Treasy | Planejamento e Controladoria

Controller Cast #27 – Micro e Pequenas empresas: Inovação e Pioneirismo, com Alexandre Prado

Ao trilhar o caminho da inovação, empreendedores são capazes de gerar resultados e por consequência melhorar a vida dos stakeholders. Pioneirismo e inovação estão diretamente ligados com a aplicação prática de novas ideias, e para colocar as ideias em prática é necessário uma postura empreendedora.

Por isso, no episódio #27 do Controller Cast convidamos o Alexandre Prado, CPO na ContaAzul, uma plataforma de negócios em nuvem especializada em servir soluções para micro e pequenas empresas.

Se você ainda não conhece, o Controller Cast é um podcast onde discutimos temas de Finanças e Controladoria ou de interesse dessas áreas, trazendo ideias e exemplos práticos. Tudo por meio de entrevistas com profissionais que estão fazendo a diferença no mercado.

 

Agora você também pode nos ouvir no Spotify, Deezer e iTunes Podcast!

Ouça também os episódios anteriores:

#23 Controller Cast com Juliana Rossi sobre Planejamento e Orçamento de Marketing

#24 Controller Cast com Rodrigo Garcia sobre Valuation

#25 Controller Cast com Guilherme Costantin sobre Boas práticas na gestão de reembolso

#26 Controller Cast com Marcio Jacson sobre Como aumentar a produtividade da sua equipe de maneira efetiva

Sobre Alexandre Prado

Alexandre Prado é um profissional experiente em administração de times de alta performance. Suas áreas de expertise se concentram em administração de produto, desenvolvimento de negócios, planejamento estratégico e inovação. Atualmente é Chief Product Officer da ContaAzul, em Joinville – SC, Alexandre se graduou com M.B.A. na MIT em Cambridge Ma., USA. Em sua experiência profissional ele trabalhou em posições estratégicas, dentre elas Head of Corporate Development and Ventures na Cielo em São Paulo e Analista Junior na Goldman Sachs em Londres, UK.

 

Veja o que conversamos com Alexandre:

Na sua perspectiva e experiência, qual a melhor maneira de definir inovação e pioneirismo?

Considerando os desafios e limitações do setor, é possível que micro e pequenas empresas sejam capazes de inovar?

Existe uma ideia distorcida de que a inovação é algo extraordinário, que somente indivíduos altamente qualificados e com recursos ilimitados são capazes de ser pioneiros em inovação. Quais os fatores que levam as pessoas a acreditarem que inovação é algo distante da realidade dos empreendedores de micro e pequenas empresas?

Apesar disso, Alexandre, não podemos negar que a realidade que vivemos pode também apresentar desafios que impedem o desenvolvimento de novas ideias. Quais os fatores da realidade socioeconômica devem ser considerados quando se está trilhando o caminho da inovação?

Existe alguma característica em comum entre micro e pequenas empresas inovadoras?

Para os pequenos empreendedores ou pessoas que estão pensando em começar a empreender, quais exemplos de atitudes e dicas que podemos dar para facilitar a geração de ideias inovadoras que fazem a diferença na vida das pessoas?