Neste case Márcio Reis, Gerente de controladoria da Mosarte, compartilha os desafios da adoção e evolução constante do processo de orçamento, e como o software da Treasy foi essencial neste processo.
A Mosarte é uma empresa catarinense referência no mercado de revestimentos especiais, mosaicos e porcelanatos de alto padrão. Com quase 30 anos de história e mais de cem funcionários, seus produtos são comercializados e reconhecidos em 30 países e 4 continentes, evidenciando sua busca pela excelência em seu mercado.
Dos quase 30 anos de história da Mosarte, Márcio acompanha a evolução da empresa há mais de 26 anos, iniciando sua carreira na área administrativa e passando pela gerência financeira e por último a gerência de controladoria.
Com este tempo de casa, Márcio teve o privilégio de acompanhar o crescimento da Mosarte e apoiar desde o início o amadurecimento dos processos administrativos e financeiros da empresa.
Em 2012 a empresa deu um passo importante buscando acelerar a profissionalização da sua gestão de resultados, entrando no Programa de Parceiros para Excelência (PAEX) da Fundação Dom Cabral, movimento que trouxe o Orçamento Empresarial como uma boa prática essencial para os próximos passos da Mosarte.
Sobre a adoção do Orçamento, Márcio comenta que sua diretoria sempre incentivou a melhoria contínua e apoiou a adoção da ferramenta:
Com o trabalho realizado em conjunto com o PAEX e a adoção do orçamento, a Mosarte passou a ter uma visão e tomada de decisão no dia a dia muito mais orientada a dados.
Mas assim que a empresa passou a ganhar visibilidade dos resultados e buscar melhorias, logo surgiu um gargalo conhecido por muitos profissionais de controladoria e finanças: o uso das planilhas.
Buscando dar continuidade ao processo de melhoria dos resultados e dos controles da empresa, Márcio passou a buscar sistemas especialistas para apoiar com os desafios do orçamento e contornar o gargalo operacional em que se encontravam.
A parceria com a Mosarte iniciou em 2014 quando Márcio passou a consumir os conteúdos e materiais da Treasy. Em 2019 resolveu conhecer melhor nosso software e como ele poderia se adequar ao método de trabalho da empresa, que na época estava alinhado com as boas práticas da Fundação Dom Cabral.
A implantação foi um sucesso não apenas pela ótica de modelagem e integração, mas também em critérios menos técnicos mas de suma importância: a usabilidade da ferramenta, permitindo que usuários que não são de finanças, como a própria diretoria da Mosarte, pudessem participar e entender melhor o orçamento da empresa.
Ao falar dos resultados obtidos logo no primeiro ano da parceria, Márcio elenca três grandes mudanças em seu processo:
A solução da Treasy resolveu o gargalo e as horas do time de controladoria na confecção, análise e revisões do orçamento da empresa, eliminando várias atividades repetitivas e com alto grau de complexidade que ficavam sob responsabilidade de Márcio:
Muito além dos ganhos operacionais, o Treasy também evidenciou pontos de melhoria no processo de acompanhamento, ajudando a empresa e encontrar, entender e reverter desvios no resultado financeiro:
Como próximo passo no Planejamento e Acompanhamento de resultados da Mosarte, Márcio enxerga a Descentralização como uma prática a ser buscada nos próximos anos:
A Mosarte é mais um exemplo de uma empresa brasileira que colhe resultados com o Orçamento Empresarial, são 10 anos trabalhando com o Planejamento, acompanhamento e melhoria contínua dos resultados, reflexo da busca por excelência incessante da empresa.
E aí, o que você está esperando para começar hoje mesmo a plantar esses resultados em sua empresa?
Relacione-se
© 2024 Treasy | Planejamento e Controladoria
Aguarde
Tenta novamente
Boa Leitura