Treasy | Planejamento e Controladoria

Controller Cast #09 – Controladoria no Terceiro Setor, com Waldir Mafra

Controller cast sobre controladoria no terceiro setor

ONG, OSC e OSCIP, siglas e termos que se confundem para a maioria das pessoas, mas que sempre remetem a organizações que defendem causas sociais. O que muita gente ainda não sabe é que o Terceiro Setor se apresenta, hoje, como uma oportunidade de mercado de trabalho e construção de carreira, inclusive nas áreas de controladoria e finanças.

Mais conhecido pelo trabalho voluntário, principalmente após a Lei nº 9.608, o Terceiro Setor tem crescido e buscado a profissionalização nos últimos anos. Consequência disso é a criação de mais controles internos e melhor planejamento orçamentário nas organizações.

Por isso, no episódio #09 do Controller Cast, convidamos o economista Waldir Mafra, Gerente de Controladoria da Liga Solidária, para falar da importância da controladoria no Terceiro Setor. Escute agora mesmo pelo player o nosso podcast que tem o objetivo de tornar o time de controladoria ainda mais estratégico. Se preferir, também pode acessar nosso canal no Soundcloud.

O Controller Cast é um podcast pensado especialmente para profissionais das áreas de Planejamento, Controladoria e Finanças. Nele discutimos temas relacionados com a área, trazendo insights, conteúdos práticos e entrevistas com profissionais que estão fazendo a diferença em suas empresas. Veja também os episódios anteriores, se você perdeu algum é só conferir aqui:

#01: Controller Cast com Marcio Andrade, Controller da ContaAzul, para entender Os desafios da Controladoria em uma empresa de crescimento acelerado;

#02: Controller Cast com Daniela Sousa, Controller de uma holding, sobre sua experiência na Implantação dessa metodologia em um grande grupo de empresas;

#03: Controller Cast com Cícero Ferreira Filho, Sócio da Consultoria Ferreira Filho, sobre Como implantar a metodologia Orçamento Base Zero (OBZ) na prática;

#04: Controller Cast com Suzanne Sampaio, Coordenadora de Controladoria, sobre O desafio de implantar uma área de Controladoria;

#05: Controller Cast com Rafael Martins, Analista de Controladoria, sobre Transição de Carreira do Financeiro para Controladoria;

#06: Controller Cast com Alvaro Soncini, Controller na 99 Taxi, sobre Auditoria e Due Diligence;

#07: Controller Cast com Rui Cadete, sócio da Rui Cadete Consultoria, sobre Contabilidade do Futuro;

#08: Controller Cast com Piero Contezini, CEO da AsaaS, sobre Bitcoin, Blockchain e Ethereum.

Sobre Waldir Mafra

O economista e técnico em contabilidade Waldir Mafra é o atual Gerente de Controladoria da Liga Solidária. Possui especialização em Finanças Empresariais pela FGV – SP e mestrando em Administração pela PUC – SP. O profissional já deu aulas na área de Gestão de Organizações da Sociedade Civil (OSC) na UNIFMU e atualmente é professor de Governança e Ética nas OSC na PUC – SP. Waldir também é membro do Comitê do 3⁰ Setor do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Um bate papo sobre controladoria no Terceiro Setor

Veja o que conversamos no nosso bate papo:

Como o próprio Waldir Mafra falou, há sim a possibilidade de construir carreiras sólidas no Terceiro Setor, especialmente porque existe uma busca pela profissionalização das áreas nas entidades dessa natureza. Tudo pela busca para garantir a transparência, essencial não apenas para as Organizações da Sociedade Civil, mas também em toda e qualquer empresa.

Ficou interessando em transitar de carreira para o Terceiro setor? Tudo começa com o planejamento da sua carreira e para alcançar esse objetivo, sugerimos baixar nosso e-book Plano de carreira do profissional de controladoria. Para baixá-lo gratuitamente, bastante clicar na imagem a seguir:

Esperamos que você goste da nossa entrevista com Waldir Mafra e consiga tirar boas ideias para sua carreira. Assine nossa newsletter para ficar sabendo dos próximos Controller Cast!


Também publicado em Medium.