Gestão Empresarial – 5 lições que o carnaval tem a ensinar para as organizações

Publicado dia 11 de fevereiro de 2015
 aprendizados de gestão empresarialConfira o excelente artigo publicado pela FNQ (Fundação Nacional da Qualidade) esta semana em seu blog trazendo 5 ótimos aprendizados de Gestão Empresarial tirados do carnaval e que podem ser facilmente aplicados ao ambiente corporativo.

Apesar do clima festivo, muitas vezes confundido com bagunça, o carnaval pode ensinar-nos bastante sobre a gestão nas organizações. Por isso, relacionamos alguns quesitos das escolas de samba com os negócios e apontamos quais lições elas podem nos dar para evoluir a gestão.

Evolução – Os setores devem evoluir de acordo com o ritmo da organização

Assim como no desfile, o ritmo não pode parar nas organizações, uma vez que o descompasso pode atrapalhar o fluxo e os processos. Um setor não deve trabalhar individualmente e, sim, interligado a outros, respeitando seus líderes e condições. Desta forma, os “buracos” e erros são evitados e a organização segue sambando no mesmo ritmo.

Harmonia – Os líderes devem reger suas alas para que haja entrosamento de toda a equipe

Na avenida, é importante que o samba-enredo seja cantado conforme o ritmo da música. Para isso, existe um líder que rege toda a escola de samba. O mesmo ocorre em uma organização, onde o gestor deve ser capaz de puxar e direcionar suas equipes para que todos ajam juntos, conforme os processos, cada equipe fazendo a sua parte. Esse líder deve alinhar os valores da empresa, definir as metas e trabalhar para que os colaboradores cantem junto o mesmo samba.

Reinventar – As escolas de samba, assim que acaba um desfile, já estão pensado no próximo

Para poder lutar pelo título de campeã do carnaval, é preciso reinventar-se a cada ano. Isso não implica em grandes inovações, cheias de tecnologia e complexidade. Muitas vezes, o simples resolve e descomplica. Além disso, pensamos muito em grandes inovações e acabamos esquecendo de fazer o óbvio, como cuidar bem dos clientes da casa e, até mesmo, dos próprios colaboradores. E, nessa hora, acreditar que vai dar certo e permitir a reinvenção são as atitudes que as escolas campeãs mais buscam.

Motivação – Na avenida, cada componente de uma escola de samba é apaixonado pelo que faz

Por mais que existam aqueles que só apareçam na escola em poucos ensaios (ou até mesmo não ensaiem), algo motivou essas pessoas a escolherem aquela escola para desfilar, seja afinidade, amigos ou, até mesmo, o valor da fantasia. E na avenida, não importam os motivos, todos que estão desfilando se mostram motivados por estarem lá defendendo a sua escola, apaixonados (nem que seja por apenas alguns minutos) e envolvidos pelo propósito de levar a história que a agremiação decidiu contar.

Por que os seus colaboradores escolheram trabalhar em determinada organização e o que é feito para que essa motivação continue a cada dia de trabalho? Essas são perguntas que devem ser feitas com alguma frequência, para que o envolvimento de cada integrante continue. Para isso, é importante que todos saibam a missão, a visão e os valores da empresa, além dos papéis e objetivos de cada um.

Na escola de samba, os componentes trabalham por uma causa e, em uma organização, não deve ser diferente.

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Liderança – O carnavalesco é o grande maestro que integra o tema do samba com toda a magia que acontece na avenida

Na escola de samba, o carnavalesco é aquele que vai tirar do papel o tema eleito e transformá-lo no desfile que vai para a avenida. Desde o samba enredo até as alas, as fantasias e os carros alegóricos. Para isso, é preciso ter a capacidade de inspirar e de ser extremamente criativo, de forma a transformar um tema em todo um desfile. Nas organizações, o líder tem o mesmo papel de envolver e engajar sua equipe para fazer a empresa “rodar”, direcionando sua equipe e, ao mesmo tempo, dando abertura para que possam sugerir melhorias, apontar erros e mostrar suas próprias ideias.

Sobre o autor

aprendizados de gestão empresarialO trabalho da FNQ é baseado no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), uma metodologia de avaliação, autoavaliação e reconhecimento das boas práticas de gestão.

Estruturado em treze Fundamentos e oito Critérios, o Modelo define uma base teórica e prática para a busca da excelência, dentro dos modernos princípios da identidade empresarial e do atual cenário do mercado.

Para saber mais, acesse: http://www.fnq.org.br/

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