Treasy | Planejamento e Controladoria

O que as polêmicas de Donald Trump podem ensinar à diretoria? O papel dos diretores na comunicação e motivação de equipe

Trump x Hillary. Trump x Obama. Trump e o twitter. Se você parar para pensar em cada um dos casos, é praticamente certo que acabará associando cada situação com polêmicas. Aliás, as polêmicas de Donald Trump foram o que ajudaram a fazer seu nome estar até na boca do povo que nem se interessava tanto assim por política norte-americana.

Prova desse sucesso está que inclusive aqui, em terras tupiniquins, na nossa festa mais badalada - o carnaval - máscaras do presidente dos EUA circularam por trios elétricos e marchinhas.

Trump é um homem acostumado a estar nos holofotes (na verdade, dizem que é disso que ele gosta). Empresário, celebridade da televisão norte-americana, milionário e agora presidente, todos concordamos que o homem por trás do The Trump Organization não chegou até onde está por acaso.

Justamente por isso é que está na hora de pararmos um pouco e tirarmos algumas boas lições de tudo que vivenciamos até aqui com o apresentador do The Apprentice. O papo é sobre Diretores e Donald Trump, afinal de contas, nas devidas proporções as responsabilidades assumidas exigem um trabalho igualmente árduo, muita atenção aos detalhes e um bom planejamento estratégico.

A lição será um pouco diferente e, para começar, temos a pergunta: como as polêmicas de Donald Trump podem ajudar Diretores a melhorarem a comunicação com gestores e a motivação de equipe?

    Sem tempo para ler agora?
    Faça o download do arquivo em PDF

    (e aproveite para enviar à seus colegas)


    As polêmicas de Donald Trump no Twitter: o que diretores têm a dizer

    O  presidente dos Estados Unidos é o cara que adora um twitter. Isso ninguém pode negar. Sua conta na plataforma já causou atritos com a população, celebridades e até com outros chefes de estado.

    Uma prova do desconforto que os tuítes de Donald Trump causam está em um dos resultados da pesquisa realizada pela Duke University/CFO Global Business Outlook. De acordo com ela, CFOs estão muito preocupados com a maneira com que o presidente se comunica com o mundo e o quanto isso pode afetar os negócios.

    John Graham, diretor da pesquisa e professor na Duke’s Fuqua School of Business, disse que “CFOs não gostam das flutuações e incertezas que resultam da maneira pela qual o Presidente Donald Trump comunica-se com seu público”.

    Essa fala bate com o resultado da pesquisa, a qual mostra que:

    Além disso, ainda no que tange a comunicação a pesquisa aponta o seguinte dado:

    Olhando apenas esses dois resultados temos algo muito importante a observar: a pesquisa mostra que diretores financeiros conseguem ver o papel importantíssimo da comunicação para cargos de liderança.

    Mesmo tendo sido realizada nos Estados Unidos, com certeza podemos aplicar os resultados ao nosso mundo verde e amarelo e estender o organograma para as demais diretorias.

    Então, podemos dizer que Donald Trump comunica-se com uma nação enquanto que diretores de uma maneira geral falam com executivos, gestores e equipes. Observe que não importa a platéia. O que está em jogo aqui é conseguir passar uma mensagem que motive ao invés de amedrontar, que impulsione ao invés de retrair, que una ao invés de separar e que, acima de tudo, mostre que o líder sabe quando tem algo dando errado e é preciso mudar o curso.

    O papel dos diretores na comunicação representa, portanto, aquela diferença que faz um líder ser seguido porque é temido ou porque é um motivador.

    Polêmicas de Donald Trump ensinam diretores sobre motivação de equipe

    Para atingir os objetivos de articular e esclarecer é preciso que diretores façam uso de uma comunicação clara, direta e objetiva. O mesmo, obviamente, é necessário para uma pessoa com um cargo de gerir um país.

    Fazendo um comparativo, já que estamos falando de diretoria, dizemos que CEOs são representantes máximos da saúde financeira das empresas enquanto que a principal autoridade do Poder Executivo - o Presidente -  é o representante máximo do povo.

    Por serem representantes, ambos os papéis exigem que sejam entregues aos seus respectivos públicos informações que transmitem o recado a ser dado - ao mesmo tempo que incentive e motive um grupo a trabalhar em prol de um objetivo em comum.

    Empresas trabalham com missão, visão e valores. Em outras palavras, enquanto Presidentes possuem um plano de governo, CEOs têm planejamento estratégico, tático e operacional a seguirem.

    As polêmicas de Donald Trump, especialmente no Twitter, deixam inclusive a Casa Branca de cabelo em pé. Isso porque o presidente torna público opiniões que muitas vezes vão contra o que a maioria da população norte-americana acredita - ou até mesmo contra o que diz a própria Constituição dos Estados Unidos.

    Continuando com a comparação, é o mesmo que ocorreria se um diretor articulasse estratégias opostas ao definido pelo planejamento estratégico ou pelo orçamento empresarial de sua empresa. Ou ainda, seria o mesmo que um diretor da área financeira não conseguir traduzir aos demais gestores, de uma maneira compreensível, as questões sobre finanças.

    Então, como deve ser a comunicação para liderar?

    Falando agora do cenário empresarial (mas Donald Trump também poderia seguir essas dicas), algumas sugestões para diretores melhor se comunicarem com seu time são:

    O tweet final

    Reconhecemos que o presidente Donald Trump é um homem de sucesso, com uma excelente visão para os negócios, focado em resultados e que entende sobre empreendedorismo. O Presidente Republicano gosta dos holofotes e, por estar no centro das atenções da economia mundial, é impossível não mencioná-lo. Igualmente impossível é não se deparar com alguma novidade sobre o novo morador da Casa Branca.

    As polêmicas de Donald Trump estão entre as notícias mais visadas e não é para menos. Trump é um líder e, como tal, tudo o que fala tem consequências. O mesmo acontece no mundo corporativo, especialmente quando falamos de diretoria.

    Diretores, especialmente os CFOs, detém informações importantíssimas sobre a saúde financeira da empresa. E se problemas nas finanças arruinam relacionamentos, o que dizermos de empresas? Diretores que sabem liderar entendem a relação do papel da comunicação com a motivação de equipe.

    Diretores e gestores devem ser transparentes na comunicação. Isso porque é a transparência que faz com que todos os envolvidos saibam o que está acontecendo e como a empresa está remando ao seu objetivo. Isso evita aqueles boatos que podem atrapalhar a execução do planejamento estratégico e orçamentário, o que por consequência pode arruinar as operações de uma organização.

    E se o slogan de Donald Trump é “Make America great again”, diretores não precisam polemizar. O que um diretor precisa é ter em mente que seu papel também é o de motivar e engajar, mas sabendo usar a comunicação como ferramenta para unir diferentes áreas de uma empresa em prol de um mesmo objetivo.

    Aproveitando, já que o assunto é diretoria e gestão, que tal aprofundar o conhecimento sobre algo muito importante para a área de controladoria e finanças, os Indicadores Financeiros para Análise de Investimentos? Em nosso e-book disponível para download você encontrará diversos indicadores como VPL, VPLa, ROIC, Payback e muitos outros:


    Conseguiu entender nosso ponto de vista? Nossa pergunta agora é para você. Como você enxerga o papel da alta gestão e a importância da comunicação para transparência de informações? Caso tenha algumas sugestões de como diretores devem se comunicar, deixe ali nos comentários.

    E não esqueça! Se você gostou desse artigo, faça como Trump e abuse das redes sociais: compartilhe o texto com seus colegas!