Treasy | Planejamento e Controladoria

Coaching Empresarial, Executivo e de Liderança: conheça as diferenças e o que cada um pode fazer pela sua empresa

ferramentas de coaching

Você abriu um negócio. Pode ser que tenha embarcado nessa sozinho ou que tenha contado com a ajuda e empolgação de sócios. Seja como for, você já se deu conta de que quando a ideia saiu do papel e sua empresa entrou em operação, automaticamente você ganhou o título de CEO/Diretor/Sócio/Proprietário?

Imagine um estagiário começando hoje a trabalhar na área financeira de uma empresa. Essa pessoa começa com passos pequenos, mas com grandes sonhos: quer ser analista financeira, para depois ser gestora e coordenadora. Ela pensa em se especializar em controladoria no futuro porque seu desejo mesmo é trilhar o caminho de controller para chegar a ser CFO (Diretor Financeiro).

O que você, proprietário de um negócio, e o estagiário do nosso exemplo têm em comum? Ambos estão sendo guiados por sonhos. A diferença é que, quando o estagiário alcançar o cargo de CFO, ele terá passado por várias experiências, terá adquirido diversos conhecimentos e terá todos os skills para atuar na diretoria de finanças. Enquanto isso, você, que com certeza também tem expertise na área de atuação da sua empresa, meio que “caiu de paraquedas” no cargo de CEO/Diretor/Sócio/Proprietário.

Entenda o seguinte, sabemos que nenhum negócio sobrevive sem que seus donos sejam pessoas qualificadas. O que acontece é que, na maioria das vezes, quando uma empresa abre seus proprietários ganham títulos de cargos muitas vezes sem estarem preparados.

Você pode ter habilidades técnicas, mas será que tem as de liderança? Você pode ter todo o conhecimento da área de atuação do seu negócio, mas será que tem os skills para gerenciar uma equipe? Para trabalhar com essas questões o mercado nos oferece três opções: Coaching Empresarial, Coaching Executivo e Coaching de Liderança. Que tal conhecermos mais sobre cada um deles?

    Sem tempo para ler agora?
    Faça o download do arquivo em PDF

    (e aproveite para enviar à seus colegas)


    O que é Coaching Empresarial?

    Também chamado de Coaching Organizacional, o Coaching Empresarial busca promover uma transformação positiva e sistêmica dentro das organizações. É frequentemente utilizado como ferramenta para ajudar as empresas a alcançar objetivos estratégicos, aprimorar a capacidade de liderança e criar mudanças culturais.

    Ao contrário do Coaching Executivo ou de Lideranças o Empresarial visa o crescimento macro da organização, e não ao desenvolvimento de profissionais específicos apenas (como empreendedores, líderes ou gestores). Isso significa que ele pode envolver a empresa inteira, isto é, todos os seus níveis hierárquicos.

    Para que o objetivo seja cumprido, o coach (profissional que aplica ferramentas de coaching) foca em atingir as metas organizacionais de maneira mais estratégica. Seu trabalho busca, entre outras coisas, alinhar valores entre empresa e seus colaboradores e fazer com que a organização aproveite ao máximo os talentos de seu capital humano.

    Dentre os objetivos do Coaching Empresarial, destacamos:

    Para ser preciso, o Coaching Organizacional faz um diagnóstico personalizado da empresa a fim de que possa trabalhar nos pontos que precisam de atenção e melhorias. Mesmo que seja aplicado apenas para os empreendedores e gestores do negócio, perceba que o foco do Coaching Empresarial é macro e seu objetivo é em potencializar os resultados organizacionais.

    O método trabalha a melhora na gestão de pessoas, aprimoramento de estratégias e maximização da performance dos profissionais. O Coaching Empresarial também aborda o desenvolvimento e a preparação de líderes, mas para algo mais específico no campo da liderança, existem o Coaching Executivo e o de Liderança.

    O que é Coaching Executivo?

    Como o nome sugere, o Coaching Executivo é voltado ao desenvolvimento de executivos e CEO. Seu objetivo é o de melhorar a performance desses profissionais para que o desempenho da empresa também maximize. Geralmente, um Coaching Empresarial é indicado quando há a necessidade de:

    O Coaching Executivo é um relacionamento entre um coach profissional (e com experiência em gestão) e um "colaborador-chave" que tem uma posição de destaque em uma organização. O foco do coaching é geralmente o desempenho organizacional, mas seu principal componente é pessoal.

    Perceba que, enquanto o Coaching Empresarial busca maximizar os resultados da empresa e trabalha com todos os níveis hierárquicos, o Executivo é voltado para cargos mais altos. Ele acelera o progresso do líder, proporcionando maior foco e consciência das possibilidades, levando o profissional a escolhas mais eficazes.

    O Coaching Executivo concentra-se em onde o líder está agora e o que ele está disposto a fazer para chegar onde quer estar no futuro. Enfoca a vida pessoal e organizacional no que se refere à definição de metas, criação de resultados e gerenciamento de mudanças pessoais.

    Dentre os benefícios do Coaching Executivos, elencamos:

    Perceba que no caso do Coaching Executivo, é essencial que o coach tenha conhecimento sobre gestão, com experiência na área, pois ele terá que trabalhar com questões mais técnicas. Como destacamos, o foco dessa modalidade de coaching são os executivos e CEOs. Para desenvolvimentos gerais de liderança, o recomendado é o Coaching de Liderança.

    O que é Coaching de Liderança?

    Seu foco é no desenvolvimento de futuros líderes, sendo uma ótima ferramenta para aplicar em profissionais que irão assumir cargos de liderança na empresa no futuro (como em um planejamento de sucessão, por exemplo). Observe que um Coaching de Liderança pode ser indicado para qualquer profissional que tenha, ou que vá assumir, um cargo de liderança.

    As vantagens deste tipo de coaching incluem:

    Coaching Empresarial, Executivo e de Liderança: qual escolher?

    Os três tipos de métodos de coaching buscam potencializar resultados. Para você, que é dono de uma empresa, eles são ótimas opções para sanar gaps que você possa ter na sua carreira.

    Geralmente, o Coaching Empresarial é a opção para casos em que:

    O Coaching Empresarial foca na empresa inteira e na maximização de seus resultados. Já o Coaching Executivo e o Coaching de Lideranças são voltados para profissionais que precisam melhorar skills de liderança. Existem duas principais diferenças entre eles:

    Em quaisquer dos casos (Coaching Empresarial, Executivo e de Liderança), umas das ferramentas utilizadas pelo coach é o Assessment, que explicamos neste artigo. Para você entender como funciona, o coach faz uma avaliação para saber como estão o desempenho de cada colaborador e da empresa de modo geral (se for o caso de Coaching Empresarial).

    Por exemplo, pode ser que seja identificada uma baixa produtividade das equipes. Nesse caso, o coach verificará o que precisa ser feito e irá sugerir ações para reverter o cenário.

    Aqui na Treasy temos um serviço de Coaching de Controladoria, para empresas que estão iniciando seu departamento de Controladoria  e precisam investir em treinamento, adoção de melhores práticas, melhorar o envolvimento das demais equipes com a Controladoria e por aí vai. No Coaching de Controladoria, identificamos os gaps com relação à produtividade, sugerimos e acompanhamos as mudanças, em um modelo semelhante aos métodos convencionais com foco na produtividade do time. Às vezes, automatizar as atividades das áreas da sua empresa já torna suas equipes mais produtivas.

    Esse é um assunto que nos interessa bastante e até já falamos sobre ele no Webinar sobre produtividade: como tornar seu time mais ágil. Caso você tenha interesse também, assista-o clicando na imagem abaixo:

    Concluindo

    Abrir um negócio, gerenciar pessoas e trazer resultados não é uma tarefa fácil. Primeiro porque exige muita dedicação e foco. Segundo porque você precisa ter conhecimento não apenas na área de atuação da sua empresa, mas também de gestão. Para suprir os gaps que donos de empresas possam ter, existem os coachings. Neste artigo abordamos:

    Qual dos três escolher? Bom, isso vai depender das necessidades da sua empresa e das suas também. Esperamos que este artigo tenha sido útil a você. Deixe um comentário contando o que achou e compartilhe conosco qualquer outro conhecimento que possa contribuir com o tema. Fique à vontade também para compartilhar este post com seus colegas.

    Toda semana publicamos aqui artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico-financeiro. Também publicamos mensalmente materiais gratuitos para download como modelos de planilhas, white papers e e-books.

    Portanto, se você ainda não é assinante de nosso newsletter, cadastre-se para receber este e outros artigos por e-mail, ou nos adicione nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui.