Como o Grupo São José reduziu em 80% o tempo investido na elaboração de relatórios gerenciais de 28 lojas

O Grupo São José possui mais de 50 anos no ramo ótico do Brasil, com sua fundação em São José dos Pinhais – SP pelo experiente na área Sr. Geraldo Canto, com forte expansão na década de 70, hoje o grupo comemora mais de 100 unidades entre franquias e lojas próprias.

Neste case Josi Correa, Diretora Geral do Grupo São José, compartilha sua experiência com a automação do Planejamento Financeiro e dos relatórios gerenciais do grupo, reduzindo o trabalho operacional e ganhando tempo para focar em atividades estratégicas para o grupo.

DESAFIOS ENFRENTADOS PELO GRUPO SÃO JOSÉ

Josi trabalha no Grupo São José há mais de 20 anos, assim, acompanhou não apenas a expansão do Grupo para o modelo de franquias atual, como também a criação e maturação dos processos financeiros, de planejamento e controladoria. 

Em 2018, com o crescimento do Grupo, surge a necessidade da diretoria de contar com relatórios gerenciais automatizados e inteligência financeira para a tomada de decisão.

Eu fazia o DRE de 28 lojas no Excel, todos os meses, buscando as informações do nosso ERP e trabalhando rateios, custo de pessoal, custo de laboratório, custo de produção etc. Era algo extremamente trabalhoso, precisava digitar, compilar, corrigir fórmulas, e me custava em torno de 5 dias de trabalho.”

Com este tempo dedicado às planilhas para consolidar o resultado das unidades, faltava tempo para detalhar o planejamento por loja, a diretoria contava apenas com um comparativo de real x Orçado do grupo como um todo para suas análises. Isso dificultava na hora de entender qual unidade estava contribuindo ou prejudicando o planejamento macro do grupo.

“Sentíamos falta de uma visão mais profissional do caixa e dos resultados, por loja, por linha de produto, algo que no varejo é muito importante e ao mesmo tempo difícil de conseguir. Passei por 3 ERPs e nenhum deles me entregava os relatórios gerenciais que precisava.”

ESTRATÉGIA ADOTADA

Josi encontrou no Treasy a solução ideal para apoiar com os relatórios gerenciais e a evolução do planejamento por loja. 

No início da parceria optaram pelo serviço de Advise de Controladoria para migração das planilhas que já utilizam para o sistema, além de contar com o apoio de especialistas para detalhamento do planejamento por unidade.

Fachada do Grupo São José

RESULTADOS ALCANÇADOS COM A TREASY

Contar com Inteligência Financeira para gerir o negócio trouxe mais confiança nos números para a diretoria.

“O principal ganho foi agilidade na tomada de decisão. Hoje eu tenho um DRE Planejado e Realizado em até 1 dia para apresentar para a diretoria. O Treasy me mostra facilmente o que estourou, onde precisamos de ajustes no próximo mês etc. O realizado está todo integrado ao nosso ERP, e com isso eliminamos as planilhas do processo. Antes só conseguíamos analisar os resultados na metade do mês, a sensação era de olhar pelo retrovisor. Hoje tomamos a decisão e agimos dentro do mês para corrigir os resultados.”

Indo além dos comparativos entre o planejado e realizado, hoje a empresa consegue atuar ativamente em cima dos desvios:

“Nas reuniões com a diretoria, analisamos linha a linha do orçamento com a análise vertical do Treasy, quando identificamos que as metas percentuais de CMV, por exemplo, não está sendo alcançada, já saímos da reunião com um plano de ação para atuar dentro do mês.”

Outro ganho importante para a empresa foi o uso das Simulações de Cenários:

“Hoje conseguimos simular iniciativas nas unidades com muita agilidade, consigo ver o impacto no DRE de realizar uma contratação, desligamento ou mesmo uma campanha de vendas, por exemplo. Isso facilita muito a tomada de decisão.”

Com a maturidade conquistada no processo de planejamento, também foi possível envolver mais pessoas nos planos, melhorando o alinhamento do time e a precisão do planejamento:

“Já somos clientes da Treasy há 4 anos e a cada ano sentimos que evoluímos mais o orçamento, começamos com muita necessidade de ajustes e hoje já planejamos com mais precisão. Também conseguimos envolver mais times com a ferramenta, hoje cada setor (compras, estoque, RH etc) apresenta seu orçamento participando ativamente.”

Além dos benefícios para a empresa, para a Josi como profissional, a automação também impactou sua carreira. Com o ganho de tempo que era investido na manutenção das planilhas e outras atividades operacionais eliminadas pelo Treasy, Josi pôde se aproximar mais do comercial da empresa, atuar de forma mais estratégica e gerar mais valor para o grupo.

“Com o ganho de tempo eu consegui me direcionar mais para o comercial, estar junto às lojas, apoiar a gerências e atuar mais estrategicamente do que ficar criando planilhas. Isso com certeza me ajudou a transitar entre a gerência financeira e a diretoria geral da operação.”

Confira uma visão geral do Treasy

Buscando os mesmos resultados para sua empresa? Converse com a gente!

Estamos gerando o seu material

Aguarde

Você precisa preencher o formulário

Tenta novamente

Está pronto!

Boa Leitura