Treasy | Planejamento e Controladoria

IFRS x BR GAAP x US GAAP: como as normas da Contabilidade Internacional influenciam na gestão orçamentária?

IFRS x BR GAAP x US GAAP - gestão orçamentária

Em 1887, o médico Ludwik Lejzer Zamenhof publicou a versão inicial do esperanto, um idioma criado para ser uma língua fácil de aprender e que pudesse servir para toda a população mundial. O esperanto, portanto, não nasceu para substituir todos os idiomas, mas sim para que fosse usado como a segunda língua de todo o mundo.

Então, imagine se nesse exato momento você estivesse lendo esse mesmo texto em esperanto. Você é um gerente de controladoria do Japão. Nada mal, não é mesmo?

Bom, mas continuando a usar a imaginação, suponha que sua empresa precise apresentar o Demonstrativo de Resultados do Exercício para a área contábil de uma companhia europeia. Se o demonstrativo não estiver seguindo uma norma conhecida e aceita por ambas as empresas, não adianta nem falar esperanto que o negócio não irá pra frente.

Isso significa que quando falamos em demonstrações e resultados contábeis estamos falando de princípios, regras e normas que tornam tudo mais padronizado - mais ou menos como se agora estivéssemos todos discutindo esse tema em esperanto.

E que normas e princípios são esses? No artigo Contabilidade Internacional: como as IFRS (Normas Internacionais de Contabilidade) resolvem “Torre de Babel” da comunicação contábil e financeira mencionamos as IFRS e as US GAAP. Agora resolvemos trazer essa discussão mais para perto da gestão orçamentária e entender as diferenças entre IFRS x BR GAAP x US GAAP.

    Sem tempo para ler agora?
    Faça o download do arquivo em PDF

    (e aproveite para enviar à seus colegas)


    O que é GAAP?

    Antes de abordarmos as diferenças entre IFRS x BR GAAP x US GAAP, vamos ver cada conceito separadamente.

    Acrônimo de Generally Accepted Accounting Principles, o GAAP seria, em português, “Princípios Contábeis Geralmente Aceitos”. Como a definição já explica, GAAP é exclusivamente do território contábil, e não fiscal ou tributário como muitos podem pensar.

    A sigla GAAP não vem sozinha. Isso porque ela vem precedida de mais duas letras que representam o país a que a norma está relacionada. Assim, trazendo para o contexto deste artigo, temos as BR GAAP e as US GAAP, conforme veremos a seguir.

    IFRS x BR GAAP x US GAAP: sobre as BR GAAP

    Definições explicadas, agora fica fácil entender que as BR GAAP estão relacionadas com os Princípios Contábeis geralmente aceitos no Brasil. Em outras palavras, a denominação BR GAAP é dada ao conjunto de normas, leis e princípios que regem a ciência contábil aqui no nosso país.  

    Quando falamos em GAAP é muito comum fazermos a associação com os Estados Unidos. Na verdade, se voltarmos no tempo veremos que por um bom período a contabilidade brasileira inspirou-se na norte-americana.

    Hoje o quadro mudou, mas para você entender melhor, pense que as BR GAAP são como o apelido do conjunto de normas contábeis em vigor no Brasil. Esse conjunto é formado por normas provenientes de diversos órgãos, como:   

    IFRS x BR GAAP x US GAAP: sobre as US GAAP

    Seguindo a partir do mesmo raciocínio que as BR GAAP, já entendemos que as US GAAP são os Princípios Contábeis geralmente aceitos nos Estados Unidos, ou seja, o padrão contábil adotado pelos EUA (mais precisamente pela SEC - Securities and Exchange Commission - Comissão de Valores Mobiliários).

    O órgão que emite tais normas e princípios - e que também é responsável pela regulamentação das práticas contábeis na terra do Tio Sam - é a FASB (Financial Accounting Standards Board). Todas as empresas de outros países que forem negociar com alguma organização dos EUA devem utilizar as US GAAP.

    IFRS x BR GAAP x US GAAP: sobre as IFRS

    Também conhecidas por International Financial Reporting Standards, as IFRS são as normas emitidas pelo Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade (em inglês, International Accounting Standards Board - IASB).

    As IFRS definem as ações que devem ser seguidas para mensuração, reconhecimento, apresentação e divulgação de informações financeiras, econômicas, patrimoniais e especiais das demonstrações. O objetivo das IFRS é, portanto, que as normas contábeis sejam internacionalizadas e tenham um padrão mundial.

    Como vimos no artigo Contabilidade Internacional: como as IFRS (Normas Internacionais de Contabilidade) resolvem “Torre de Babel” da comunicação contábil e financeira, aqui no Brasil utilizamos as IFRS quando falamos de contabilidade internacional.

    Principais vantagens das IFRS:

    E qual a diferença entre IFRS e GAAP?

    Bom, já vimos cada conceito separadamente. Agora, antes de trabalharmos com o trio IFRS x BR GAAP x US GAAP, vamos ver o par IFRS x GAAP.

    A principal diferença entre IFRS e GAAP você já consegue achar apenas olhando para as definições de cada uma. Mas claro que não faremos você voltar no texto, então, apenas para relembrar e destacar:

    Hora de comparar: IFRS x BR GAAP x US GAAP

    Agora que entendemos cada conceito separadamente, vamos ver um breve comparativo entre IFRS x BR GAAP x US GAAP, com relação aos itens:

    Primeira elaboração de demonstrações financeiras ou primeira aplicação de norma contábil

    Base de valor contábil

    Moeda de apresentação das demonstrações financeiras e de mensuração

    Componentes das demonstrações financeiras

    Balanço Patrimonial

    Para reforçar: o Balanço Patrimonial, juntamente com o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) e o Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC), faz parte das principais demonstrações contábeis e gerenciais de uma empresa.

    Dica Treasy: Balanço Patrimonial: O que é, como usar e dicas práticas.

    Formato da demonstração de resultado

    Demonstração dos fluxos de caixa: formato e método

    Dica Treasy: Projeção de Fluxo de Caixa – O que é, como fazer e dicas práticas

    As Normas da Contabilidade Internacional e a Gestão Orçamentária Best-in-Class

    Se você está interessado em IFRS, GAAP e nas questões que envolvem a Contabilidade Internacional provavelmente está buscando uma área de Planejamento, Controladoria e Finanças no estado da arte. Trocando em miúdos, um departamento que coordene o planejamento estratégico, o orçamento empresarial e todo o processo contínuo de geração de informações que dão suporte à tomada de decisões por parte da diretoria da empresa.

    Você sabe que quando falamos em IFRS e GAAP, por exemplo, falamos em transparência das informações das demonstrações contábeis. E como você também sabe, essa transparência está totalmente relacionada aos Processos de Gestão Orçamentária, que têm tudo a ver com a área de Planejamento, Controladoria e Finanças no estado da arte mencionado ali em cima. Então, responda a essa pergunta: como estão esses processos? Ou: como você classificaria o nível de maturidade da Gestão Orçamentária?

    Para dar uma mãozinha, reunimos toda nossa experiência com empresas dos mais variados portes e segmentos e criamos uma base de conhecimento, ferramentas, metodologias e de melhores práticas de Gestão Orçamentária em escala mundial.  

    Todo esse conhecimento você encontra em um e-book (gratuito) elaborado especialmente para ajudar sua empresa a traçar um plano e tornar-se best-in-class. Para acessá-lo, só clicar no banner e fazer o download:

    Neste material você encontrará informações de recursos sobre quando ter uma área de Planejamento e Controladoria, Descentralização Orçamentária, KPI´s, Revisões Orçamentárias, dicas para as empresas em cada estágio, entre outras.

    Concluindo

    Já que o esperanto não resolve nosso problema de padronizar as normas da Contabilidade Internacional, podemos contar com as IFRS. As IFRS são, portanto, o esperanto da contabilidade: têm o objetivo de internacionalizar e padronizar as normas contábeis.

    Além das IFRS temos as GAAP, ou Generally Accepted Accounting Principles. Em português, a sigla significa Princípios Contábeis Geralmente Aceitos. A palavra GAAP vem sempre acompanhada de duas letras, as quais representam o território a que as normas se referem. Assim, temos UK GAAP, por exemplo.

    Para o caso deste artigo, trabalhamos com as US GAAP e BR GAAP. Juntamente com as IFRS, as US GAAP podem ser consideradas os procedimentos contábeis mais importantes. Por isso que empresas visando expandir suas oportunidades para outros países têm a necessidade de compreender estas duas normas contábeis.

    Mas nós não podemos desconsiderar as BR GAAP! Exatamente por isso, ao traçarmos o comparativo IFRS x BR GAAP x US GAAP conseguimos ter uma noção de como as três normas funcionam na nossa realidade, ou seja, com divulgação de informações financeiras, econômicas e patrimoniais das demonstrações contábeis.

    E já que chegamos ao final, esperamos que esse artigo tenha auxiliado a ampliar seu conhecimento sobre as Normas Internacionais de Contabilidade: IFRS x BR GAAP x US GAAP. Então, se esse artigo foi útil para você, compartilhe com seus colegas.