A Aquarela Parques é uma indústria de playgrounds com gestão familiar e mais de 15 anos de história. Hoje é detentora de toda a cadeia desde o design até a entrega e manutenção dos parques infantis que fabrica.
Neste case os sócios e irmãos Mel Rolim (Administrativo) e Rafael Rolim (Tecnologia) compartilham como o Planejamento e o Acompanhamento Orçamentário foram peças chaves na profissionalização da empresa ou, citando o próprio Rafael, como transformaram a gestão financeira artesanal em profissional.
A necessidade de Gestão Orçamentária na Aquarela Parques se confunde com o crescimento agressivo da empresa, de 2018 a 2022, saíram de 20 para 110 colaboradores.
Ainda em 2015 a empresa começou a investir pesado em Marketing Digital influenciados por Rafael, que enxergou a oportunidade de investir em Marketing de Conteúdo em uma época que pouco se falava do tema no Brasil e, ainda menos, no setor da indústria. Neste mesmo período também investiram em maquinários para internalizar os processos industriais que eram relevantes no markup de seus produtos.
Em pouco tempo os investimentos começaram a dar retorno, e atendendo aos clientes do setor público e privado, a empresa viu seu faturamento aumentar. Acompanhando o crescimento da empresa, a complexidade financeira e principalmente as questões tributárias começaram a tirar velocidade e gerar muita dor de cabeça para os sócios.
Além disso, por mais que os resultados fossem positivos, Mel e Rafael não tinham clareza de quais ações estavam de fato colaborando com o crescimento da empresa.
O apoio da contabilidade (que foi trocada algumas vezes) já não era suficiente para as necessidades de gestão da empresa. Mel e Rafael iniciaram então uma busca por conhecimento nas áreas de planejamento, contábil e tributária, quando encontram o Treasy.
O conjunto de software e o serviço de Coaching de Controladoria foi ideal para o cenário da Aquarela Parques.
O histórico e o prospecto de crescimento da empresa exigiam agilidade e trabalho em conjunto entre os especialistas da Treasy e a equipe da empresa para definirem a Modelagem Financeira (etapa inicial dos projetos com a Treasy) ideal para a empresa.
O projeto com a Treasy deu base e antecipou um projeto antigo e necessário para os próximos passos da empresa: a migração do ERP atual para o ERP da Senior, que também foi importante para a maturidade de gestão da empresa.
O Orçamento Empresarial trouxe diversos ganhos diretos e indiretos para a empresa. A transformação do financeiro para atingir uma maturidade nos processos que permitisse o acompanhamento do Planejado x Realizado de forma profissional, acabou evoluindo diversos outros processos no caminho.
Um desejo antigo dos sócios era conseguir planejar e acompanhar indicadores segmentados como faturamento e margem de contribuição pelos canais de venda público e privado.
A implantação do Treasy também trouxe evolução no processo de custeio da empresa, passando a trabalhar com Fichas Técnicas e ganhar um controle dos custos muito mais eficiente.
Com o foco na melhoria do custeio e das fichas técnicas para o Planejamento, os gestores identificaram uma capacidade ociosa na sua produção industrial, o que possibilitou a validação de uma nova fonte de receita: industrializar partes do processo que dominavam, para outras indústrias menores.
Essa nova linha de receita foi acompanhada de perto no Planejado x Realizado no Treasy e em poucos meses se mostrou muito promissora, tornando-se um novo público para a Aquarela Parques.
A dor inicial da empresa também foi sanada. Com o Orçamento, conseguiram direcionar recursos de forma mais inteligente para cada uma das Unidades de Negócio da empresa, além de trabalharem com a ferramenta de Simulação de Cenários do Treasy, validando cenários de alocação dos investimentos nas unidades, iniciativas que reduziram os desembolsos com tributos.
Já com o ERP implantado, o Treasy também foi essencial para doutrinar nosso processo de entradas e saídas do financeiro.
Com os ganhos e aprendizados mês a mês do processo de acompanhamento orçamentário, os sócios começaram a envolver também os gerentes industriais e de logística, caminhando para a descentralização orçamentária.
Talvez um dos ganhos mais intangíveis e poderosos da implantação do Orçamento Empresarial, já relatado em outros cases aqui no blog, é o ganho de Tranquilidade na hora de gerir os resultados da empresa.
Relacione-se
© 2025 Treasy | Planejamento e Controladoria
Aguarde
Tenta novamente
Boa Leitura