Treasy | Planejamento e Controladoria

Orçamento de Custo dos Produtos Vendidos

Antes de começarmos a falar sobre Custos, é importante que esteja bem claro a diferença entre Custos e Despesas. Se você ainda tem alguma dúvida ou gostaria de revisar, confira o tópico Custos x Despesas, saiba a diferença.

De modo resumido, são considerados Custos todos os desembolsos que uma empresa realizada para poder vender seus produtos, mercadorias ou serviços.

De acordo com o ramo de atuação da empresa, podemos ter basicamente três classificações de custos:

Existem vários métodos a apuração de custos. Vamos detalhar na sequência o método de Custeio Por Absorção, também conhecido como Custeio Integral. Este sistema apura o valor dos custos dos bens ou serviços, levando em consideração todos os custos produtivos, incluindo os custos diretos, indiretos, fixos e variáveis.

Este método é dividido em:

No método de custos por absorção, todos os custos fixos devem ser absorvidos pelos produtos, ou seja, através de parâmetros estabelecidos pela empresa, como por exemplo o numero de horas utilizado na produção de cada item, os custos fixos são alocados ao custo de cada produto, que somado ao custo variável nos dá o custo total unitário dos produtos.

Modelo de Planilha de Custeio para Download

Aproveite também e faça o download gratuito da nossa Modelo de Planilha de Custeio por Absorção e Custeio Variável.  Basta clicar na imagem abaixo.