• Planos e Preços
  • Casos de Sucesso
  • Educação
    • Aprenda
      • Blog da Treasy
      • Universidade Treasy
      • Biblioteca Treasy
      • Controller Cast
      • Trilhas de Conhecimento
      • Treasy para seu Negócio
    • Faça
      • Diagnóstico Empresarial
      • Caixa de Ferramentas
    • Relacione-se
      • Fórum Treasy
      • Semana do Planejamento Orçamentário 2020
      • Semana do Planejamento Orçamentário 2018
      • Semana do Planejamento Orçamentário 2017
  • Crie uma conta
Menu
  • Planos e Preços
  • Casos de Sucesso
  • Educação
    • Aprenda
      • Blog da Treasy
      • Universidade Treasy
      • Biblioteca Treasy
      • Controller Cast
      • Trilhas de Conhecimento
      • Treasy para seu Negócio
    • Faça
      • Diagnóstico Empresarial
      • Caixa de Ferramentas
    • Relacione-se
      • Fórum Treasy
      • Semana do Planejamento Orçamentário 2020
      • Semana do Planejamento Orçamentário 2018
      • Semana do Planejamento Orçamentário 2017
  • Crie uma conta
Login
Fale com especialistas

Excelência na gestão empresarial: criando a cultura de melhoria contínua nos resultados de sua empresa

Publicado dia 30 de agosto de 2015
Gilles B. de Paula

Tempo médio de leitura

8 min

Em princípio, gestão empresarial parece algo comum a todas as empresas, não é mesmo? Quando unimos essas duas palavras, a primeira impressão é a de que estamos falando da administração comum, que ocorre em qualquer negócio. Porém, a gestão empresarial é muito mais do que isso: é um conjunto de ações realizadas em busca da melhoria contínua dos resultados de uma organização.

Excelência na gestão empresarial

Isso significa que não basta apenas gerir a empresa, é preciso mover processos, planos, projetos e pessoas para alcançar os objetivos traçados e, consequentemente, os melhores resultados. Com uma gestão empresarial eficiente, é possível desenvolver uma visão sistêmica e holística do negócio, conhecer os fatores externos e internos que influenciam a situação da empresa e compreender o seu contexto atual para projetar o futuro de forma eficaz.

Além disso, o aumento da competitividade, da produtividade e da sustentabilidade também é fruto de uma boa gestão empresarial. Assim, quando bem utilizado, esse conceito pode contribuir com o aprimoramento dos processos operacionais e gerenciais e, inclusive, inserir a organização em uma cultura voltada à inovação e criatividade, independentemente do seu porte, ramo ou fase, se novo ou já consolidado.

Os resultados, como você viu, são excelentes. Mas, afinal, do que se trata a gestão empresarial na prática? Para responder a essa questão e mostrar como você pode utilizar esse conceito na sua empresa, elaboramos este artigo. Acompanhe!

O que você vai encontrar neste artigo:
  • O que é gestão empresarial
  • Fundação Nacional da Qualidade: apoio à gestão empresarial no Brasil
    • Prêmio Nacional da Qualidade: reconhecimento à excelência em gestão empresarial
  • Por onde começar?
  • Conclusão
  • Sem tempo para ler agora?
    Faça o download do arquivo em PDF

    (e aproveite para enviar à seus colegas)


    O que é gestão empresarial

    Definir gestão empresarial não é tarefa simples! Este é um conceito amplo, pois abrange diversas disciplinas que atuam em conjunto para a melhoria contínua dos processos operacionais e gerenciais de uma organização, utilizando vários métodos e técnicas.

    A gestão empresarial compreende, por exemplo, os processos de comercialização, suprimentos, armazenamento, movimentação de materiais e gerenciamento de recursos financeiros e humanos. Os profissionais envolvidos precisam desenvolver habilidades para lidar com pessoas, realizar uma comunicação efetiva, trabalhar em equipe, liderar, negociar, buscar informações e tomar decisões em contextos econômicos, políticos, culturais e sociais distintos.

    Assim, em resumo, a gestão empresarial é um conjunto de ações realizadas em diversos âmbitos para que os resultados de uma organização apresentem melhora contínua.

    Fundação Nacional da Qualidade: apoio à gestão empresarial no Brasil

    A gestão empresarial não fica restrita às paredes de um empreendimento. A relevância de empresas competitivas para a economia brasileira fez nascer, em 1991, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), organização que apoia e reconhece a excelência em gestão empresarial no país.

    Para orientar e estimular as empresas brasileiras em busca da evolução na gestão empresarial, a fundação desenvolveu o Modelo de Excelência em Gestão (MEG), instrumento que elenca os fundamentos da gestão empresarial e é reconhecido nacional e internacionalmente.

    Em sua 21ª edição, lançada em 2016, o diagrama do MEG apresenta 8 fundamentos que devem apoiar a gestão empresarial em empresas de qualquer porte e segmento. São eles:

    • Pensamento sistêmico: compreensão da interdependência entre os diversos componentes e processos que formam a empresa;
    • Aprendizado organizacional e inovação: promover ambiente favorável à criatividade a partir da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de conhecimentos entre a força de trabalho;
    • Liderança transformadora: atuação dos líderes de forma a promover os valores, princípios e objetivos da empresa de forma ética;
    • Compromisso com as partes interessadas: estabelecimentos de pactos com as partes interessadas em curto e longo prazo;
    • Adaptabilidade: flexibilidade e capacidade de mudança de forma ágil;
    • Desenvolvimento sustentável: consciência e compromisso da organização sobre os impactos de sua ação às pessoas e ao meio ambiente e contribuição para a melhoria da qualidade de vida;
    • Orientação por processos: compreensão da importância de os processos serem conhecidos em sua totalidade;
    • Geração de valor: alcance de resultados sociais, ambientais e econômicos que atendam às expectativas das partes interessadas.

    O diagrama do MEG elenca os fundamentos de excelência, mas cabe a cada empresa remontá-lo conforme o seu modelo de gestão e suas necessidades. Conheça o diagrama:

    MEG

    A utilização do diagrama adaptado ao perfil de cada organização traz diversos benefícios, entre eles o aprendizado organizacional, a avaliação dos resultados de forma objetiva, a incorporação de uma cultura de excelência na empresa e a ênfase na integração e alinhamento sistêmico.

    Prêmio Nacional da Qualidade: reconhecimento à excelência em gestão empresarial

    Além de fornecer apoio às empresas que buscam a excelência em gestão empresarial, a FNQ também premia as organizações que se destacam com o prêmio Melhores em Gestão, anteriormente conhecido como Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), considerado o maior reconhecimento à excelência na gestão no Brasil.

    Qualquer empresa, desde que atenda às condições do regulamento, pode se inscrever no prêmio. No processo de inscrição, a organização preenche uma autoavaliação em relação aos fundamentos que fazem parte do diagrama do MEG e envia os documentos necessários para o cadastro.

    Depois, os dados são analisados por uma banca avaliadora formada por 3 profissionais e, em seguida, o avaliador líder faz uma visita ao empreendimento para avaliar a gestão. Ao final da avaliação, todas as empresas recebem um Diagnóstico de Maturidade da Gestão, que pode ser utilizado como base para estimular a melhoria contínua do desempenho do negócio.

    Por onde começar?

    É fundamental ter em mente que não há como implantar o MEG do dia para a noite. Pensar nessa hipótese só fará com que o gestor se sinta mal por não colher os resultados logo no início e acabe desanimando.

    Por isso, no começo, é preciso entender qual atividade faz mais sentido para sua empresa e priorizá-la. Isso depende, claro, de vários fatores, como o porte da empresa, o ramo de atuação, estágio de maturidade (se está começando ou já é consolidada no mercado), necessidades externas (caso de empresas que dependem de órgãos reguladores) e seus planos de continuidade e crescimento.

    Assim, é preciso avaliar quais são as prioridades para sua empresa, de acordo com o momento. Uma boa dica é usar a Regra de Pareto: quais são os 20% de ações dentro da gestão empresarial que vão gerar 80% das melhorias nos resultados para sua empresa?

    E para auxiliar nessas definições iniciais, separamos abaixo 5 artigos que vão ajudar sua empresa a colocar em prática a gestão empresarial. Eles falam sobre:

    • Missão, Visão e Valores
    • Planejamento Estratégico, Tático e Operacional
    • Orçamento Empresarial
    • Indicadores de Desempenho
    • Ferramentas gerenciais para obtenção de controles e estatísticas

    Inclusive, sobre o tema orçamento empresarial, temos mais um material especial para você: o curso sobre a Metodologia Treasy de Gestão Orçamentária. 100% prático e objetivo, ele é baseado na mesma metodologia que aplicamos em nossos clientes e que tem gerado excelentes resultados em empresas de todo o país. Quer conferir esse conteúdo e aprender ainda mais sobre gestão orçamentária? Então clique na imagem abaixo e faça o download gratuito!

    Curso Metodologia Treasy de Gestão Orçamentária

    Conclusão

    Falar de gestão empresarial é como falar de planejamento estratégico empresarial, pois ela também deve envolver todas as pessoas que participam, de alguma forma, do desenvolvimento do trabalho dentro de um empresa. Por isso, é considerada uma atividade essencial, especialmente para negócios que buscam crescimento e uma melhoria contínua dos processos.

    Esperamos que este artigo tenha sido útil a você. Deixe um comentário contando o que achou e compartilhe conosco qualquer outro conhecimento que possa contribuir com o tema. Fique à vontade também para compartilhar este post com seus colegas.

    Toda semana publicamos aqui artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico-financeiro. Também publicamos mensalmente materiais gratuitos para download como modelos de planilhas, white papers e e-books.

    Portanto, se você ainda não é assinante de nosso newsletter, cadastre-se para receber este e outros artigos por e-mail, ou nos acompanhe nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui.

    FNQ gestao empresarial MEG PNQ
    Siga este link para participar da discussão
    Pesquise no blog

    Biblioteca Treasy: Materiais gratuitos

    Posts por categorias
    • Artigos (501)
    • Autores Convidados (44)
    • Casos de Sucesso (16)
    • Covid-19 (4)
    • Curadoria (1)
    • Materiais Para Download (63)
      • Controller Cast (27)
      • Cursos Online (2)
      • Drops Treasy (4)
        • Indicadores de Desempenho (1)
      • E-Books (17)
      • Infográficos (1)
      • Modelos de Planilhas (8)
      • Pesquisas (3)
      • Templates (1)
    • Notícias (3)
    • Novidades no Treasy (17)
    • Super Posts (11)
    • Treasy Tips (7)
    • Webinars (9)
    • White Papers (3)
    Últimos Posts
    • #WarmUp 3 – Simulações de Cenários: o controller com os números
    • #Warm Up 2 – Planejamento Orçamentário: controller com os gestores
    • #Warm Up 1 – Definições Estratégicas: controller com a diretoria
    • Semana do Planejamento Orçamentário 2020: Planejamento de RH – o que fazer?
    • Semana do Planejamento Orçamentário 2020: Planejamento de Atendimento – o que fazer?
    • Semana do Planejamento Orçamentário 2020: Planejamento de Vendas – o que fazer?
    • Semana do Planejamento Orçamentário 2020: Planejamento de Marketing – o que fazer?
    Posts recentes
    • #WarmUp 3 – Simulações de Cenários: o controller com os números
    • #Warm Up 2 – Planejamento Orçamentário: controller com os gestores
    • #Warm Up 1 – Definições Estratégicas: controller com a diretoria
    • Semana do Planejamento Orçamentário 2020: Planejamento de RH – o que fazer?
    • Semana do Planejamento Orçamentário 2020: Planejamento de Atendimento – o que fazer?
    Comentários
    • Lucas Nobre em Quais impostos uma empresa paga ao vender produtos ou serviços?
    • brunooliveira em Quais impostos uma empresa paga ao vender produtos ou serviços?
    • Lucas Nobre em Diferenças entre o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) e o Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC)
    • juniorbarrosnascimento em Diferenças entre o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) e o Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC)
    • Lucas Nobre em EBIT e EBITDA – O que são estes indicadores e qual a diferença entre eles?
    Login
    WhatsApp

    Contato

    marketing@treasy.com.br
    comercial@treasy.com.br
    financeiro@treasy.com.br
    rh@treasy.com.br
    suporte@treasy.com.br

    (47) 3804-6999

    WhatsApp
    (47) 9917-91551

    WhatsApp
    Facebook-f Linkedin-in Youtube Whatsapp

    Soluções

    Visão Geral

    Planos e Preços

    Casos de Sucesso

    Treasy para seu Negócio

    Cadastro

    Aprenda

    Blog da Treasy

    Biblioteca Treasy

    Universidade Treasy

    Controller Cast

    Trilhas de Conhecimento

    Faça

    Diagnóstico Empresarial

    Caixa de Ferramentas

    Relacione-se

    Fórum

    Semana do Planejamento Orçamentário 2020

    Semana do Planejamento Orçamentário 2018

    Semana do Planejamento Orçamentário 2017

     

    Sobre

    Trabalhe Conosco

    Contato

    © 2020 Treasy | Planejamento e Controladoria

    Programa de Parcerias Política de Privacidade Termos de Uso

    Estamos gerando o seu material

    Aguarde

    Você precisa preencher o formulário

    Tenta novamente

    Está pronto!

    Boa Leitura