Treasy | Planejamento e Controladoria

Controller Cast #15 – Centro de Serviço Compartilhado (CSC), uma alternativa aos rateios nas empresas, com Antonio Matias

Controller Cast Centro de Serviço Compartilhado (CSC)

Não é toda empresa que utiliza o Centro de Serviço Compartilhado (CSC) para gerenciar e monitorar osprocessos. Na verdade, boa parte ainda prefere utilizar a metodologia de rateio.

Mas isso ocorre por conta de alguns mitos e até desconhecimento dos benefícios, especialmente para redução de custos, que as organizações podem conquistar ao usar o CSC.

Por isso, convidamos um dos diretores da Thompson Management Horizons do Brasil, Antonio Matias, para a 15ª edição do controller Cast. O executivo explicou o que é o CSC, quais as vantagens e, principalmente, como implementar essa metodologia numa empresa. Escute agora mesmo pelo player o nosso podcast que tem o objetivo de tornar o time de controladoria ainda mais estratégico. 

Se preferir, também pode acessar nosso canal no Soundcloud. O Controller Cast é um podcast pensado especialmente para profissionais das áreas de Planejamento, Controladoria e Finanças. Nele discutimos temas relacionados com a área, trazendo insights, conteúdos práticos e entrevistas com profissionais que estão fazendo a diferença em suas empresas.Veja também os episódios anteriores:

#10: Controller Cast com o autor e controller Clóvis Luís Padoveze sobre Contabilidade Gerencial;
#11: Controller Cast com Alexsandro Lima sobre o processo de Descentralização Orçamentária;
#12: Controller Cast com Wellington Machado sobre mitos e verdades na relação entre o CEO e a Controladoria;
#13: Controller Cast com Gustavo Guaresi sobre como o Orçamento Empresarial ajuda empresa em Recuperação Judicial;
#14: Controller Cast com Flávio Boan sobre Orçamento como ferramenta de Gestão Empresarial.

Sobre Antonio Matias

Antonio Matias Ferreira é formado em Administração de Empresas, pós graduado em Marketing pela FAAP e cursou MBA em Gestão Empresarial Fundação Getúlio Vargas. O executivo também é especialista em Varejo e Desenvolvimento de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas. Na Thompson Management Horizons desde 2004, conduziu a implantação de 12 Centros de Serviços Compartilhados nas mais diversas áreas de negócios. Possui grande experiência em projetos de Varejo e Distribuição e em Redesenho de Processos e sólida base financeira e empresarial. Também é especialista nos mercados de Distribuição de Gás e Energia.

Um bate papo sobre Centro de Serviço Compartilhado (CSC), com Antonio Matias

Veja o que conversamos:

O Antonio Matias ressaltou os benefício de adotar a metodologia de Centro de Serviço Compartilhado nas empresas. Segundo ele, apesar de mexer muitas vezes em temas delicados, os resultados compensam qualquer desconforto de agenda.

Como acreditamos que esse passo de estruturação está intimamente relacionado às evoluções de maturidade da Gestão Orçamentária, sugerimos que verifique como está sua empresa. Para facilitar, você pode baixar o e-book Estágios de Maturidade da Gestão Orçamentária.

Esperamos que você goste da nossa entrevista com Antonio Matias e consiga tirar boas ideias para sua carreira. Assine nossa newsletter para ficar sabendo dos próximos Controller Cast!


Também publicado em Medium.