Treasy | Planejamento e Controladoria

Conheça a Certificação CFP e saiba como ser um Planejador Financeiro Certificado

Certificação CFPDe acordo com uma notícia publicada pela Associação Brasileira de Planejadores Financeiros (também conhecida como Planejar) o número de planejadores financeiros certificados vem aumentando ano após ano no Brasil. Atualmente, o país ocupa a 10ª posição no ranking da Financial Planning Standards Board (FPSB) com 2.919 detentores da Certificação CFP.

Esses dados vêm ao encontro de algo que sempre frisamos aqui no blog: profissionais financeiros e da área de controladoria, cada vez mais exigidos em suas profissões, estão sentindo a necessidade de especializar-se. Seja para almejar uma carreira de CFO (falamos sobre isso no artigo De Controller a CFO: o caminho das pedras!), para buscar uma recolocação, mudar de ares dentro da área financeira, ou para dar um upgrade no currículo, o fato é que fazer as certificações serem parte do plano de carreira é cada vez mais fundamental.

Mas sair por aí investindo em certificações sendo um objetivo não faz sentido. Tão essencial quanto ter uma certificação, é planejar a carreira. A Gestão de Carreira nada mais é do que dirigir a vida profissional para atingir um propósito e um objetivo. A definição dos objetivos e planejamento das ações necessárias para alcançá-lo ficam registradas no Plano de Carreira. E, por isso, desenvolvemos um guia para você criar seu Plano de Carreira na área da Controladoria. Nesse material você verá:

Para baixá-lo, é só clicar na imagem abaixo:

Já falamos de alguns certificados aqui que devem constar no Plano de Carreira de controllers e profissionais financeiros, como:

Recomendamos que você salve a leitura de cada um deles para depois, porque agora o assunto da vez é um certificado um pouco diferente e que abre portas para trabalhar inclusive com finanças pessoais: Certificação CFP (Certified Financial Planning).

    Sem tempo para ler agora?
    Faça o download do arquivo em PDF

    (e aproveite para enviar à seus colegas)


    Sobre a carreira de Planejador Financeiro

    Podemos dizer que planejadores financeiros são também conselheiros (em inglês, além de Financial Planner, eles são chamados de Financial Advisor), pois sua função principal é aconselhar seus clientes a atingirem seus objetivos financeiros.

    Eles podem trabalhar tanto com indivíduos quanto famílias e empresas. Para este último grupo, o foco maior é fazer com que a organização tenha o que for necessário para alcançar metas financeiras e orçamentárias de curto e longo prazos descritas no orçamento empresarial e planejamento estratégico.

    Nas empresas, um planejador financeiro está capacitado a analisar e fornecer orientações sobre:

    Estes profissionais utilizam diversas ferramentas financeiras que os controllers conhecem muito bem. Uma delas é a Projeção de Cenários Econômicos e Financeiros, que já comentamos neste artigo. Caso você precise entender melhor sobre os cenários “What if”, recomendamos também o modelo de planilha para projeção de cenários que desenvolvemos para download gratuito. Conforme destacado a imagem abaixo, na planilha, além do cenário base, é possível fazer a simulação dos cenários otimistas e realistas. Para baixar a planilha, basta clicar na imagem abaixo:

    Com o que abordamos brevemente até aqui você já deve ter percebido que o planejador financeiro exerce um papel fundamental no bem-estar financeiro de uma empresa. Portanto, impactam substancialmente o futuro financeiro de uma organização.

    Assim como a atividade de planejamento financeiro empresarial exige profissionais qualificados, idôneos, capazes de avaliar as necessidades de cada cliente e de fornecer orientações que apoiem tomadas de decisão, o mesmo dizemos do Planejador Financeiro Pessoal, o qual, entre suas atribuições, exerce as seguintes atividades:

    O exercício do papel de planejador financeiro não é regulamentado. Isso significa que qualquer um pode atuar como um profissional da área, desde que essa atuação seja limitada ao planejamento. Caso queira fazer recomendações de investimentos ou gerenciar a carteira de investimentos de um cliente, é necessário que o planejador tenha certificações emitidas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), de Consultor de Valores Mobiliários e de Administrador de Carteiras.

    Existem também outras certificações para os financial planners que, embora não sejam legais como as emitidas pela CVM, atestam que o profissional possui conhecimentos técnicos e padrões de ética e integridade. No Brasil temos a estrela deste artigo: o CFP.

    A Certificação CFP

    O Certified Financial Planner (CFP), conhecido no Brasil por Planejador Financeiro Certificado, foi criado nos Estados Unidos e é emitido pelo Certified Financial Planner Board of Standards. No nosso país, a Planejar (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros, antigo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros - IBCPF) é a única entidade afiliada ao FPSB (Financial Planning Standards Board), sendo também a única que possui a autorização de conceder a Certificação CFP para profissionais que atendam aos padrões mundiais desta certificação, resumidos nos 4 E’s:

    A certificação CFP é reconhecida como o mais alto padrão em planejamento financeiro pessoal. Isso porque ela atesta que os profissionais da área estão aptos a fornecerem a seus clientes conselhos financeiros estratégicos e abrangentes.

    Além disso, é importante destacar que detentores da certificação CFP estão aptos a trabalharem em diversas áreas, como empresas de planejamento financeiro, de consultoria de investimento, multi family offices, bancos e demais instituições financeiras.

    Requisitos para tornar-se um Planejador Financeiros Certificado

    Bom, antes de vermos como é a prova para a obtenção de um CFP, vamos aos requisitos essenciais. O candidato deve:

    Profissionais que mantenham relacionamento direto com clientes pessoas físicas terão que cumprir e comprovar esse quesito. Exceções são analisadas pela Comissão de Certificação da Planejar. Importante ressaltar que, caso o candidato tenha atuado como estagiário ou trainee em uma das atividades indicadas acima, será considerado o tempo em 50%.

    E como é o exame do CFP?

    A prova de certificação CFP® no Brasil possui 6 módulos:

    Em cada módulo são atestados conhecimentos específicos, e para que você tenha uma visão mais ampla, recomendamos que acesse o manual do candidato da prova realizada em 13/08/2017. O Certificado CFP permite que a prova seja realizada de forma completa, ou por módulos:

    Em 2017, o próximo exame ocorrerá no dia 03 de dezembro nas cidades:

    Para ficar por dentro de outras datas, inscrições e demais informações, recomendamos o site da Planejar.

    Importante destacar que de acordo com a Planejar a prova de Certificação do CFP® não testa teorias ou conteúdos extraídos de bibliografia recomendada. O foco do exame é testar a habilidade do profissional em aplicar conhecimentos de planejamento financeiro integrados à realidade nacional.

    Como se preparar para o exame de CFP?

    A própria Planejar, por ser a instituição oficial no Brasil que aplica a prova, disponibiliza em seu site a relação das instituições credenciadas. O candidato que sentir-se qualificado em realizar o exame pulando a parte de preparação, pode fazê-lo, no entanto, para aqueles que gostariam de um estudo mais focado para a Certificação CFP, os locais credenciados são:

    Outras instituições de ensino que oferecem cursos:

    Concluindo (sobre controllers)

    Opções não faltam para profissionais de finanças evoluírem ou darem um outro rumo à carreira. Inclusive, no artigo Controller é uma das profissões em alta: veja quanto ganha o Controller e como se tornar um falamos sobre isso e mostramos algumas vantagens em ser um profissional da área de controladoria.

    Neste artigo vimos também a opção de atuar como Planejador Financeiro, o que traz uma vivência diferente da área de finanças. Para aqueles que desejam qualificar-se como tal, a recomendação é que possuam a Certificação CFP, afinal, hoje em dia certificações no currículo são cada vez mais requisitadas, não é mesmo?

    Caso você esteja em busca de novos ares, aproveitamos para convidá-lo a acessar a plataforma de vagas para controllers. Também temos também um modelo de Currículo para ajudá-lo a se destacar ainda mais nessa empreitada. Para acessá-lo, clique na imagem abaixo:

    Esperamos que este artigo tenha sido útil a você. Deixe um comentário contando o que achou e compartilhe conosco qualquer outro conhecimento que possa contribuir com o tema. Fique à vontade também para compartilhar este post com seus colegas.

    Toda semana publicamos aqui artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico-financeiro. Também publicamos mensalmente materiais gratuitos para download como modelos de planilhas, white papers e e-books.

    Portanto, se você ainda não é assinante de nosso newsletter, cadastre-se para receber este e outros artigos por e-mail, ou nos adicione nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui.