do mercado.

    Foi assim que chegamos no economista e colunista Rodrigo Constantino, autor de colunas, blogs e livros. Apresentando um ponto de vista, por vezes polêmico, ele possibilita aos empresários, gestores e pessoas interessadas na economia e política do nosso país reflexões em cima de suas análises. Análises, aliás, são essenciais para qualquer empresa que esteja alerta aos riscos e oportunidades tanto internos quanto externos.

    Bom, e agora que chegamos ao fim, esperamos que esse artigo tenha mostrado um pouco mais sobre o economista Rodrigo Constantino. Se você gostou do post, não esqueça de compartilhar com seus colegas!