Menu

A Gestão de Carreira de um Controller: como desenvolver um Plano de Carreira na área da Controladoria para você crescer profissionalmente

Publicado dia 30 de Maio de 2017

Gestão de Carreira do profissional de controladoriaQuando o assunto é excelência na Gestão Empresarial logo pensamos em melhoria contínua. Assim, alguns passos são necessários como por exemplo definição da Missão, Visão e Valores da empresa, criação de um Planejamento Estratégico, Tático e Operacional, elaboração do Orçamento Empresarial e definição de ferramentas adequadas para obtenção de controles e estatísticas.

E quando o assunto é atingir a excelência na sua vida profissional, no que você pensa? Você tem uma meta? Já sabe para onde quer ir? Essas são apenas algumas das questões trabalhadas pela Gestão de Carreira e que, como você percebeu, seguem o mesmo princípio de toda empresa que se preocupa com a excelência de suas operações (ou seja, tudo começa a partir de um objetivo).

Para contribuir com o tema Gerenciamento de Carreira na vida de um Controller elaboramos um artigo especial. Confira!

O que é Gestão de Carreira?

Gerenciar significa usar habilidades e qualificações para gerir algo com atenção e rumo a um objetivo. Seguindo esse raciocínio, Gestão de Carreira nada mais é do que dirigir a vida profissional para atingir um propósito e um objetivo.   

Assim como uma empresa, para uma carreira ser gerenciada com sucesso é preciso primeiro que se tenham definidos os objetivos e metas. Esse é o primeiro passo a ser dado, afinal, sabendo onde está a linha de chegada fica mais fácil planejar as ações para que o objetivo final seja cumprido. A definição dos objetivos e planejamento das ações necessárias para alcançá-lo ficam registradas no Plano de Carreira. Vamos falar mais sobre como criá-lo a seguir.

Observe que ao fazer o Gerenciamento de Carreira o profissional de controladoria assume a responsabilidade pelo seu futuro profissional, ou seja, assume para si o crescimento, o que faz total diferença em um mercado de trabalho competitivo. Então, se antigamente a Gestão de Carreira era uma preocupação do departamento de Gestão de Pessoas apenas, hoje em dia ela faz parte da vida dos profissionais que querem se antecipar às necessidades do mercado.

Portanto, quando alguém faz o Gerenciamento de Carreira entendemos que esteja planejando estratégias para moldar a vida profissional de modo que suas habilidades sejam favorecidas e destacadas, e suas fraquezas sejam trabalhadas.

A importância do Plano de Carreira do profissional de Controladoria

Imagine que você tenha que ir em uma empresa numa cidade que não conhece. Ou pode ser até em uma região da sua cidade que você não domina. Para ajudá-lo a chegar no seu destino, você coloca o endereço em uma ferramenta de GPS. Ao dirigir-se ao local, você pega uma rua por engano e o GPS faz uma correção da rota.

É isso o que acontece quando você traça um plano para sua vida profissional e estabelece objetivos. Por exemplo: suponhamos que você queira ser um CFO. A partir desse objetivo você começa a estudar as rotas, avaliar o melhor percurso, as experiências profissionais que precisa ter e os conhecimentos que precisa adquirir.

Importância do Plano de CarreiraIsso significa dizer que no Gerenciamento de Carreira o profissional constrói seu caminho por meio das diversas escolhas que toma durante o processo e o Plano de Carreira é o mapa de execução das estratégias necessárias para alcançar a meta estipulada. Ao trazermos o assunto para a Área de Planejamento e Controladoria ele ganha ainda mais importância, considerando que o papel do gerente de controladoria é essencial para uma empresa atingir a excelência na gestão.

E o que isso significa? Em poucas palavras, significa dizer que o profissional da área que se preocupa com o Gerenciamento de Carreira amplia seu conhecimento de forma gradativa, buscando aprimorar-se em área como contabilidade, orçamento, forecast, normas de contabilidade (BR GAPP, US GAAP e IFRS) e compliance.

Gerenciamento de Carreira: dicas de como criar um Plano de Carreira do profissional de Controladoria

Você entendeu a importância da Gestão de Carreira. Agora vamos às dicas para ajudá-lo a criar seu próprio Plano de Carreira.

Antes, vale ressaltar que algumas empresas possuem uma política de Plano de Carreira para determinados cargos. Portanto, é necessário que você questione se sua empresa possui essa prática. No entanto, mesmo que a empresa tenha uma política de crescimento interno, é muito importante que você tenha seu próprio Plano de Carreira, de preferência alinhado com as estratégias da empresa na qual almeja o crescimento e que também seja condizente com o seu objetivo de vida como um todo. Então, sem mais delongas, vamos às dicas:

#01 – Defina os objetivos. Você que tanto entende de planejamento estratégico e orçamento empresarial sabe por A + B que se não existe um objetivo, qualquer caminho serve (como já disse o Gato para Alice). É só pensar em uma empresa: se os colaboradores não sabem a meta que devem atingir, não tem como haver engajamento e, por consequência, cada área rumará para uma direção.

O que é Gestão de CarreiraO mesmo acontece com o Gerenciamento de Carreiras, que é 100% fundamentado em metas de curto, médio e longo prazo. Para resolver essa questão, respondas as perguntas:

  • Onde quero estar e o que quero fazer em 1 ano?
  • Onde quero estar e o que quero fazer em 2 anos?
  • Onde quero estar e o que quero fazer em 5 anos?

Assim você terá as metas e fica mais fácil traçar o caminho para alcançá-las. Importante lembrar que as metas devem ser realistas, mas também desafiadoras. Além disso, assim como objetivos empresariais, as metas que envolvem o Gerenciamento da Carreira também devem ser Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Realistas e Temporizáveis. É o que chamamos de metas SMART e no artigo Objetivos e Metas SMART: a base para um ótimo Planejamento Financeiro! você encontrará mais informações sobre o assunto.

#02 – Invista em autoconhecimento. Quando falamos em Gestão do Desempenho Empresarial temos a Análise de SWOT, também conhecida por Matriz SWOT, Análise FOFA ou ainda Matriz FOFA. A Análise SWOT é uma das ferramentas mais simples e ao mesmo tempo úteis que uma empresa tem ao seu dispor para entender o ambiente em que está inserida e criar a base de informações necessárias para planejar seu futuro.

O termo SWOT é o acrônimo para Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats, ou em português, FOFA: Forças, Oportunidades, Fraquezas, e Ameaças. Trazendo esse conhecimento para a Gestão de Carreira, o profissional precisa fazer uma análise pessoal e super sincera sobre si mesmo, avaliando suas forças e fraquezas, ameaças e oportunidades existentes em seu mercado de atuação.

Por meio dessa análise fica mais fácil saber quais fraquezas devem ser trabalhadas e quais forças podem ser aprimoradas a fim de atingir os objetivos definidos previamente.

Dica Treasy: Para conhecer mais sobre a Análise de SWOT, leia nosso artigo Matriz SWOT ou Matriz FOFA: utilizando a Análise SWOT para conhecer as cartas do jogo e aumentar as chances de vitória de sua empresa!.

#03 – Informe-se sobre o mercado e atualize-se. Um Controller precisa estar alerta aos riscos do negócio, certo? Então, por que não aplicar essa atitude para o Gerenciamento de Carreira? Saber as tendências de mercado e qual direcionamento sua atividade profissional está tomando é fundamental. Novos mercados e novas tecnologias, por exemplo, podem ameaçar sua posição caso você não fique atento a essas mudanças. Aqui a dica é atualizar-se!

Passos para uma Gestão de Carreiras de sucesso#04 – Faça networking. De forma bem resumida, a Gestão Colaborativa promove um senso de unidade em toda a organização e faz com que profissionais cooperem entre si. Colaborar, significa cooperar, portanto, se trazermos esse conceito para a Gestão de Carreira chegamos a uma palavra muito conhecida: networking.

Desenvolver e, principalmente, cultivar uma rede de relacionamentos é essencial para quem pensa em crescer. A ideia tanto da Gestão Colaborativa quanto do networking é que todos devem crescer em conjunto.

#05 – Seja persistente e mantenha o foco. Mesmo com os Controllers atentos às ameaças externas, toda empresa pode passar por momentos em que é preciso elaborar planos de ação para reajustar seu curso. O foco é em cumprir metas e objetivos do planejamento estratégico, mas a trajetória pode sofrer alterações e isso não é problema.

O mesmo acontece na Gestão de Carreiras: toda vez que se deparar com alguma ameaça externa (medos e empecilhos, por exemplo) mantenha-se firme na meta traçada. Foco e persistência são fundamentais para quem quer fazer um Gerenciamento de Carreira eficiente. É importante que seu Plano de Carreira não seja engessado, pois no meio do caminho podem aparecer oportunidades não mapeadas e que também condizem com seu objetivo principal.

Trazendo o Gerenciamento de Carreira para a vida do Controller: exemplo

Como nosso foco aqui é a Controladoria, vamos ser bem específicos e abordar como o Controller deve pensar na sua Gestão de Carreira. Como nada acontece sem um objetivo, vamos imaginar o profissional João, Analista de Controladoria, que tem a meta de se tornar o CFO de uma empresa da área de tecnologia em 10 anos.

A rota traçada por João inclui aprofundar-se nas operações financeiras da empresa atual e começar a desenvolver habilidades de comunicação e colaboração. Como ele almeja um cargo de liderança, já sabe também que precisa trabalhar suas qualidades de líder.

Exemplo Gestão de Carreira ControladoriaJoão, claro, não para por aí. Como controller ele é acostumado a analisar os livros financeiros, mas sabe que precisa aprimorar sua visão para ver muito além dos números. Para ser um CFO ele precisa investir mais tempo para aprender a enxergar a história por trás do Demonstrativo de Resultados e do Demonstrativo de Fluxo de Caixa, por exemplo.

E já que João é acostumado a lidar com planejamento estratégico, ele traçou alguns planos de ação para três pontos principais, que ele enxerga como fundamentais para iniciar na jornada rumo ao objetivo final:

Conseguiu visualizar como João iniciou o planejamento da sua Gestão de Carreira? Claro que esse foi só um exemplo do que ele colocou no papel num primeiro momento. O importante é sempre lembrar de que ao planejar a carreira o profissional toma para si a responsabilidade de crescer. Além disso, esse é um processo que não se esgota, pois o mercado de trabalho é cada vez mais dinâmico e exige atualização frequente. Trocando de miúdos: fazer a Gestão de carreiras não combina com dormir no ponto!

Carreira na controladoria: sobre a carreira de um controller

Os profissionais de controladoria fornecem informações financeiras importantes com um olho no desempenho futuro. Ou seja, o controller antecipa questões futuras relacionadas ao planejamento orçamentário. Teoricamente, os controllers entendem os objetivos financeiros da empresa e ajudam a colocá-los em prática.

Uma grande parte do trabalho de qualquer profissional de controladoria é realizar o acompanhamento orçamentário para a equipe executiva, ou seja, Previsto x Realizado x Histórico.

Gestão de Carreira e o controllerPor ser uma posição analítica na empresa, exige que o profissional tenha amplo conhecimento de conceitos de contabilidade e negócios. Além disso, experiência em auditoria contábil e financeira pode aprimorar mais ainda as habilidades técnicas de um Gerente de Controladoria.

Como as atividades de um controller têm relação direta com o trabalho de outras áreas, os profissionais de controladoria precisam desenvolver habilidades de liderança, como motivar e engajar a equipe. Assim, além de cursos em finanças gerenciais, é recomendável que durante sua trajetória profissional o controller, ou aspirante a controller, estude sobre liderança empresarial. Falando em cursos, temos um conteúdo sobre Quais são as Principais Instituições de Ensino de Gestão Empresarial no Brasil para você que sabe que atualizar-se é essencial para qualquer pessoa que almeje crescer e subir de cargo.

Além disso, destacamos que ter experiência no ramo de atuação da empresa é um grande diferencial para a carreira de um controller. Isso permitirá ao profissional uma melhor compreensão da indústria em que está inserido e, como você bem sabe, compreensão de mercado é essencial para tomadas de decisões.

Uma última dica: acompanhe o Controller Cast e aprenda com quem já trilhou o caminho

Para encerrar, dentre as boas práticas recomendadas quando o assunto é Gestão de Carreira está a troca de experiência com outros profissionais da área. Afinal, conhecer os desafios superados pelos colegas e suas trajetórias é muito útil na hora de traçar um plano para trilharmos nosso próprio caminho. Sem contar que boas dicas para alavancar tanto a carreira profissional quanto a Área de Planejamento e Controladoria são sempre bem-vindas.

Pensando nisso, criamos o Controller Cast, uma série de podcasts voltados para tornar o seu time de Controladoria ainda mais estratégico. Nesta primeira edição, Marcio Andrade, Controller da ContaAzul,  fala sobre “Os desafios da Controladoria em uma empresa de crescimento acelerado”. Clique no banner e confira:

Podcast Os desafios da controladoria

Nesse bate-papo, Marcio conta como é feito o planejamento orçamentário na empresa, como a simulação de cenários é utilizada, quais os desafios enfrentados na controladoria, entre outros tópicos. Confira!  

Concluindo

Se antigamente a Gestão de Carreiras era uma preocupação somente da área de Gestão de Pessoas, hoje ela passa a estar presente do outro lado, ou seja, na vida de profissionais que almejam crescimento e já entenderam o dinamismo do mercado de trabalho.

Sabemos que como nós, da Treasy, você também busca destacar-se no que faz. Por isso, aproveitamos e demos algumas dicas sobre o que é a Gestão de Carreira e como montar seu próprio Plano de Carreira. O primeiro passo, claro, é definir metas e objetivosAutoconhecimento, informação, networking e atualização entram também na lista de dicas.

Falando nisso, depois de dicas e do exemplo do João, você ficou convencido da importância do Gerenciamento de Carreira para seu sucesso profissional? Desenvolvemos um E-book Plano de Carreira do Profissional de Controladoria para você ter o passo-a-passo de como criar o seu próprio plano! Daniel Fernandes, Diretor Comercial da Treasy, explica como utilizar esse material. Confira:

Para baixar o material, basta clicar no banner:

E-book Plano de Carreira do Profissional de Controladoria

Por fim, esperamos que nosso objetivo tenha sido cumprido e você tenha conseguido entender sobre a importância da Gestão de Carreira. Deixe um comentário contando o que você achou e se esse artigo foi útil para você, compartilhe com seus colegas!

Talvez você também queira ler um destes:


Also published on Medium.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *