Treasy | Planejamento e Controladoria

Conheça os principais indicadores industriais e aprenda como medir o desempenho de uma indústria

Indicadores IndustriaisRobert Kaplan e David Norton, autores da metodologia Balanced Scorecard (BSC), disseram a célebre frase: “O que não pode ser medido não pode ser gerenciado”. Como controller você com certeza entende muito bem o que eles queriam dizer, afinal, entende que dados baseados em números funcionam como uma bússola, direcionando a empresa em suas tomadas de decisão.

Muitos desses dados são provenientes dos Indicadores de Desempenho, o famoso KPI (Key Performance Indicator). Esses indicadores representam um modelo de medida de desempenho que ajudam a entender como uma empresa está caminhando, especialmente em relação ao seu planejamento estratégico.

E isso vale para qualquer empresa, desde startups até grandes conglomerados ou indústrias. Especialmente para este artigo focaremos em como medir o desempenho industrial. Para isso, acompanhe o que preparamos sobre os Indicadores Industriais.

    Sem tempo para ler agora?
    Faça o download do arquivo em PDF

    (e aproveite para enviar à seus colegas)


    Primeiro, uma dica sobre KPIs

    Um Indicador de Desempenho é um valor quantitativo que possibilita a empresa medir o que está sendo executado. O objetivo disso é que ela seja gerenciada para que alcance as metas planejadas. De um modo geral, organizações utilizam KPIs para conseguir avaliar o sucesso em atingir metas, por isso dizemos que os Indicadores de Desempenho demonstram como uma organização está efetivamente alcançando seus principais objetivos.

    Conforme comentamos neste artigo, é super comum empresas terem dificuldades para determinar bons Indicadores de Desempenho. Tal dificuldade pode se agravar se não ficar bem clara a diferença entre Indicadores de Desempenho (KPI) e outras métricas. Para mostrar que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, existe uma regra que diz que um bom Key Performance Indicator deve conter sete características:

    1. Deve refletir objetivos da empresa como um todo;
    2. Deve ser utilizado pela direção para administrar e tomar decisões, pois tem caráter estratégico;
    3. Deve ter alto grau de aderência ao negócio da empresa;
    4. Deve ter relevância em todos os níveis da empresa;
    5. Deve ser baseado em dados confiáveis e mensuráveis;
    6. Deve ser fácil de entender (ou pelo menos rápido de ser explicado); e
    7. Deve servir como insumo para uma ação ou um plano de ações.

    Como nosso objetivo aqui é trabalhar com os Indicadores Industriais e em como melhorar o Desempenho da sua indústria, não vamos nos alongar muito em questões como classificação de indicadores, como definir metas, erros comuns na gestão de indicadores etc. Mas para não te deixar na mão, temos uma super dica: uma planilha e um e-book que elaboramos para mostrar tudo sobre como realizar uma gestão de indicadores "best-in-class" em sua empresa. Para acessar o kit, é só clicar no banner a seguir:

    Com essa visão geral sobre KPIs podemos seguir para os Indicadores Industriais.

    Quais os principais Indicadores Industriais?

    Para começar, a tarefa de selecionar os KPIs dependerá da sua indústria e da parte do negócio que você procura controlar. Isso porque cada departamento usará diferentes tipos de indicadores com base em metas específicas. Contudo, via de regra a definição de indicadores depende de onde a indústria está no momento, onde quer chegar e o que é relevante ao seu processo.

    Cada indústria trabalha com seus indicadores específicos. Por exemplo, um bom KPI para uma indústria de manufatura poderia ser o MTBF (Mean Time Between Failures ou Tempo Médio entre Falhas) e MTTR (Mean Time To Repair ou Tempo Médio para Reparo). Já para uma indústria farmacêutica poderia ser o número de lotes rejeitados.

    No entanto, independente da indústria, alguns indicadores podem ser considerados como gerais, ou seja, aplicáveis a qualquer setor industrial.

    Ainda pensando em uma ótica mais abrangente, podemos citar outros Indicadores Industriais que se aplicam aos mais variados segmentos:

    Indicadores de Inventário/Pedidos

    Estoque obsoleto, ou que demora para girar, vai acabar sendo uma despesa muito alta. A falta de liquidez dos ativos empacados no inventário pode ser sinal de problemas financeiros à vista. Para melhorar o desempenho industrial no que tange ao inventário, alguns Indicadores Industriais podem ser utilizados, como:

    Indicadores de Produção

    Para qualquer indústria é essencial que seja feito um monitoramento da produção a fim de analisar sua eficiência e tempo de atividade. Os indicadores industriais de produção podem ser usados para reduzir custos, melhorar a produtividade e maximizar o lucro. Alguns exemplos incluem:

    Indicadores Econômicos

    Toda indústria precisa deles, pois são os KPIs que demonstram quão bem sua empresa está indo em relação à geração de resultados econômicos. Em outras palavras, o quanto cada etapa do processo de produção e comercialização está contribuindo para a geração de lucro. Para os indicadores econômicos, temos:

    Indicadores Financeiros

    Os Indicadores Financeiros não se preocupam tanto com a lucratividade da empresa, mas sim com o quanto de dinheiro a empresa tem em caixa e como está se comportando o fluxo de entradas e saídas. KPIs financeiros incluem:

    Outros Indicadores Industriais

    Como falamos, a escolha dos KPIs depende de indústria para indústria. Aqueles que trabalhamos até aqui tendem a ser comuns a praticamente todos os setores. Além dos citados, podemos ainda incluir:

    Conforme comentamos, cada indústria possui seus indicadores mais específicos e aqui procuramos abordar de uma maneira mais genérica, ou seja, que atenda às indústrias de variados segmentos.

    Como escolher os Indicadores Industriais que se aplicam ao seu setor?

    Indicadores mal definidos podem gerar decisões equivocadas, por isso, é preciso muita atenção ao trabalhar com Indicadores Industriais mais específicos. A dica aqui é muito simples: cada indicador precisa ter uma meta a ser alcançada, ou seja, precisa mostrar se a empresa está caminhando no sentido de atingir um objetivo maior. Do contrário, o indicador acaba não fazendo sentido e vira apenas uma métrica.

    Aí que entra a metodologia SMART, que pode ser uma mão na roda para definição de metas relevantes e que sejam facilmente mensuráveis. Assim, lembre-se de que seus indicadores industriais devem atender a metas:

    Com os indicadores industriais certos os controllers conseguirão extrair informações precisas e que nortearão os gestores nas tomadas de decisão. Assim, estarão aptos a apoiar também na melhoria do desempenho industrial.

    Para ampliar seu conhecimento sobre o assunto, recomendamos também o artigo Gestão de Indicadores Chave de Desempenho: o guia mais completo da internet!

    Como melhorar o desempenho industrial?

    Vimos que os indicadores de desempenho de uma indústria variam de acordo com o setor de atuação. Contudo, o que toda indústria tem em comum é sua preocupação com o desempenho financeiro. Por isso, é impossível falar no assunto sem lembrar que para definir os indicadores industriais é preciso que as metas a serem atingidas atendam ao planejamento estratégico e ao planejamento orçamentário.

    Se lembrarmos que o orçamento empresarial é a tradução do planejamento estratégico em números fica mais fácil de entender que os indicadores industriais devem ser analisados com base também nas metas orçamentárias. Traduzindo: eles devem contribuir para que o orçamento seja mantido, o que garantirá o desempenho industrial.

    Aliás, assim como os indicadores industriais, o orçamento empresarial também é um instrumento que deve ser usado por desde uma micro empresa até uma grande organização. O objetivo é também o mesmo dos indicadores: levar a empresa à melhoria contínua de seus resultados.

    E caso você precise de uma mãozinha na implantação do orçamento empresarial, acompanhe nosso webinar que apresenta o passo a passo para implantação do Planejamento Financeiro e Acompanhamento Orçamentário:

    Via de regra, todas as indústrias, independente do porte, sabem que possuem o desafio de melhorar a eficiência do trabalho, aumentar a produtividade da equipe e reduzir os custos de produção para aumentar a lucratividade. Por exemplo, imagine que você tenha cruzado as informações extraídas dos indicadores industriais de capacidade instalada com o índice de inventário para venda.

    Ao analisar os dados, chegou-se à conclusão de que existe uma ociosidade de máquinas, as quais, quando em operação, produzem mercadorias que estão estocadas e não estão sendo convertidas em dinheiro para a empresa. Em outras palavras: as máquinas estão dando gastos para o negócio, pois mesmo inoperantes precisam de manutenção e quando voltarem a entrar em operação produzirão produtos que não possuem demanda e acabam gerando despesas no estoque.

    Com isso, é possível inferir que a empresa deve repensar seu portfólio de produtos, e/ou estratégias de marketing, e/ou, ainda, focar na produção dos produtos que estão girando no estoque. Assim, a organização aumenta a receita ao mesmo tempo em que reduz os custos.

    Indicadores Industriais podem ainda apontar para a necessidade de melhorias estruturais em longo prazo. Desse modo, pode-se pensar em melhorar o desempenho industrial por meio da otimização da planta fabril, gerenciamento de estoque, estruturas de distribuição etc.

    Concluindo

    Um Indicador de Desempenho (KPI) é um valor quantitativo que possibilita a empresa medir o que está sendo executado conforme as metas planejadas. De um modo geral, organizações utilizam KPIs para conseguir avaliar o sucesso em atingir metas, por isso dizemos que os Indicadores de Desempenho demonstram como uma organização está efetivamente alcançando seus principais objetivos.

    Quando falamos especificamente de indicadores industriais, vimos que eles podem variar de acordo com o setor de atuação da empresa. Mas se os indicadores de desempenho específicos de uma indústria variam, uma coisa é certa: toda organização busca excelência na gestão, logo, todo negócio precisa ser gerenciado com base em dados e informações precisas (aí é que entra a importância dos indicadores industriais).

    Caso você queira saber mais sobre os KPIs, além do kit com e-book e planilha que citamos no início do artigo, recomendamos outros dois artigos:

    Esperamos que este artigo tenha sido útil a você. Deixe um comentário contando o que achou e compartilhe conosco qualquer outro conhecimento que possa contribuir com o tema. Fique à vontade também para compartilhar este post com seus colegas.

    Toda semana publicamos aqui artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico-financeiro. Também publicamos mensalmente materiais gratuitos para download como modelos de planilhas, white papers e e-books.

    Portanto, se você ainda não é assinante de nosso newsletter, cadastre-se para receber este e outros artigos por e-mail, ou nos adicione nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui.