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Tudo que você precisa saber sobre Definição de Metas para transformar sua empresa em uma “Tropa de Elite” dos resultados

definição de metas

Seja no trabalho, no lazer, nos esportes ou qualquer outra área, a definição de metas faz parte de nosso cotidiano. O salário que queremos ganhar, os quilos que queremos perder, os quilômetros que queremos correr e por aí vai… De forma geral, nossa vida é recheada dos mais variados tipos de metas (e planos de ações para alcançá-las).

Trazendo isto para o mundo corporativo, um assunto que nunca sai de moda são os indicadores de desempenho, sejam eles criados e acompanhados utilizando como suporte o BSC, os OKR, a Gestão Orçamentária ou qualquer outra metodologia de seu agrado.

Mas de nada adianta controlar indicadores se não definirmos um valor planejado para eles. Sendo assim, saber como definir metas de uma empresa para cada um dos indicadores é fundamental para que o ciclo de gestão de sua empresa seja feito com sucesso.

Entretanto a definição de metas pode ser bastante traiçoeira se não for feita da maneira correta. São vários pormenores a observar…

Na prática, esta sensibilidade para saber como estabelecer metas se desenvolve à medida que o modelo de gestão vai ficando mais maduro, e que a equipe vai se acostumando a medir seu próprio desempenho.

Para auxiliar nessa missão preparamos este artigo que é um guia completo da definição de metas, com conceitos, dicas, cuidados, melhores práticas e exemplos de metas para sua empresa não errar na hora de elaborar os planos.

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    Qual a diferença entre objetivo e meta de uma empresa?

    Antes de começarmos a falar sobre como definir metas, propriamente, é preciso entender bem o que é uma meta, pois algo muito comum ao começar a trabalhar orientado a metas é a confusão acerca de qual a diferença entre objetivos e metas organizacionais.

    Você pode conferir os conceitos detalhados de metas e objetivos no dicionário Michaelis (ou em outro de sua preferência), mas de forma simplificada podemos definir o que é  objetivo como aquelas diretrizes que fornecem uma direção.

    Para definir o que são metas, podemos dizer que são objetivos quantificados.Meta nada mais é que uma posição no futuro relacionada a tempo e valor, que exige algum grau de esforço e dedicação para ser alcançada.

    Veja alguns exemplos de metas e objetivos:

    Exemplo de objetivo e meta para um time de futebol:

    Exemplo de objetivo e meta para uma família que ainda não possua casa própria,:

    O que são Metas SMART?

    Seja na hora de criar o Planejamento Estratégico, Tático e Operacional, montar o Planejamento Financeiro Empresarial ou mesmo criar os Planos de Ações para sua empresa, uma grande parcela do sucesso na execução já começa muito antes, na definição de objetivos e metas.

    E como sabemos, metodologias e “frameworks” costumam ajudar muito na Gestão Empresarial, afinal, carregam o aprendizado de várias pessoas e empresas, com os erros e acertos de anos sendo acumulados para o aprimoramento do modelo.

    Neste sentido, uma das metodologias mais famosas e utilizadas no mundo todo é a definição de Metas e Objetivos SMART, que você pode conferir na imagem abaixo:

    Como definir metas SMART

    A estratégia SMART define 05 critérios simples que você deve levar em consideração ao criar metas para os planos de sua empresa.

    São eles:

    Veja abaixo a definição de uma meta de faturamento considerando a metodologia SMART.

    Exemplo de meta SMART:

    “Obter 15% de crescimento, chegando à R$X milhões de faturamento até o fim de 2016”

    Observe que a meta é:

    Missão dada é missão cumprida!

    Uma vez definido um conjunto de metas para sua empresa, são estas metas que devem ser utilizadas como balizadores e serem perseguidas a todo custo! Sem elas, não há como definir os objetivos estratégicos da empresa.

    Toda a equipe precisa estar alinhada em busca de um mesmo objetivo e focada em atingir as metas, do contrário não há motivos para estabelecê-las.

    Vamos tomar como exemplo de objetivo que você decidiu viajar para conhecer a Bolívia e para isto definiu como meta pessoal “economizar R$ 10.000 nos próximos 6 meses”. Ou seja, um pouco menos de R$ 1.700 por mês.

    Com base nesta meta, vamos você criou um plano de ações com iniciativas para reduzir algumas de suas despesas pessoais e pensou também algumas formas de gerar receita adicional com a venda de cupcakes.

    Vamos imaginar que passados dois meses desde que iniciou seu plano de ações, você só guardou R$ 2.000 quando deveria estar com no mínimo R$ 3.400 guardados.

    Quando foi  analisar as causas do desvio, percebeu que o valor que está conseguindo com a venda de cupcakes está muito abaixo do esperado e o custo de produção está mais alto do que você previa.

    Em posse desta informação, é muito provável que você faça uma mudança nos planos, buscando outras alternativas para gerar receita extra, não é mesmo?

    Talvez busque uma forma de comprar ingredientes mais baratos, pense em formas de aumentar as vendas ou até mesmo decida abandonar a venda de cupcakes e partir para venda de outro produto.

    Mas uma coisa é certa: você vai fazer de tudo para bater sua meta e poder atingir seus objetivos, não é mesmo? Na Gestão Empresarial, precisamos pensar da mesma forma.

    Uma vez estabelecida uma meta, vamos definir um plano de ações (preferencialmente utilizando o 5W2H) com os projetos e iniciativas a serem executados para nos levar a atingir as metas.

    Em alguns casos, como no exemplo da viagem acima, pode ser que passado algum tempo, identifiquemos que os planos de ação não estão contribuindo para chegar mais perto de bater as metas estabelecidas.

    Em casos como estes, as ações devem ser alteradas (buscando outras ideias), mas nunca devemos alterar as metas, afinal, missão dada é missão cumprida!

    Perseguindo as metas sem atropelar suas crenças!

    Quando falamos que “as metas devem ser perseguidas a todo custo”, precisamos abrir aqui um parêntese para explicar isto um pouco melhor e não deixar margem para ambiguidade ou dupla interpretação.

    Existem muitas formas de atingir um objetivo e batermos nossas metas, mas precisamos ter em mente quais são os princípios ou crenças que servem de guia para os comportamentos, atitudes e decisões de todas as pessoas na empresa, envolvidas na busca dos seus objetivos e metas. A estes princípios e crenças, damos o nome de valores.

    Além dos valores convencionalmente aceitos e esperados pela sociedade em geral (como honestidade, integridade, responsabilidade, etc.), toda empresa tem definido (ou deveria ter) o seu próprio conjunto complementar de valores, dos quais não abre mão em hipótese alguma, independente das metas e objetivos estabelecidos.

    Ter um conjunto de valores definido e publicado, além de orientar todos na empresa sobre as atitudes e comportamentos que são inaceitáveis, também contribui para manter todos resilientes e focados missão e visão da companhia.

    Para se aprofundar mais neste assunto, recomendamos (muito!) o artigo Missão, Visão e Valores – A forma mais simples e poderosa de inspirar, motivar e engajar todos em sua empresa.

    Acompanhamento

    Ao longo dos tópicos anteriores, conforme fomos dando exemplos e definindo tipos de metas, já fomos soltando alguns “spoilers”.

    Então você já deve ter percebido que outro ponto fundamental para o sucesso de sua organização ao trabalhar com metas está relacionada ao processo de acompanhamento dessas metas. Podemos arriscar a dizer que sem um acompanhamento constante, perde-se quase que totalmente a efetividade da definição de metas.

    Acompanhar os resultados de uma empresa significa muito mais que saber se o planejamento está sendo alcançado. Este é o momento onde o alinhamento em torno dos objetivos e metas de uma empresa se torna cada vez mais vivo, é onde sua empresa tem a oportunidade de unir todos em busca de uma causa maior.

    Agora que você já sabe como estabelecer todos os tipos de metas que sua empresa necessita, está na hora de aprender como acompanhar essas metas organizacionais.

    E como sempre, conhecer quais as ferramentas adequadas utilizar em cada momento pode fazer muita diferença. Para o processo de acompanhamento, o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) é uma das técnicas mais indicadas para as etapas de checagem dos resultados e das definições de ações corretivas, que definirão um novo ciclo de planejamento posteriormente.

    Sendo assim, ao acompanhar suas metas, algumas perguntas que devem ser feitas são:

    Existem inúmeras técnicas para análise de causa de um desvio, como o Ishikawa (o famoso diagrama de espinha de peixe), Pareto, a técnica dos 5 porquês, entre outros. Entretanto estas técnicas se aplicam quando a empresa tem maior maturidade de análise de processos.

    Em casos mais simples, a análise pode partir direto para a definição da ação, até porque no início do trabalho de gestão, a sensibilidade dos gestores é sempre um fator de extrema importância.Além disto, é fundamental também uma ferramenta de visualização e comunicação adequada.

    Um mapa estratégico com os objetivos coloridos, ou um dashboard de indicadores com cores que indiquem se as metas estabelecidas estão sendo atingidas ou não, são as maneiras mais utilizadas.

    Mas não precisa de tecnologia de ponta, nem nada muito sofisticado: um quadro na parede com post-its já pode ser o suficiente.

    Revisões das metas

    Às vezes as coisas saem pior do que planejamos e precisamos revisar os planos. Outras vezes as coisas saem muito melhor do que imaginávamos e… também precisamos revisar os planos!

    Sim, isto mesmo!  Afinal, se mês após mês os resultados não estão saindo como o esperado, pode ser que os planos tenham sido muito ousados e precisarão ser revistos.

    Mas se por outro lado está muito fácil bater as metas, porque não aproveitar a oportunidade de melhorar ainda mais os resultados da empresa?

    Além disto, o mundo muda, sua empresa muda e os planos acabam ficando desconexos com o novo cenário interno ou externo da empresa. Normal, natural e não há nada de errado nisto. Errado é não revisar e atualizar seu planejamento.

    Inclusive, escrevemos um post sobre Revisões Orçamentárias que entra a fundo neste tema e recomendamos a leitura.

    Mais algumas dicas para definição de metas

    Para fechar, separamos algumas dicas extras para você não errar na definição de metas para você, sua equipe e sua empresa:

    Como estabelecer metas:

    E uma última dica: o Balanced Scorecard (BSC) é uma das metodologias mais simples de entender e colar em prática, se você quer começar a trabalhar com indicadores de desempenho e com a definição de metas de forma colaborativa e integrada.

    Então se você quer se aprofundar no assunto, aproveite para fazer o download do e-book gratuito que lançamos em parceria com a Syhus e Strategy Manager clicando na imagem abaixo:

    No e-book, além de abordar com bem mais detalhes as teorias básicas, você terá contato com exemplos de metas e objetivos, templates e principalmente com o que vemos em relação às melhores práticas de mercado no uso do BSC na gestão estratégica.

    Bom proveito para você e sua empresa. Depois de baixar o material, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou e compartilhar com seus colegas utilizando os botões das redes sociais que ficam logo aqui abaixo!