[Cliente Orgulho Treasy] – Como a Controladoria se tornou uma peça fundamental na expansão do Grupo Nomura

Publicado dia 10 de abril de 2017

O Grupo Nomura possui mais de 18 anos de experiência no varejo, período em que conquistou números expressivos: hoje são mais de 260 colaboradores, avançam para a abertura da 23ª unidade de negócio, são responsáveis pela operação de franquias de 6 grandes marcas: Arezzo, Schutz, L`Occitane Provence, L`Occitane au Bresil, Adidas e Saltô, sendo considerada ainda a Franquia Schutz que mais vende no Brasil.

Grupo Nomura - Imagem de Capa

Os Desafios de Gestão

Cliente Treasy há quase 3 anos, o Grupo se deparou em 2015 (na época com 14 lojas) com dois desafios: preparar um departamento de controladoria que desse apoio ao crescimento do grupo e ter uma maior mensuração dos resultados para bonificar de forma variável alguns colaboradores estratégicos.

Na época o Grupo Nomura possuía um departamento financeiro bastante enxuto (1 gerente financeiro + 2 assistentes) e analisavam os resultados somente pela ótica de caixa em uma planilha eletrônica, o que resultava muitas vezes em uma análise defasada (os números demoravam a serem consolidados) e sempre com a insegurança sobre a integridade dessas informações. Cada unidade nova aberta pelo grupo representava uma nova aba na planilha e um risco enorme de conflito com as fórmulas existentes.

Com estes desafios em mente, Guilherme Faraco, na época atuando como gerente de operações do grupo, começou a pesquisar por dicas e boas práticas para estruturar a área de forma de que suportasse a escala da empresa.

O Treasy surgiu como referência nos conteúdos que consumia e logo Guilherme estava convencido que poderíamos contribuir com o know-how e com a sistematização da controladoria da empresa.

Estratégia Adotada

A cultura orçamentária no Grupo Nomura ainda era bastante incipiente, sendo realizado apenas uma projeção de vendas por conta do próprio modelo de franqueadora. O restante da operação não contava com projeções e a ótica de resultado não era acompanhada.

O desafio agora era vender o projeto internamente. A diretoria do grupo já havia passado por experiências negativas com soluções anteriores, que envolviam altos custos, tempo de implantação e que acabavam não sendo incorporadas no dia-a-dia, caindo em desuso.

Guilherme se comprometeu pessoalmente com o projeto pois acreditou que a solução era o que o Grupo Nomura precisava para alcançar uma gestão estratégica baseada nos números e superar os desafios do crescimento.

Ao avançar com a implantação, o primeiro desafio foi algo bem comum no varejo: projetar e acompanhar a projeção de um grande mix de produtos. Neste ponto os consultores da Treasy tiveram o papel de auxiliar no encontro de um equilíbrio: uma abertura dos produtos que possibilitasse uma boa capacidade de análise para tomada de decisão, mas que também não onerasse tempo para a projeção e manutenção da estrutura.

“Este processo até poderia estar em planilhas, mas a insegurança nos números e o trabalho operacional para chegar no nível de detalhamento que tem hoje, faria o processo todo perder muita velocidade e credibilidade.”
Guilherme Faraco, gerente de Operações do Grupo Nomura

Foram realizadas várias rodadas de estruturação até encontrarmos um modelo ideal de projeção, mas hoje o modelo já se provou, suportando 2 anos de crescimento e o acréscimo de 8 novas unidades ao orçamento do Grupo Nomura.

Em cerca de 1 mês o Treasy estava implantado. Segundo Guilherme, “este processo até poderia estar em planilhas, mas a insegurança nos números e o trabalho operacional para chegar no nível de detalhamento que tem hoje, faria o processo todo perder muita velocidade e credibilidade”, o que não acompanharia a velocidade que precisava na geração de suas análises.

Quando questionado sobre o principal fator de sucesso na implantação do Treasy, Guilherme conta que “o compromisso de analisar os números por caixa e competência, com a possibilidade de ter mais pessoas analisando sua participação no resultado, foi fundamental para a solução ter adesão. Agora o Grupo Nomura conta com mais colaboradores olhando para o norte da empresa”.

Resultados Obtidos

Segundo Guilherme os resultados da implantação do Treasy não podem ser analisados de forma isolada. É preciso olhar para toda a cultura de planejamento e análise de resultados que foi criada como consequência da adoção da solução.

“A implantação da solução nos exigiu amadurecer outros pontos do processo de planejamento e análise dos resultados da empresa, justamente para que a solução tivesse o máximo de aderência e alavancasse o amadurecimento do departamento”.

Hoje o Grupo Nomura apura os resultados mensalmente com análises por loja, por marca e também do grupo como um todo. Detalhes que não possuíam antes da adoção da solução por conta do volume de trabalho para gerar este tipo de análise.

“Com o Treasy começamos a ter um apurado do markup efetivo mês a mês, analisando inclusive ações promocionais em determinadas unidades e qual o impacto financeiro dessa ação, se o ganho de venda foi suficiente para compensar a perda de margem.”, afirma Guilherme.

Um exemplo prático das mudanças está na apuração do CMV (Custo da Mercadoria Vendida) do grupo, anteriormente apurado pelo regime de caixa o indicador sofria muita sazonalidade por depender das condições de pagamento dos fornecedores. “Com o Treasy começamos a ter um apurado do markup efetivo mês a mês, analisando inclusive ações promocionais em determinadas unidades e qual o impacto financeiro dessa ação, se o ganho de venda foi suficiente para compensar a perda de margem”.

Mas Guilherme pontua que a cultura que se criou ao redor do orçamento foi o maior benefício da implantação e do trabalho realizado com a Treasy. A antiga apresentação de resultados que era passiva de ações, visto que o resultado já estava defasado, hoje dá lugar à uma reunião estratégica onde conseguem inclusive identificar novas oportunidades e tratá-las com maior diligência, entendendo o potencial de novos negócios para o grupo.

“A projeção de resultado só ficou mais palpável a partir da implantação do Treasy”, comenta Guilherme.

Próximos Passos

Para Guilherme, hoje Diretor de Operações & Negócios do Grupo Nomura, contar com a Treasy para auxiliar na evolução do departamento de controladoria também auxiliou a deixar à área autônoma. Com a baixa curva de aprendizado do Treasy, Guilherme em pouco tempo conseguiu repassar a solução para seus pares e focar em outros projetos e demandas para o Grupo.

Como um próximo passo para o orçamento do Grupo, Guilherme enxerga o processo cada vez mais maduro principalmente na ótica de acompanhamento do realizado x planejado. Pretendem iniciar revisões trimestrais do orçamento, evoluir o processo de justificativa dos desvios e tornar  a informação de resultado cada vez mais democratizada no grupo.

“O objetivo é tornar o processo de planejamento tão importante quanto o acompanhamento do realizado, tendo cada vez mais previsibilidade nos resultados”, desta Guilherme.

Sobre o Grupo Nomura

Ficha técnica
Grupo Nomura
Cidade/UF: Camaçari – BA – Brasil
Setor: Comércio
Vertical: Comércio Atacadista
Número de funcionários: 201 a 500 colaboradores

Sobre o Treasy

O Treasy é a solução completa de Planejamento e Controladoria, onde sua empresa pode aplicar de forma fácil e rápida todos os conceitos e metodologias abordados neste artigo.

Confira alguns dos recursos que temos disponíveis para auxiliar sua empresa a melhorar continuamente seus resultados financeiros:

  • Orçamento Empresarial descentralizado
  • Projeções, Simulações e Cenários
  • Acompanhamento Planejado x Realizado x Histórico
  • Relatórios e Análises Gerenciais
  • Gráficos e Indicadores de Desempenho
  • Integração com seu ERP e contabilidade

No vídeo abaixo (curtinho) você pode ter uma noção de todo o potencial da solução para ajudar a tornar a Gestão do Desempenho de sua empresa best-in-class:

Além do software especializado, podemos auxiliar sua empresa também com a adoção da metodologia de gestão orçamentária e implantação das melhores praticas de gestão que estão contribuindo com a melhoria contínua dos resultados financeiros de centenas de clientes em todo o Brasil.

Acesse www.treasy.com.br e experimente o Treasy ou nos envie um e-mail (contato@treasy.com.br) para marcar uma conversa com um de nossos especialistas e receber uma avaliação gratuita dos atuais processos de gestão de sua empresa e dicas do que pode ser melhorado!

Talvez você também queira ler um destes:


Também publicado em Medium.

Deixe um comentário

Você precisa estar logado para postar um comentário. Clique aqui para fazer o login