Como a Dugraf alcançou uma variação de apenas 2% entre Planejado e Realizado

SOBRE A EMPRESA

Com matriz em São José-SC e filial em São Paulo-SP a empresa tem mais de 20 anos no ramo de gráficas. Cliente Treasy desde 2017, a Dugraf implantou o processo de Gestão Orçamentária e partiu para o desafio de trabalhar com Previsibilidade de Resultado. A empresa vem crescendo cerca de 15 a 20% ao ano desde 2010.

DESAFIOS ENFRENTADOS

Ter sucesso no mercado de gráficas exige conhecer e responder rapidamente às variações externas. No caso da Dugraf, a “imprevisibilidade é uma constante” por conta de duas variáveis principais:

  • a empresa fornece soluções em insumos e equipamentos para o mercado gráfico nacional que costumam realizar seus pedidos conforme demanda;
  • além de contar com 99% de seu faturamento sendo encabeçado por produtos importados, que sofrem com a forte variação cambial.

Segundo Luiz Fernando Amorim, Diretor Financeiro da empresa, “Sofríamos o medo de todo o empresariado brasileiro, não sabermos o dia de amanhã. O fato de trabalhar com dólar afeta bastante nossa capacidade de previsão”.

Luiz até tentou rodar o processo orçamentário em planilhas, mas havia todo o trabalho manual despendido na elaboração e na manutenção constante. “A planilha se tornou muito perigosa, você erra uma fórmula e isso vai influenciar no seu resultado. A todo momento tínhamos a dúvida se a informação estava consistente, eu trabalhava como uma calculadora do lado para validar a informação da planilha​”, contou Luiz.

ESTRATÉGIA ADOTADA

A diretoria da empresa, composta por quatro sócios, entendeu que o orçamento seria uma peça fundamental para realizar um Planejamento Estratégico para os próximos 5 anos e acompanhá-lo de forma profissional, mantendo o crescimento de 15 a 20% ao ano conquistado em seu mercado.

Foi neste cenário que, em 2017, por meio de uma Newsletter da Endeavor, Fernando conheceu a Treasy. Mesmo já tendo testado outras ferramentas de mercado para solucionar seu problema e esbarrado na complexidade de implantação e uso, Fernando resolveu investir tempo para conhecer nossa Solução e nossa Metodologia própria de Planejamento e Controle Orçamentário.

“O processo de implantação do Treasy foi tudo dentro do planejado, super tranquilo. Todas as agendas foram respeitadas. O processo foi super objetivo. Como somos distribuidores, gostamos do contato frente a frente, no início surgiu uma desconfiança se nos adequaríamos ao processo de implantação remoto, mas o caminhar do processo logo deixou de lado essa insegurança​”, contou Luiz.

Luiz ainda comenta que “Embora tenhamos começado tarde com o Treasy (em Dezembro de 2017), a flexibilidade das reuniões auxiliou a concluir o projeto em tempo hábil”, assim, a Dugraf contava com o orçamento pronto para acompanhar na solução já em Janeiro de 2018.


Fugindo da complexidade já conhecida de outras soluções, Luiz destaca que “Ao final da implantação já tinha meus dashboards configurados conforme minha necessidade” e completa, “O Treasy é simples como queríamos, nos apresenta os gráficos, gauges e indicadores que precisamos para tomar decisão”.

Equipe da Dugraf

RESULTADOS ALCANÇADOS

“No começo do mês eu perdia em torno de 4 dias conferindo a planilha, hoje fazemos com 30 minutos no Treasy”, relembra Luiz. Mas o ganho de mais de 97% no tempo investido para o Planejamento e Acompanhamento não foi o único benefício trazido pela solução.

Luiz Fernando importa informações do realizado e se reúne com diretores para analisar a disparidade do planejado x realizado. Avalia o faturamento, custo de materiais, custos fixos e variáveis. O dia que antes era despendido pelo trabalho operacional nas planilhas, agora é investido em análises.

A agilidade conquistada para a tomada de decisão vai ao encontro do grande desafio de responder rapidamente às mudanças do mercado da Dugraf.

“Hoje conseguimos manter uma variação de 2% entre planejado e realizado, o que não tínhamos e nos dá segurança como empresa​”, finaliza Luiz.

Em período de expansão da empresa, a Dugraf agora consegue criar Simulações de Cenários de vendas em São Paulo, antecipando seus números para validar sua estratégia de crescimento.  Com maior Previsibilidade de Resultado e com múltiplos cenários para amparar a tomada de decisão, a empresa avança com otimismo e profissionalismo para os próximos passos em sua jornada de crescimento.

30 minutos

para conferência do realizado

2%

de variação entre planejado e realizado

Maior segurança

nos dados financeiros

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