A Dbug Telecom atua há mais de 20 anos com planos de internet fibra óptica e fornecimento de link para outros provedores. Atualmente estão presentes em 9 municípios do Paraná e fornecem link para centenas de cidades do Brasil.
Neste case, a Coordenadora de Controladoria Francine Ferreira compartilha os desafios de organizar o financeiro, criar do zero a área de controladoria da empresa (em meio à uma transição de carreira da Contabilidade para a Controladoria), e como a Metodologia Treasy ajudou neste processo
A Francine, Coordenadora de Controladoria da Dbug, é contadora de formação e após uma experiência de quase 15 anos na contabilidade, ingressou na Dbug com o desafio de implantar o setor de controladoria da empresa. Embora o contábil e a controladoria possuem certa convergência, Francine sabia que a mudança era um grande desafio e demandaria muito desenvolvimento profissional e pessoal.
Com a criação deste novo departamento a Dbug Telecom buscava resolver uma dor comum das pequenas e médias empresas: a falta de previsibilidade financeira e informações precisas para a tomada de decisão.
Para implantar a controladoria Francine precisou revisar os processos financeiros, de contas a pagar e a receber e garantir que os dados utilizados para os processos de controladoria fossem de qualidade. Uma verdadeira revolução nos processos financeiros que trouxe maturidade para a empresa e para a carreira de Francine.
Após o financeiro estruturado, um dos primeiros passos da controladoria foi implantar o Orçamento Empresarial para a empresa.
Para o primeiro exercício orçamentário a empresa optou por iniciar em Planilhas, mas logo o processo ganhou proporção e importância para todos, e a busca por soluções começou:
Foi durante uma entrevista de emprego para uma vaga aberta em seu time, que Francine recebeu a indicação do Treasy por um entrevistado que já trabalhava com a ferramenta.
No processo comercial junto aos especialistas da Treasy, Francine conseguiu entender que a ferramenta aderia muito bem aos seus processos atuais antes de avançar com a contratação, o que trouxe muita segurança em todo o projeto na hora de escalar o projeto para a diretoria.
Recordando os resultados da parceria com a Treasy, Francine destaca os ganhos para a empresa e também para o seu processo de transição da contabilidade para a controladoria.
Com o Treasy, Francine descentralizou totalmente o orçamento da empresa, contando com a participação de dez gestores no planejamento e acompanhamento dos resultados.
Para a criação da cultura orçamentária na organização, Francine também compartilha o importante papel da diretoria:
Hoje caminhando para o quarto ciclo orçamentário, os resultados ficam ainda mais evidentes:
O sucesso com a implantação da área de controladoria e do orçamento empresarial também somou para a carreira de Francine:
Se você também quer resolver os desafios financeiros de sua empresa, sem investir uma fortuna em ferramentas complexas, converse com nossos especialistas e veja como a Metodologia Treasy pode ajudá-lo!
Relacione-se
© 2024 Treasy | Planejamento e Controladoria
Aguarde
Tenta novamente
Boa Leitura