Com uma gestão focada em processos e resultados, em 2017 a A2C entrava no segundo ano do seu processo de gestão orçamentária. Na época com 70 colaboradores, a empresa contava com a participação dos gestores desde o primeiro exercício orçamentário, prezando pela transparência e utilizando o orçamento como uma ferramenta de alinhamento entre os objetivos das áreas e da empresa.
Mesmo com um processo de planejamento que envolvia 10 gestores e demorava em torno de 2 semanas, a previsibilidade de resultados não se concretizava. Segundo João de Andrade, Sócio e Diretor de Operações, ainda estavam “olhando pelo retrovisor”.
Consolidar o planejado x realizado, extraindo as informações do ERP e alinhando com a modelagem do planejamento era uma tarefa homérica que consumia vários dias de trabalho do time financeiro todo mês e, mesmo assim, o resultado não era o esperado. O reporte final não era suficiente para a tomada de decisão pelos gestores ou pela diretoria.
E mesmo contando com uma consultoria especializada na época, as planilhas traziam morosidade para o processo: era possível planejar, mas era impossível acompanhar os resultados mês a mês. O sistema de ERP contratado também não conseguia suprir as informações de planejamento, nem relatórios gerenciais.
Aliado a estes problemas, João também tinha a visão de que “é importante ter a gestão da empresa independente de pessoas, de arquivos. Queríamos tê-la em nuvem, integrada com as demais plataformas da empresa“.