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Joint Venture é uma boa estratégia para seu negócio? Veja como formar acordos comerciais estratégicos

Joint Venture

Quando uma empresa pensa em expansão, uma das coisas que precisa ser analisada é se os Investimentos Operacionais contribuirão para o lucro, seja aumentando as Receitas ou reduzindo Custos e Despesas. Essa expansão pode ocorrer de diversas maneiras, como por exemplo, por meio de Fusões e Aquisições, Holdings e Joint Venture.

Cada estratégia tem seus prós e contras e afeta de maneira diferente na competitividade do negócio. Um dos primeiros passos para escolher a estratégia é entender o problema que a empresa precisa solucionar (pode ser necessidade de crescimento, redução de custos etc) para, em seguida, determinar o retorno que espera obter.

É nessa hora que entra a figura do profissional de controladoria, pois ele está munido de toda a capacidade para avaliar as diferentes opções que a organização possui para expandir (e para alavancar). Aqui no blog já falamos de algumas das alternativas e hoje queremos apresentar mais uma: a Joint Venture empresarial.

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    O que é Joint Venture?

    Joint Venture é uma associação econômica (um acordo comercial) entre duas ou mais empresas, de ramos iguais ou diferentes, que decidem reunir seus recursos para realizar uma tarefa específica, durante um período determinado e, portanto, limitado.

    Uma estratégia de Joint Venture empresarial pode estar relacionada a um novo projeto ou outra atividade comercial, por exemplo. Assim, operações de Joint Venture são executadas para diversos fins, como: logísticos, industriais, tecnológicos, comerciais, entre outros. Na maioria dos casos a estratégia é adotada para acelerar a expansão dos negócios, pois ao unirem seus recursos as empresas têm acesso a habilidades escassas podendo, inclusive, penetrarem em novos mercados.

    Importante ressaltar que operações de Joint Venture não trazem apenas o compartilhamento de benefícios e lucratividade. Para entender melhor, basta analisarmos separadamente o que é Joint e o que é Venture: as duas palavras são de origem inglesa, sendo que Joint significa junto e Venture, risco. Portanto, nessa associação temporária são compartilhados também riscos, prejuízos e custos.

    Um exemplo de Joint Venture no Brasil foi a união da BRF com uma empresa da Cingapura, a Singapore Food Industries. A estratégia adotada pela brasileira teve como objetivo a expansão de mercado. No caso dessa parceria, o alvo da BRF era a Ásia.

    Por que pensar em Joint Venture empresarial?

    Como você deve ter percebido, a lógica por trás da formação de uma Joint Venture é uma só: empresas envolvidas avaliam que a probabilidade de sucesso é maior ou mais rentável trabalhando em conjunto.

    Para entender melhor, imagine uma empresa com pouca liquidez, mas com propriedade intelectual especializada, e outra com muito dinheiro, mas sem a capacidade técnica necessária. Em uma estratégia de Joint Venture as duas organizações podem se complementar para melhorar suas tecnologias.

    Nesse caso, a empresa com maior liquidez pode financiar um projeto para expandir a tecnologia da outra e, em troca, obter uma licença para comercializar a tecnologia sob sua marca. Outros exemplos de Joint Ventures podem incluir acordos para a compra conjunta de estoques de fornecedores com o objetivo de alcançar uma maior escala e custos mais baixos. As envolvidas podem concordar em unir produtos complementares, oferecendo uma oferta mais abrangente aos clientes.

    Em uma estratégia de Joint Venture as empresas podem unir-se de duas maneiras:

    O que é Joint Venture Contratual?

    Uma Joint Venture contratual é um acordo no qual duas partes se reúnem para um determinado projeto de negócios e, como o nome sugere, assinam um contrato descrevendo os termos. Nesta modalidade, ao invés de criar uma entidade jurídica separada para o projeto, as partes envolvidas trabalham em parceria, compartilhando os lucros ou perdas do empreendimento nos termos estabelecidos no próprio contrato de Joint Venture.

    Joint Ventures contratuais representam uma associação de interesses que visam cumprir objetivos específicos e com a proporcional divisão dos riscos (bônus e ônus são compartilhados). Como não há a criação de uma terceira empresa, esta modalidade não envolve a necessidade de mudanças estruturais para as envolvidas.

    O que é Joint Venture Societária?

    A principal característica de uma Joint Venture Societária é a realização de projeto ou empreendimento comum, com a criação de uma empresa que assume uma nova identidade jurídica. Além disso, Joint Ventures Societárias assemelham-se a uma parceria comercial, mas possuem uma diferença fundamental: enquanto parcerias geralmente envolvem relacionamento comercial contínuo e de longo prazo, Joint Ventures são baseadas em uma única transação comercial.

    Falando em parcerias comerciais, a pergunta que não quer calar é: quais as diferenças entre Joint Ventures e Fusões?

    Joint Ventures x Mergers (Fusões)

    Se você é leitor do nosso blog deve ter lido o artigo Fusões e Aquisições de empresas: como ocorre o processo de Mergers and Acquisitions (M&A)?. Falando primeiro de conceitos, temos que:

    Destacamos que tanto uma Joint Venture empresarial quanto uma Fusão ocorrem porque operações combinadas podem beneficiar ambas as empresas com economias de escala, maior participação de mercado, melhor tecnologia e mais compartilhamento de conhecimento. No entanto, elas possuem algumas diferenças:

    Não existe receita de bolo para identificar qual é a melhor opção para sua empresa. O que recomendamos, claro, é que seja elaborado um plano de negócios com definição de métricas, estratégias, metas e objetivos a serem atingidos.

    É essencial que as unidades de negócios envolvidas no processo de Joint Venture ou de fusão analisem o planejamento orçamentário. Assim, será possível que todos os envolvidos façam os ajustes necessários e possam verificar se o negócio a ser realizado será bom para todas as partes.

    Por isso, o ideal é que como Controller você avalie a Gestão Orçamentária de sua empresa. Para ajudá-lo nesse processo, desenvolvemos um e-book sobre metodologia e parâmetros que aplicamos para descobrir o nível de maturidade da Gestão Orçamentária. Para baixá-lo, clique na imagem:

    Entendido isso, vamos esclarecer os principais pontos positivos e negativos de uma Joint Venture.

    Associação Econômica entre empresas: Vantagens e Desvantagens

    Se você leu os outros tópicos deste artigo, já deve ter compreendido os principais prós de uma Joint Venture. Mas para facilitar, veja abaixo:

    Como sempre falamos em nossos artigos, toda vantagem tem sua desvantagem. Desse modo, os principais pontos negativos de uma estratégia de Joint Venture são:

    Agora, vamos supor que após analisar vantagens e desvantagens de uma Joint Venture a diretoria pediu a você, como Controller, que avaliasse se a empresa está preparada para uma estratégia de Joint Venture.

    Como saber se a empresa está pronta para fazer um Acordo Comercial?

    Conforme vimos, criar uma Joint Venture representa uma grande mudança para qualquer negócio. Por mais benefícios que sua empresa avalie, é preciso saber se a operação se enquadra na estratégia de negócios. Por isso, em primeiro lugar é preciso ver se a Joint Venture estará alinhada com planejamento estratégico. Feito isso, alguns passos são recomendados:

    E depois, como avaliar o parceiro?

    Após você avaliar que a estratégia de Joint Venture é adequada para o negócio é hora de avaliar se o parceiro é ideal para a empresa, ou seja, se possui recursos e habilidades complementares aos seus próprios.

    Em termos gerais, uma boa análise considera:

    Após a escolha do parceiro de Joint Venture, não esqueça de:

    1. Definir o que e como cada parte irá contribuir;
    2. Certificar-se de que todos entenderam os objetivos do acordo e
    3. Definir expectativas realistas.

    Outra dica essencial é sua empresa aplicar um processo de Due Diligence e sugerir que a empresa com a qual você pensa em fazer parceria também aplique. Dentre os objetivos de um processo de Due Diligence estão: analisar documentos e dados contábeis e financeiros a fim de eliminar ou mitigar riscos envolvidos em uma operação de aquisição, fusão ou de acordos comerciais entre empresas, ou, ainda, descobrir informações escondidas sobre um negócio. Esse processo é excelente para eliminar ou mitigar riscos em operações empresariais combinadas.

    Por isso sugerimos um checklist com mais de 65 itens para fazer uma auditoria na empresa. Nesse material, assinalando os campos “Já Possuo”, “Preciso Obter” ou “Não se aplica”, ficará fácil saber quais os itens a sua empresa precisa dar mais atenção. 

    Se você tiver interesse em baixar o Super Checklist gratuitamente, basta clicar na imagem:

    Concluindo

    Uma Joint Venture envolve duas ou mais empresas que unem recursos e experiências para alcançar um objetivo de fazer um acordo comercial empresaria, por um tempo determinado. Os motivos para a adoção dessa estratégia incluem: expansão de negócios, desenvolvimento de novos produtos, acesso a novos mercados e canais de distribuição, e busca por maior expertise técnica e recursos.

    Importante lembrar que operações de Joint Venture não trazem apenas o compartilhamento de benefícios e lucratividade. Nessa associação temporária são compartilhados também riscos, prejuízos e custos. Por isso, como vimos, antes de sua empresa optar por essa estratégia são necessárias algumas análises. Lembre-se que, como Controller, seu papel é fundamental!

    Esperamos que este artigo tenha sido útil a você. Deixe um comentário contando o que achou e compartilhe conosco qualquer outro conhecimento que possa contribuir com o tema. Fique à vontade também para compartilhar este post com seus colegas.

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