Missão, Visão e Valores – A forma mais simples e poderosa de inspirar, motivar e engajar todos em sua empresa

Por |11/08/2015|

missão visão e valores

Eu quero mudar o mundo e aposto uma moedinha que você também quer fazer dele um lugar melhor para vivermos. Estou certo?! Mas calma! Não precisa largar tudo e entrar para o Greenpeace ou virar qualquer outro tipo de ativista (político, social, ambiental, etc.). Todos nós podemos tornar o mundo um lugar melhor, todo dia um pouquinho, fazendo o que sabemos e gostamos de fazer.

Claro que projetos como o Omunga, uma grife social brasileira que vende camisas para financiar o envio de livros para África e a construção de escolas no sertão do Brasil, fazem isto de forma mais direta e dedicada. Mas você também pode ajudar fazendo o seu trabalho atual, afinal todas as profissões são úteis e importantes.

Seja você dono ou funcionário, profissional experiente ou em início de carreira, o segredo está em saber qual SUA missão, visão e valores e também conhecer profundamente a visão, missão e valores da empresa em que trabalha. Ambas precisam estar perfeitamente alinhadas.

Antes de continuar este papo, vamos entender o que é visão, missão e valor (pela ótica empresarial).

Missão de uma empresa

Missão de uma empresa

Afinal, o que é missão? A missão de uma empresa é a declaração concisa do propósito fundamental da organização, a finalidade de sua existência, o motivo pela qual foi criada.  A missão é como o DNA da empresa, definindo a sua identidade e não costuma mudar ao longo do tempo.

Por exemplo, a nossa missão aqui no Treasy é: “Simplificar a Gestão Orçamentária das Organizações”.

Simples e objetivo, não acha? E realmente não precisa complicar. O importante é que a missão da empresa comunique de forma clara e objetiva a todos na empresa o que se espera de seu trabalho e também como a organização quer ser reconhecida por seus clientes.

Seguindo com o exemplo, aqui no Treasy todas nossas ações são orientadas com base em nossa visão. Quando o time de engenharia inicia a criação uma nova funcionalidade para nosso software, a pergunta chave que sempre é feita é “isto vai tornar a Gestão Orçamentária de nossos clientes mais simples (mais fácil, mais rápida, mais segura)?”. Caso a resposta seja positiva, damos sequencia ao desenvolvimento. Do contrário pensamos em algo melhor para fazer.

O mesmo vale para quando nosso time de marketing lança um novo e-book, webinar ou um post aqui no blog. Para quando nossa equipe de Customer Success faz uma mudança no processo de implantação ou treinamento. Para quando contratamos um novo fornecedor, começamos a usar uma nova ferramenta ou qualquer outra ação ou decisão. Para nós, simplificar a Gestão Orçamentária de nossos clientes é o que importa e se ação não nos levar para mais perto disto, talvez não seja assim tão importante.

A missão de uma empresa deve estar na ponta da língua de todos os seus colaboradores. E não basta apenas falar da boca para fora. Todos devem saber claramente o propósito, a razão da existência da organização e utilizar disto para balizar suas atitudes e decisões.

Na hora de desenvolver a missão de sua empresa, algumas perguntas que podem ajudar são:

  • Para que a empresa existe?
  • O que a empresa faz?
  • Para quem?

Visão de uma empresa

Visão de uma empresa

E o que é visão? Já a visão de uma empresa representa um estado futuro para o negócio, onde ela deseja chegar, o que quer alcançar. Diferente da missão, a visão da empresa é criada para um período de tempo pré-determinado, portanto a visão pode mudar ao longo do tempo, de acordo com o momento que organização se encontra.

A visão deve facilitar as respostas para as seguintes perguntas:

  • O que a empresa quer se tornar?
  • Onde queremos chegar?
  • Em que direção devemos apontar os esforços dos dirigentes e colaboradores?
  • Para onde os recursos investidos estão levando a empresa?
  • O que eu estou ajudando a construir?

Uma dica fantástica é que o enunciado da visão deve conter tanto aspiração como inspiração.

A aspiração de tornar-se “algo” e também a inspiração de porque esse “algo” deve merecer e valer a pena ser concretizado. Ou seja, a missão deve gerar orgulho em todos os envolvidos por estarem participando da construção dessa visão e inspirá-los a buscar por isto.

A visão de uma empresa também precisa ser prática, realista e visível. Colocando de outra forma, a visão deve mostrar a todos onde e quando a empresa quer chegar. É aqui que a maioria das empresas erra!

Não se trata em criar uma visão para colocar na parede de entrada e no site da empresa, mas sim viver essa visão de forma radiante e transmitir a equipe, clientes, fornecedores onde vê o seu negócio dentro de 3, 5, 10, 20 ou mesmo 100 anos.

Veja alguns exemplos:

  • Ser líder em smartphones, dominando 80% do mercado até 2020;
  • Chegar a 100.000 assinantes até 2020 com qualidade e eficiência operacional;
  • Ser a marca número 1 de esponjas de banho quando perguntado as pessoas em 2025.

A visão é a luz orientadora da sua empresa, algo que inspira e envolve. Precisa ter um propósito maior associado, que leve as pessoas a buscar por isto e não apenas ganhar mais dinheiro.

Ela é um poderosíssimo instrumento de comunicação e engajamento. Sua empresa não deve fazer isto “correndo” ou de qualquer jeito. Invista tempo para escrever a visão e lembre-se: não tem de ser nada extremamente elaborado. Simplifique!

Valores de uma empresa

Valores de uma empresa

Uma vez definida a missão (quem sua empresa é) e a visão (aonde ela quer chegar), precisamos definir algumas “regras” para o jogo, ou seja, de quais valores da empresa não podemos abrir mão.

Existem muitas formas de se atingir um objetivo (visão), mas precisamos ter em mente quais são os princípios ou crenças que servem de guia para os comportamentos, atitudes e decisões de todas as pessoas envolvidas na busca dos seus objetivos para que a empresa exerça sua missão e busque alcançar sua visão.

Aqui no Treasy temos uma série de valores que nos ajudam a nos manter resilientes e focados em nossa missão e visão. Alguns exemplos de nossos valores fundamentais são:

  • Foco no Estratégico: as decisões diárias, por mais corriqueiras que sejam, devem ser tomadas olhando para o futuro, para nossa visão. Quando precisamos decidir, nos perguntamos: “como essa ação vai nos ajudar a alcançar os objetivos estratégicos?”.
  • Kaizen e Avante: nada está bom o bastante que não possa melhorar. Kaizen pra cima deles!
  • Sem mi mi mi: somos EBA e não UFA! Ficamos contentes com oportunidades e encaramos de frente os problemas. Eles nos ajudam a amadurecer muito mais rápido.

Uma das empresas que admiramos muito e que tem uma lista de valores fantástica é a Zappos, que podemos dizer aqui (por enquanto) que é uma “loja de sapatos”. Veja os valores deles:

  • Entregue um “UAU” através dos serviços
  • Abrace e conduza mudanças
  • Crie diversão e um pouco de maluquice
  • Seja aventureiro, criativo e cabeça aberta
  • Procure sempre por crescimento e aprendizagem
  • Crie relacionamentos abertos e honestos através da comunicação
  • Crie um time positivo e um espírito de família
  • Faça mais, usando menos
  • Seja apaixonado e determinado
  • Seja humilde

Muito de nossa cultura de relacionamento aprendemos com o livro Satisfação Garantida (Delivering Happiness: A Path to Profits, Passion, and Purpose), escrito por Tony Hsieh’s o fundador da Zappos. E ao conhecer a empresa e sua história você compreende que a Zappos não é apenas uma loja de sapatos. É um lugar onde entusiastas por sapatos podem encontrar mais gente interessada em seguir e compartilhar dessa paixão.

E aqui vai uma DICA PARA PENSAR FORA CAIXA: na hora de definir os valores de sua empresa, fuja dos chavões como Respeito, Confiança, Integridade, Comprometimento, etc… De forma alguma estamos dizendo que estes valores não são importantes, muito pelo contrário. O que acontece é que já são a base de nossos relacionamentos sociais e comerciais e não deveriam ser tratados como diferenciais. Falando de outra forma, é o mínimo que se espera de uma pessoa ou empresa!

Portanto, vá além e identifique quais são os valores da empresa que realmente importam para sua organização!

Por que se preocupar com a Missão, Visão e Valores?

A declaração da missão, visão e valores é a forma mais poderosa de uma empresa inspirar, engajar e motivar sua equipe, praticando os princípios que levaram a empresa ao sucesso e respondendo o que a organização se propõe a fazer e para quem.

Mas se ainda assim você não se convenceu, dá uma olha neste vídeo curtinho (1 minuto) produzido pelo Movimento Empreenda em que o Marcelo Nakagawa fala sobre missão, visão e valores de uma outra forma:

Para uma empresa orientada pelo Planejamento Estratégico, o primeiro passo é ter a missão, visão e valores bem definidos, lembrando que é do Planejamento Estratégico que vão surgir os planos de ação para os próximos anos de sua empresa e que darão base inclusive para elaboração do Orçamento Empresarial e dos demais planos para alcançar os resultados planejados.

E voltando ao início deste texto, qual sua missão, visão e valores PESSOAIS? Eles alinhados com a missão, visão e valores da empresa em você trabalha?

Toda semana publicamos aqui artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico-financeiro. Também publicamos mensalmente materiais gratuitos para download como modelos de planilhas, white papers e e-books. Você pode acessar estes materiais clicando no botão abaixo.

Materiais de Gestão Gratuitos

Portanto, se você ainda não é assinante de nosso newsletter, cadastre-se (aqui, logo abaixo) para receber este e outros artigos por e-mail, ou nos adicione nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui.

E se o conteúdo do artigo foi útil para você e sua empresa, deixe um comentário e compartilhe com seus colegas utilizando os botões das redes sociais que ficam aqui logo abaixo.

Artigos Relacionados


Also published on Medium.

Cadastre-se no Treasy

Deixe seu comentário