[Cliente Orgulho Treasy] – Como a Dugraf alcançou uma variação de apenas 2% entre Planejado e Realizado em um mercado imprevisível

Publicado dia 13 de março de 2019

Dugraf“Há quanto tempo você não entra em uma banca para comprar um jornal ou revista?”

A questão levantada por Luiz Fernando Amorim, Diretor Financeiro da empresa Dugraf, ilustra bem a realidade do mercado de gráficas no qual a empresa atua há mais de 20 anos.

Todavia, essa realidade é diferente quando se fala da Dugraf. Na contramão do seu mercado, a empresa vem crescendo cerca de 15 a 20% ao ano desde 2010. O segredo? O foco no mercado de embalagens vislumbrado como tendência há 10 anos e o profissionalismo na gestão.

Cliente Treasy desde 2017, vamos contar neste case como a Dugraf deu o próximo passo em sua gestão e partiu para o desafio de trabalhar com Previsibilidade de Resultado, implantando um processo de Gestão Orçamentária mesmo em um mercado muito dinâmico e com uma forte influência de variáveis externas, como o dólar.

Os Desafios da Gestão na Dugraf

Ter sucesso no mercado de gráficas exige conhecer e responder rapidamente às variações externas.

No caso da Dugraf, a “imprevisibilidade é uma constante” por conta de duas variáveis principais:

  • A empresa fornece soluções em insumos e equipamentos para o mercado gráfico nacional que costumam realizar seus pedidos conforme demanda;
  • Além de contar com 99% de seu faturamento sendo encabeçado por produtos importados, que sofrem com a forte variação cambial.

Neste contexto, temos um cenário favorável para muitos empresários simplesmente desacreditarem do Orçamento Empresarial e da busca por previsibilidade financeira.

Não foi o caso da diretoria da Dugraf. Segundo Fernando (Diretor Financeiro) “Sofríamos o medo de todo o empresariado brasileiro, não sabermos o dia de amanhã. O fato de trabalhar com dólar afeta bastante nossa capacidade de previsão”.

Percebendo o comportamento atípico do câmbio impactar os resultados da empresa, Fernando resolveu apostar no Orçamento para planejar e acompanhar suas receitas, custos e despesas mais de perto.

A diretoria da empresa, composta por quatro sócios, entendeu que o orçamento seria uma peça fundamental para realizar um Planejamento Estratégico para os próximos 5 anos e acompanhá-lo de forma profissional, mantendo o crescimento de 15 a 20% ao ano conquistado em seu mercado.

As ferramentas de gestão que trouxeram a Dugraf até 2017 com um ritmo constante de crescimento, não seriam as mesmas que manteriam este crescimento para o próximos anos frente às mudanças macroeconômicas.

Luiz até tentou rodar o processo orçamentário em planilhas mas, além de todo o trabalho manual despendido na elaboração e na manutenção constante, “A planilha se tornou muito perigosa, você erra uma fórmula e isso vai influenciar no seu resultado. A todo momento tínhamos a dúvida se a informação estava consistente, eu trabalhava como uma calculadora do lado para validar a informação da planilha”, conta Luiz.

Foi neste cenário que, em 2017, por meio de uma Newsletter da Endeavor, Fernando conheceu a Treasy.

Mesmo já tendo testado outras ferramentas de mercado para solucionar seu problema e esbarrado na complexidade de implantação e uso, Fernando resolveu investir tempo para conhecer nossa Solução e nossa Metodologia própria de Planejamento e Controle Orçamentário.

Estratégia adotada

“O processo de implantação do Treasy foi tudo dentro do planejado, super tranquilo. Todas as agendas foram respeitadas. O processo foi super objetivo. Como somos distribuidores, gostamos do contato frente a frente, no início surgiu uma desconfiança se nos adequaríamos ao processo de implantação remoto, mas o caminhar do processo logo deixou de lado essa insegurança”, relata Luiz.

Luiz ainda comenta que “Embora tenhamos começado tarde com o Treasy (em Dezembro de 2017), a flexibilidade das reuniões auxiliou a concluir o projeto em tempo hábil”, assim, a Dugraf contava com o orçamento pronto para acompanhar na solução já em Janeiro de 2018.

Fugindo da complexidade já conhecida de outras soluções, Luiz destaca que “Ao final da implantação já tinha meus dashboards configurados conforme minha necessidade” e completa, “O Treasy é simples como queríamos, nos apresenta os gráficos, gauges e indicadores que precisamos para tomar decisão”.

Resultados obtidos com a Metodologia Treasy

“No começo do mês eu perdia em torno de 4 dias conferindo a planilha, hoje fazemos com 30 minutos no Treasy”, relembra Luiz. Mas o ganho de mais de 97% no tempo investido para o Planejamento e Acompanhamento não foi o único benefício trazido pela solução.

Luiz Fernando importa informações do realizado e se reúne com diretores para analisar a disparidade do planejado x realizado. Avalia o faturamento, custo de materiais, custos fixos e variáveis. O dia que antes era despendido pelo trabalho operacional nas planilhas, agora é investido em análises.

Time Dugraf

Time da Dugraf

“Com Treasy conseguimos analisar o nosso Orçamento via Web, sem troca de planilhas. O gestor geral da empresa que está constantemente em deslocamento entre a filial São Paulo e Santa Catarina, abre o Treasy lá e eu aqui, fazemos um call e resolvemos tudo.”, relata Luiz.

A agilidade conquistada para a tomada de decisão vai ao encontro do grande desafio de responder rapidamente às mudanças do mercado da Dugraf, “Hoje conseguimos manter uma variação de 2% entre planejado e realizado, o que não tínhamos e nos dá segurança como empresa”.

Próximos passos

Em período de expansão da empresa, a Dugraf agora consegue criar Simulações de Cenários de vendas em São Paulo, antecipando seus números para validar sua estratégia de crescimento.

“No Treasy começamos a trabalhar com simulação de cenários, o que ajudou muito, inclusive simulando rodadas de investimento em nossa filial. Trabalhamos com cenários realista, otimista e pessimista. Ajudou muito na tomada de decisão”, afirma Luiz.

Com maior Previsibilidade de Resultado e com múltiplos cenários para amparar a tomada de decisão, a empresa avança com otimismo e profissionalismo para os próximos passos em sua jornada de crescimento.

Sobre a Dugraf

Com a missão de aumentar a qualidade de impressão para a indústria gráfica brasileira, a Dugraf busca incessantemente por tecnologia de ponta, oferecendo redução de setup, redução do tempo de parada de máquina e maior durabilidade.

O portfólio construído nos 20 anos de empresa, garante aos seus clientes a melhor relação custo-benefício, qualidade e produtividade, com soluções diferenciadas e a melhor tecnologia disponível no mercado, como blanquetas de alta performance, panos de limpeza e chapas fotopolímeras para dry-offset, letterpress e flexografia ultravioleta.

Com matriz em São José-SC e filial em São Paulo-SP a empresa oferece atendimento especializado para todo o território nacional.

Sobre o Treasy

O Treasy é a solução completa de Planejamento e Controladoria, onde sua empresa pode aplicar de forma fácil e rápida todos os conceitos e metodologias abordados neste case.

Confira alguns dos recursos que temos disponíveis para auxiliar sua empresa a melhorar continuamente seus resultados financeiros:

  • Metodologia própria de Planejamento e Acompanhamento de resultados
  • Orçamento Empresarial descentralizado
  • Projeções, Simulações e Cenários
  • Acompanhamento Planejado x Realizado x Histórico
  • Relatórios e Análises Gerenciais
  • Gráficos e Indicadores de Desempenho
  • Integração com seu ERP e contabilidade

No vídeo abaixo (curtinho) você pode ter uma noção de todo o potencial da solução para ajudar a tornar a Gestão do Desempenho de sua empresa best-in-class:

Além do software especializado, podemos auxiliar sua empresa também com a adoção da Metodologia Treasy de Planejamento e Acompanhamento de Resultado que tem contribuído com a melhoria contínua dos resultados de centenas de clientes em todo o Brasil.

Crie uma conta agora mesmo e faça um teste gratuito do software por sete dias. Ou marque uma conversa com um de nossos especialistas.

E para se manter informado sobre os novos recursos e melhorias que disponibilizamos no Treasy, se cadastre em nossa newsletter ou nos adicione nas redes sociais.

Deixe um comentário

Você precisa estar logado para postar um comentário. Clique aqui para fazer o login