Menu

Conheça a Certificação CFP e saiba como ser um Planejador Financeiro Certificado

Publicado dia 28 de agosto de 2017

Certificação CFPDe acordo com uma notícia publicada pela Associação Brasileira de Planejadores Financeiros (também conhecida como Planejar) o número de planejadores financeiros certificados vem aumentando ano após ano no Brasil. Atualmente, o país ocupa a 10ª posição no ranking da Financial Planning Standards Board (FPSB) com 2.919 detentores da Certificação CFP.

Esses dados vêm ao encontro de algo que sempre frisamos aqui no blog: profissionais financeiros e da área de controladoria, cada vez mais exigidos em suas profissões, estão sentindo a necessidade de especializar-se. Seja para almejar uma carreira de CFO (falamos sobre isso no artigo De Controller a CFO: o caminho das pedras!), para buscar uma recolocação, mudar de ares dentro da área financeira, ou para dar um upgrade no currículo, o fato é que fazer as certificações serem parte do plano de carreira é cada vez mais fundamental.

Mas sair por aí investindo em certificações sendo um objetivo não faz sentido. Tão essencial quanto ter uma certificação, é planejar a carreira. A Gestão de Carreira nada mais é do que dirigir a vida profissional para atingir um propósito e um objetivo. A definição dos objetivos e planejamento das ações necessárias para alcançá-lo ficam registradas no Plano de Carreira. E, por isso, desenvolvemos um guia para você criar seu Plano de Carreira na área da Controladoria. Nesse material você verá:

  • A evolução na carreira profissional;
  • A evolução na empresa;
  • Como elaborar um plano de carreira para a controladoria.

Para baixá-lo, é só clicar na imagem abaixo:

Plano de Carreira do Profissional de Controladoria

Já falamos de alguns certificados aqui que devem constar no Plano de Carreira de controllers e profissionais financeiros, como:

Recomendamos que você salve a leitura de cada um deles para depois, porque agora o assunto da vez é um certificado um pouco diferente e que abre portas para trabalhar inclusive com finanças pessoais: Certificação CFP (Certified Financial Planning).

Sobre a carreira de Planejador Financeiro

CFP Certified Financial PlanningPodemos dizer que planejadores financeiros são também conselheiros (em inglês, além de Financial Planner, eles são chamados de Financial Advisor), pois sua função principal é aconselhar seus clientes a atingirem seus objetivos financeiros.

Eles podem trabalhar tanto com indivíduos quanto famílias e empresas. Para este último grupo, o foco maior é fazer com que a organização tenha o que for necessário para alcançar metas financeiras e orçamentárias de curto e longo prazos descritas no orçamento empresarial e planejamento estratégico.

Nas empresas, um planejador financeiro está capacitado a analisar e fornecer orientações sobre:

Estes profissionais utilizam diversas ferramentas financeiras que os controllers conhecem muito bem. Uma delas é a Projeção de Cenários Econômicos e Financeiros, que já comentamos neste artigo. Caso você precise entender melhor sobre os cenários “What if”, recomendamos também o modelo de planilha para projeção de cenários que desenvolvemos para download gratuito. Conforme destacado a imagem abaixo, na planilha, além do cenário base, é possível fazer a simulação dos cenários otimistas e realistas. Para baixar a planilha, basta clicar na imagem abaixo:

Modelo para Análise e Simulação de Cenários Financeiros

Com o que abordamos brevemente até aqui você já deve ter percebido que o planejador financeiro exerce um papel fundamental no bem-estar financeiro de uma empresa. Portanto, impactam substancialmente o futuro financeiro de uma organização.

Assim como a atividade de planejamento financeiro empresarial exige profissionais qualificados, idôneos, capazes de avaliar as necessidades de cada cliente e de fornecer orientações que apoiem tomadas de decisão, o mesmo dizemos do Planejador Financeiro Pessoal, o qual, entre suas atribuições, exerce as seguintes atividades:

  • Elabora o orçamento doméstico,
  • Garante o futuro dos filhos,
  • Garante recursos para uma aposentadoria tranquila,
  • Planeja a médio e longo prazos as finanças do cliente.

O exercício do papel de planejador financeiro não é regulamentado. Isso significa que qualquer um pode atuar como um profissional da área, desde que essa atuação seja limitada ao planejamento. Caso queira fazer recomendações de investimentos ou gerenciar a carteira de investimentos de um cliente, é necessário que o planejador tenha certificações emitidas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), de Consultor de Valores Mobiliários e de Administrador de Carteiras.

Existem também outras certificações para os financial planners que, embora não sejam legais como as emitidas pela CVM, atestam que o profissional possui conhecimentos técnicos e padrões de ética e integridade. No Brasil temos a estrela deste artigo: o CFP.

A Certificação CFP

O Certified Financial Planner (CFP), conhecido no Brasil por Planejador Financeiro Certificado, foi criado nos Estados Unidos e é emitido pelo Certified Financial Planner Board of Standards. No nosso país, a Planejar (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros, antigo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros – IBCPF) é a única entidade afiliada ao FPSB (Financial Planning Standards Board), sendo também a única que possui a autorização de conceder a Certificação CFP para profissionais que atendam aos padrões mundiais desta certificação, resumidos nos 4 E’s:

  • Exame: passar no exame aplicado pela Planejar.
  • Educação: comprovar educação (no próximo tópico falamos sobre isso) e seguir o programa de educação continuada.
  • Experiência Profissional: comprovar experiência profissional em algumas das áreas cobertas pelo exame de certificação.
  • Ética: assinar o código de ética e melhores práticas profissionais da Certificação CFP®.

A certificação CFP é reconhecida como o mais alto padrão em planejamento financeiro pessoal. Isso porque ela atesta que os profissionais da área estão aptos a fornecerem a seus clientes conselhos financeiros estratégicos e abrangentes.

Além disso, é importante destacar que detentores da certificação CFP estão aptos a trabalharem em diversas áreas, como empresas de planejamento financeiro, de consultoria de investimento, multi family offices, bancos e demais instituições financeiras.

FPSB Certified Financial Planner Board of Standards

Requisitos para tornar-se um Planejador Financeiros Certificado

Bom, antes de vermos como é a prova para a obtenção de um CFP, vamos aos requisitos essenciais. O candidato deve:

  • Possuir ensino superior completo, em curso reconhecido pelo MEC (necessária a comprovação);
  • Comprovar, no mínimo, três anos de experiência profissional no relacionamento direto com clientes pessoas físicas, em pelo menos uma das atividades:
    – Processo de planejamento financeiro pessoal como um todo,
    – Investimentos,
    – Seguros,
    – Planejamento de aposentadoria,
    – Planejamento fiscal,
    Planejamento sucessório.

Profissionais que mantenham relacionamento direto com clientes pessoas físicas terão que cumprir e comprovar esse quesito. Exceções são analisadas pela Comissão de Certificação da Planejar. Importante ressaltar que, caso o candidato tenha atuado como estagiário ou trainee em uma das atividades indicadas acima, será considerado o tempo em 50%.

E como é o exame do CFP?

A prova de certificação CFP® no Brasil possui 6 módulos:

Em cada módulo são atestados conhecimentos específicos, e para que você tenha uma visão mais ampla, recomendamos que acesse o manual do candidato da prova realizada em 13/08/2017. O Certificado CFP permite que a prova seja realizada de forma completa, ou por módulos:

  • No exame completo o candidato tem 7 horas e 5 minutos para responder às 140 questões de múltipla escolha, com 4 alternativas de respostas cada. O valor da prova é de R$ 1160,00 (informações referentes ao exame ocorrido em agosto/2017).
  • Para os exames modulares o valor da inscrição é de R$ 300,00 por módulo (valor referente ao exame ocorrido em agosto/2017). O tempo de duração e o número de questões varia de acordo com o módulo.

Em 2017, o próximo exame ocorrerá no dia 03 de dezembro nas cidades:

  • Belo Horizonte (MG)
  • Brasília (DF)
  • Curitiba (PR)
  • Porto Alegre (RS)
  • Recife (PE)
  • Rio de Janeiro (RJ)
  • São Paulo (SP)

Para ficar por dentro de outras datas, inscrições e demais informações, recomendamos o site da Planejar.

Importante destacar que de acordo com a Planejar a prova de Certificação do CFP® não testa teorias ou conteúdos extraídos de bibliografia recomendada. O foco do exame é testar a habilidade do profissional em aplicar conhecimentos de planejamento financeiro integrados à realidade nacional.

Como se preparar para o exame de CFP?

Certified Financial PlanningA própria Planejar, por ser a instituição oficial no Brasil que aplica a prova, disponibiliza em seu site a relação das instituições credenciadas. O candidato que sentir-se qualificado em realizar o exame pulando a parte de preparação, pode fazê-lo, no entanto, para aqueles que gostariam de um estudo mais focado para a Certificação CFP, os locais credenciados são:

Outras instituições de ensino que oferecem cursos:

Concluindo (sobre controllers)

Opções não faltam para profissionais de finanças evoluírem ou darem um outro rumo à carreira. Inclusive, no artigo Controller é uma das profissões em alta: veja quanto ganha o Controller e como se tornar um falamos sobre isso e mostramos algumas vantagens em ser um profissional da área de controladoria.

Neste artigo vimos também a opção de atuar como Planejador Financeiro, o que traz uma vivência diferente da área de finanças. Para aqueles que desejam qualificar-se como tal, a recomendação é que possuam a Certificação CFP, afinal, hoje em dia certificações no currículo são cada vez mais requisitadas, não é mesmo?

Caso você esteja em busca de novos ares, aproveitamos para convidá-lo a acessar a plataforma de vagas para controllers. Também temos também um modelo de Currículo para ajudá-lo a se destacar ainda mais nessa empreitada. Para acessá-lo, clique na imagem abaixo:

Modelo Currículo Profissional de Controladoria

Esperamos que este artigo tenha sido útil a você. Deixe um comentário contando o que achou e compartilhe conosco qualquer outro conhecimento que possa contribuir com o tema. Fique à vontade também para compartilhar este post com seus colegas.

Toda semana publicamos aqui artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico-financeiro. Também publicamos mensalmente materiais gratuitos para download como modelos de planilhas, white papers e e-books.

Portanto, se você ainda não é assinante de nosso newsletter, cadastre-se para receber este e outros artigos por e-mail, ou nos adicione nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui.

Talvez você também queira ler um destes:


Also published on Medium.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *