Treasy | Planejamento e Controladoria

O que é Assessment? Conheça a ferramenta que melhora o potencial de seus colaboradores

assessment

Em qualquer organização, gestores e/ou supervisores e/ou o próprio dono são as pessoas que impactam diretamente na produtividade e no alto desempenho de seus colaboradores. A frase é totalmente verdadeira uma vez que, como falamos neste post, liderança está para motivação, da mesma maneira que gerenciar está para eficiência.  

Liderar uma equipe a fim de ter uma gestão profissional significa, entre outras coisas, conseguir gerenciar habilidades e atitudes de seus profissionais e, principalmente, saber lidar com as diferenças de cada membro, sempre procurando potencializar o melhor de cada um. A tarefa, como você já deve ter sentido na pele, não é fácil.

Bom, mas não ser fácil não significa ser impossível, não é mesmo? Em primeiro lugar, é preciso alinhar expectativas. Pense o seguinte: se sua empresa não tiver um planejamento estratégico definido, com metas bem estabelecidas, como seus colaboradores saberão para onde direcionar seus esforços? A empresa quer crescer? Ganhar novos mercados? Aumentar o portfólio de produtos? Precisa reduzir custos?

O mesmo se aplica aos seus funcionários. O que eles esperam do cargo que exercem ou da organização? O que esperam de você? Quais expectativas têm a longo prazo? Tudo isso só será descoberto se você exercer a função #01 de qualquer líder: saber ouvir.

Todavia, existem dois lados em uma moeda. Se por um lado você, como dono/sócio de um negócio, precisa compreender melhor quais são as aspirações dos seus colaboradores, bem como o perfil de cada um, por outro eles precisam refletir sobre suas carreiras. A essa análise damos o nome de Assessment. Vamos conhecer um pouco mais sobre o tema?

    Sem tempo para ler agora?
    Faça o download do arquivo em PDF

    (e aproveite para enviar à seus colegas)


    Tudo começa com a Gestão de Desempenho de RH

    Na área de Recursos Humanos, o objetivo fundamental da Gestão de Desempenho é promover e melhorar a eficácia dos funcionários. O processo é contínuo e gestores e funcionários trabalham juntos para planejar, monitorar e revisar os objetivos ou metas de trabalho e sua contribuição geral para a organização.

    O gerenciamento de desempenho visa garantir que funcionários atinjam seus objetivos e metas de carreira. Tudo isso graças a um processo de feedback contínuo e uma análise comportamental de cada colaborador. É aí que entramos no terreno das ferramentas de Assessment.

    O que é Assessment?

    Avaliação. É esse o significado da palavra quando traduzida do inglês para o português. Trazendo para o setor de Gestão de Pessoas, temos que o Assessment é uma forma de avaliar o desempenho de cada colaborador a fim de tirar o máximo de proveito de suas habilidades e, claro, trabalhar para minimizar ou superar os pontos negativos.

    Ferramentas de Assessment podem ser utilizadas por qualquer empresa. Nas menores, é indicado que elas sejam aplicadas principalmente naquelas pessoas que serão “o braço” do dono, isto é, as primeiras lideranças. À medida que o negócio vai expandido, a avaliação é realizada para os demais níveis organizacionais.

    Seja como for, ressaltamos que quanto mais acelerado for o crescimento da sua empresa, mais importante é saber quais são os conhecimentos, as habilidades e as atitudes (conhecido como CHA) de seus colaboradores, sendo que:

    O CHA está diretamente relacionado com Assessment. Isso porque, saber como estão o conhecimento, a habilidade e a atitude de cada colaborador é essencial para entender o quanto cada um pode contribuir para sua empresa atingir metas e objetivos. Além disso, é igualmente importante para averiguar se as expectativas dos seus funcionários estão sendo atingidas e se eles estão motivados e atuando com o máximo de suas habilidades.

    Por se tratar de avaliação de desempenho, ferramentas de Assessment basicamente mostram:

    Assessment deve ser conduzido por um profissional externo capacitado (como coach) ou por algum funcionário do próprio RH da empresa.

    De que formas o Assessment pode ser utilizado?

    Acima mostramos quatro aplicações de Assessment. Além delas, destacamos:

    Quando falamos em Gestão de Resultados temos que avaliar também a gestão financeira, o planejamento e o acompanhamento de resultados da sua organização. Nesses aspectos, você já parou para avaliar como está a Gestão de Resultados do seu negócio? Se sua resposta for negativa, então separe 8 minutinhos para um autodiagnostico. Ao final você confere as respostas, um feedback para cada questão e dezenas de materiais de apoio para sua empresa dar os próximos passos. Clique no banner abaixo e confira:

    Já que elencamos algumas situações em que o Assessment é aplicado, agora vem a pergunta que não quer calar:

    Quais são os tipos de Assessment?

    Existem algumas ferramentas de Assessment que são utilizadas por empresas. A seguir apresentamos três:

    DiSC

    Considerada uma das ferramentas de Assessment mais poderosas, o DiSC baseia-se na avaliação de quatro fatores: Dominância, Influência, Estabilidade e Cautela (em inglês Dominance, Influence, Steadiness and Conscientiousness).

    Ele parte do princípio de que o comportamento humano consiste em uma combinação de quatro estilos de personalidade. Levar em conta os traços de personalidade primários, secundários, terciários e até ausentes de alguém nos permite ver a mistura única de seus tipos de personalidade e como isso afeta suas ações cotidianas, preferências pessoais dentro de ambientes diferentes, comunicação com outros, capacidade de organização, reações e muito mais. Compreendendo a mistura de personalidade de alguém, podemos tomar medidas proativas para colocar essa pessoa em ambientes em que ela se sentirá confortável e capacitada, assim como para ajudá-la a melhor controlar suas reações.

    Ao avaliar um executivo ou colaborador, o coach ou profissional de RH analisa as quatro características:

    Assessment cognitivo e de personalidade

    Assessments cognitivos avaliam o conhecimento e a inteligência. Já Assessments de personalidade avaliam se a pessoa tem as características pessoais que correspondem ao cargo. Em outras palavras: detecta tanto traços positivos quanto negativos da personalidade.

    O Assessment cognitivo e de personalidade é muito utilizado tanto na busca de talentos quanto para aqueles casos em que um colaborador quer mudar de cargo e precisa-se avaliar se sua personalidade e se seu conhecimento são indicados para a posição.

    Assessment Motivacional

    Extremamente importante para retenção de talentos e garantia de que seu time seja composto por profissionais motivados e alinhados com os objetivos da organização. Uma avaliação motivacional verificará o que seu colaborador (ou candidato a uma vaga na sua empresa) espera de seus líderes, da sua função e da empresa no geral. Lembre-se que profissionais motivados têm alto nível de desempenho, então, não deixe de verificar de tempos em tempos o quão motivados estão seus times.

    Concluindo

    Assessment é uma forma de avaliar o desempenho de cada colaborador a fim de tirar o máximo de proveito das habilidades de seus funcionários. O foco é mantê-los sempre motivados a darem seu melhor, pois isso influencia na Gestão de Resultados da empresa.

    Como destacamos, ferramentas de Assessment podem ser utilizadas por qualquer organização. Nas menores, o indicado é que elas sejam aplicadas principalmente nas primeiras lideranças. À medida que o negócio vai expandido, a avaliação é realizada para os demais níveis organizacionais.

    Para encerrar, lembre-se que testes de desempenho são fundamentais para uma gestão profissional, pois eles avaliam como está sua organização com relação aos seus colaboradores e como estão os funcionários em relação à empresa. Empresas que querem crescer, ou que já estão em crescimento, devem constantemente monitorar as habilidades, atitudes e o comportamento de seus profissionais.

    Esperamos que este artigo tenha sido útil a você. Deixe um comentário contando o que achou e compartilhe conosco qualquer outro conhecimento que possa contribuir com o tema. Fique à vontade também para compartilhar este post com seus colegas.

    Toda semana publicamos aqui artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico-financeiro. Também publicamos mensalmente materiais gratuitos para download como modelos de planilhas, white papers e e-books.

    Portanto, se você ainda não é assinante de nosso newsletter, cadastre-se para receber este e outros artigos por e-mail, ou nos adicione nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui.