Menu

Lucratividade e Rentabilidade – Você sabe a diferença e porque isto é importante?

Publicado dia 25 de Abril de 2014
Apesar de serem dois indicadores simples, conhecer a Lucratividade e Rentabilidade do negócio é indispensável para qualquer empresa, independente do tamanho ou ramo de atuação.

Porém, é comum encontrar empresários falando sobre a rentabilidade do seu negócio, quando na verdade estão se referindo a lucratividade (e vice-versa). É preciso atenção, pois são dois conceitos distintos.

lucratividade e rentabilidade

Lucratividade

Para entendermos o que é lucratividade, primeiro precisamos entender o que é Lucro, que de forma simples é dado pela receita de vendas menos as deduções (impostos, devoluções e abatimentos), despesas e custos, sem esquecer-se dos tributos federais (IRPJ e CSLL).

Já a Lucratividade é dada em percentual e indica o ganho obtido sobre as vendas realizadas. Para calculá-la, basta dividir o lucro pelo total das vendas e multiplicar por 100:

LUCRATIVIDADE = (LUCRO LÍQUIDO / RECEITA BRUTA) x 100

Em resumo, a lucratividade nos responde se o negócio está justificando ou não a operação, ou seja, se as vendas são suficientes para pagar os custos e despesas e ainda gerar lucro.

Como a lucratividade é dada em percentual, torna-se bastante útil para a comparação de empresas, mesmo de tamanhos ou setores distintos.

Para complementar, disponibilizamos também um Modelo de Planilha Gratuito para Cálculo de Margem de Contribuição e Lucratividade. Você pode fazer o download clicando no botão abaixo.

Modelo para Cálculo de Margem de Contribuição e Lucratividade

Rentabilidade

Agora que já sabemos como calcular o lucro, também podemos descobrir como calcular a Rentabilidade, que indica o percentual de retorno do investimento realizado na empresa.

Seu cálculo também é muito simples, bastando, dividir o lucro líquido pelo capital investido e multiplicar por 100:

RENTABILIDADE = (LUCRO LÍQUIDO / INVESTIMENTO TOTAL) x 100

Enquanto a lucratividade demonstra os ganhos imediatos do negócio em um período específico (um mês, um semestre, um ano, etc.), a rentabilidade nos dá qual é o retorno sobre o investimento que foi feito na empresa em longo prazo.

É importante o calculo da lucratividade para saber se vale a pena realizar o investimento no negócio. Em alguns casos de negócios de curto ciclo de vida (negócios que dependam de moda, eventos passageiros etc.), a lucratividade precisa ser bem acima da média para que haja tempo hábil para recuperação do investimento enquanto a empresa existir.

Se você quiser saber um pouco mais sobre indicadores de investimentos, recomendamos nosso e-book gratuito que você pode baixar aqui neste link, ou clicando na imagem abaixo.

Indicadores Financeiros para Análise de Investimentos

E por falar em materiais gratuitos, toda semana publicamos aqui artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico-financeiro. Também publicamos mensalmente materiais gratuitos para download como planilhas, white papers e e-books.

Portanto, se você ainda não é assinante de nosso newsletter, cadastre-se (aqui, logo abaixo) para receber este e outros artigos por e-mail, ou nos adicione nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui.

E se as dicas foram úteis para você e sua empresa, deixe um comentário e compartilhe utilizando os botões das redes sociais que ficam aqui logo abaixo.

 

Talvez você também queira ler um destes:


Also published on Medium.

5 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *