Treasy | Planejamento e Controladoria

Controller Cast #23 – Planejamento e Orçamento de Marketing, com Juliana Rossi

O Planejamento Orçamentário envolve todas as áreas de uma empresa e, dentre elas, o Marketing. Responsável por trazer receita para empresa, a área de Marketing — muito por conta do digital — se tornou extremamente analítica para cumprir a exigência de mensuração de resultados.

E para organizar e traduzir tudo isso para o econômico-financeiro da empresa é onde entra a Controladoria, que tem o desafio de caminhar entre todas as áreas, entendendo a fundo o modelo de negócio e, ao fim, montar o Planejamento Orçamentário mais adequado possível.

No Controller Cast de hoje Juliana Rossi, Controller na Resultados Digitais, fala sobre o alinhamento estratégico entre Marketing e Controladoria, os desafios que o englobam e sua experiência como controller em uma empresa de alto crescimento.

Se preferir, você também pode acessar nosso canal no Soundcloud. O Controller Cast é um podcast pensado especialmente para profissionais das áreas de Planejamento, Controladoria e Finanças. Nele discutimos temas relacionados com a área, trazendo insights, conteúdos práticos e entrevistas com profissionais que estão fazendo a diferença em suas empresas.Veja também os episódios anteriores:

#18: Controller Cast com Rodrigo Ventura sobre O sócio que sobrou para o financeiro

#19: Controller Cast com Millor Machado sobre Como definir metas e objetivos claros

#20: Controller Cast com Fábio Pugliesi sobre Planejamento tributário

#21 Controller Cast com Carlos Santos sobre Melhorias no processo de previsão de margens e resultados

#22 Controller Cast com Hermes Reis sobre Como criar a Modelagem Financeira e Orçamentária de sua empresa

Sobre Juliana Rossi

Juliana Rossi é Controller da Resultados Digitais e é formada em Administração de Empresas pela FGV. Está na RD há 4 anos e durante esse percurso participou de todas as rodadas de investimento da empresa. Hoje é responsável pelo departamento de FP&A, Contabilidade e Tesouraria.

 

Um bate-papo sobre Planejamento Orçamentário no Marketing com Juliana Rossi

Veja o que conversamos:

Como funciona o processo de Planejamento Orçamentário na RD?

Na RD a gente vem amadurecendo bastante esse processo. Mas para esse processo acontecer a gente tem o envolvimento de todo o time do executivo, controladoria, operações e o envolvimento de todos os líderes de cada área. Definimos calendário do processo de trás pra frente, com base no nosso prazo que temos acordado com o conselho administrativo da companhia e os investidores. Basicamente a gente divide o processo em quatro estágios.

Quantos ciclos de orçamentário vocês passaram para chegar no momento atual?

Como funciona o orçamento de Marketing aí na RD?

Qual é o papel da controladoria na hora de pegar os dados do Marketing e ajudar eles a transformar num plano numérico?

Confusão de caixa e competência. Qual sua experiência de levar esses conceitos para o time da RD?

Ferramentas em dólar. Como vocês lidam com isso aí na RD?

Qual a autonomia que os departamentos têm nas ações de contratação de talentos? E principais aprendizados.

A taxa de eficiência é responsabilidade da Controladoria?

Como que vocês trabalham com a distribuição do budget entre operações existente que já vem funcionando e as novas que estão em teste?

Em época de orçamento curto, o que fazer para enxugar o orçamento de marketing?

Dicas para encurtar o tempo para chegar num estágio semelhante na RD?

Precisando montar o orçamento de Marketing? Confira nosso eBook Planejamento e Orçamento de Marketing. Um guia completo para organizar e estruturar as ações de Marketing de sua empresa e maximizar os retornos sobre o investimento.