Excelência na Gestão Empresarial – Criando a cultura de melhoria contínua nos resultados de sua empresa

Por |30/08/2015|

gestão empresarialSeria “chover no molhado” começar este artigo falando sobre a importância de sensibilizar empresários e gestores para enxergarem seus negócios de forma sistêmica, desenvolvendo a eficiência empresarial e sempre focando na melhoria contínua dos resultados.Afinal, se você chegou até aqui, provavelmente já está mais do que convencido dos inúmeros benefícios que uma boa Gestão Empresarial pode proporcionar para sua organização.

Mas só para não deixar em aberto, destacamos abaixo 5 motivos para você continuar lendo este texto:

  • Desenvolvimento de uma visão sistêmica e holística do negócio;
  • Conhecer os fatores externos e internos que influenciam a situação da empresa;
  • Compreensão do contexto atual da organização para projetar melhor o futuro;
  • Aumento da produtividade, competitividade e sustentabilidade;
  • Avaliação e melhoria contínua dos resultados.

Além disto, vale reforçar que independente do porte, ramo atuação ou mesmo se é uma empresa nova ou já está consolidada no mercado, a Gestão Empresarial quando bem utilizada, sempre pode contribuir com o aprimoramento dos processos operacionais, gerenciais e inclusive inserir a companhia em uma cultura voltada à inovação e criatividade.

Mas o que é Gestão Empresarial

Definir Gestão Empresarial de forma curta é um desafio, afinal esta é uma ciência bem ampla, que envolve várias disciplinas trabalhando em conjunto e buscando a implementação e melhoria continua dos processos operacionais e gerenciais de uma empresa, utilizando para isto inúmeros métodos e técnicas de gestão na formação e organização empresarial.

A disciplina abrange, entre outros, os processos de comercialização, suprimento, armazenamento, movimentação de materiais e no gerenciamento de recursos financeiros e humanos.

Além disto, os profissionais envolvidos com a Gestão Empresarial precisam desenvolver habilidades para lidar com pessoas, a capacidade de realizar uma comunicação efetiva, trabalhar em equipe, liderar, negociar, buscar de informações e tomar decisões em contextos econômicos, políticos, culturais e sociais distintos.

A Gestão Empresarial tupiniquim ganhando o mundo!

No Brasil, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), há muitos anos, vem fazendo um trabalho fantástico na estruturação de um modelo único de gestão conhecido como MEG (Modelo de Excelência na Gestão).

O MEG é um modelo bem completo e abrangente (e ao mesmo tempo muito simples), conhecido e reconhecido internacionalmente, que classifica a Gestão Empresarial em 8 fundamentos (áreas de conhecimento):

  • Informações e Conhecimentos
  • Clientes
  • Liderança
  • Sociedade
  • Pessoas
  • Processos
  • Estratégias e Planos
  • Resultados

Abaixo temos a mandala do MEG confeccionada pela FNQ que auxilia a compreender a interações necessárias entre estas áreas de conhecimento.

gestão empresarial

MEG – Modelo da Excelência na Gestão

E no vídeo curtinho (1 minuto) a seguir você pode ter uma ideia bem precisa de como estas áreas de conhecimento se relacionam e trabalham em conjunto:

Fundamentos da Gestão Empresarial

Além das 8 áreas chave do conhecimento, o MEG sugere ainda os 13 Fundamentos da Excelência que certamente contribuirão com a Gestão Empresarial de qualquer organização, sendo eles:

  1. Pensamento sistêmico;
  2. Atuação em rede;
  3. Aprendizado organizacional;
  4. Inovação;
  5. Agilidade;
  6. Liderança transformadora;
  7. Olhar para o futuro;
  8. Conhecimento sobre clientes e mercados;
  9. Responsabilidade social;
  10. Valorização das pessoas e da cultura;
  11. Decisões fundamentadas;
  12. Orientação por processos;
  13. Geração de valor.

Estes são os fundamentos internacionalmente reconhecidos e que são encontrados em organizações de classe mundial, traduzindo em processos gerenciais ou fatores de desempenho as premissas para as empresas que buscam o aperfeiçoamento contínuo, se mantendo sempre atualizadas e alinhadas às mudanças globais.

Por onde começar?

O MEG é um modelo de gestão completo, mas você já deve ter escutado a frase “o ótimo é inimigo do bom, não?

Portanto, não adianta querer implantar o MEG completo em sua empresa logo de início, do dia para noite. É preciso entender o que faz mais sentido para sua empresa e priorizar. E como em quase tudo na vida, não existe bala de prata na Gestão Empresarial. A priorização vai depender de fatores como:

  • Porte da empresa;
  • Estágio de maturidade (começando ou já consolidada no mercado);
  • Ramo de atuação;
  • Necessidades externas (por exemplo, empresas que dependem de órgãos reguladores);
  • Planos de continuidade e crescimento…

Assim, é preciso avaliar o que faz mais sentido para sua empresa, de acordo com o momento. Por exemplo, se a sua empresa está começando agora e tem um modelo de negócios que necessita bastante de pessoas e não envolve processos de fabricação (como uma empresa de serviços), fará muito mais sentido começar a estruturar a sua Gestão Empresarial atuando no critério de Gestão de Pessoas do que atuando em critérios como Sociedade ou Ambiental, não concorda?

Uma boa dica é usar a Regra de Pareto: quais são os 20% de ações dentro da Gestão Empresarial que vão gerar 80% das melhorias nos resultados para sua empresa?

E para auxiliar nestas definições iniciais, separamos abaixo 5 ações bem simples para sua empresa começar a colocar em prática a Gestão da Excelência Empresarial:

Inclusive, sobre o terceiro ponto, lançamos recentemente um Curso Gratuito sobre Gestão Orçamentária que pode auxiliar com os primeiros passos. Para se inscrever no curso, basta clicar na imagem abaixo:

Curso Metodologia Treasy de Gestão Orçamentária

Separamos também dois outros artigos, com uma visão um pouco diferente e bem interessantes para complementar o tema:

E como você já sabe, toda semana publicamos aqui artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico-financeiro. Também publicamos mensalmente materiais gratuitos para download como modelos de planilhas, white papers e e-books. Portanto, se você ainda não é assinante de nosso newsletter, cadastre-se (aqui, logo abaixo) para receber este e outros artigos por e-mail, ou nos adicione nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui.

E se o conteúdo do artigo foi útil para você e sua empresa, deixe um comentário e compartilhe com seus colegas utilizando os botões das redes sociais que ficam aqui logo abaixo.

Artigos Relacionados


Also published on Medium.

Cadastre-se no Treasy

Deixe seu comentário