Icatu projeta melhoria em 50% do resultado financeiro almejado graças à Gestão Orçamentária

SOBRE A EMPRESA

A Icatu é uma empresa situada na Bahia, com mais de 20 anos de mercado e que há cinco passou a oferecer serviços de Trade Marketing. Apesar de ser relativamente nova no mercado, já conta com 369 funcionários distribuídos no Nordeste e no Norte do país. Em plena expansão, recentemente a Icatu passou a exercer suas atividades também no Sudeste, com uma filial em São Paulo.

DESAFIOS ENFRENTADOS

Diante de tal crescimento, a Icatu entendeu que os resultados financeiros são fruto do desempenho de todas as atividades de uma empresa. Por esse motivo, em 2014 trabalhou na reestruturação do Departamento Financeiro, sendo que na sequência sentiu a necessidade de implantar também uma Área de Contabilidade, que até então era realizada por terceiros.


Após esse processo, para dar conta de uma demanda da diretoria que cobrava relatórios e, claro, resultados, o próximo passo aconteceu naturalmente: foi a vez de ser criada a Equipe de Controladoria. Logo que a Controladoria começou a funcionar a Icatu percebeu que era hora de ter um Controle Orçamentário, identificando principalmente os gargalos na Gestão Financeira da empresa.

O nosso Planejamento Orçamentário estava fadado ao fracasso, pois a prática não estava alinhada com nosso sistema. Passamos a ter um custo altíssimo de mão de obra e um desperdício de tempo, pois cada lançamento que fazíamos no sistema precisava ser feito também no orçamento que estávamos montando internamente. Não havia integração das informações
Suzanne Sampaio
Supervisora de Controladoria

Devido à centralização da informação os gestores não estavam aptos a alocar valores financeiros de acordo com as necessidades de suas equipes, muito menos a fazerem uma distribuição de forma específica. “Isso ficava 100% concentrado na  controladoria, o que estava sobrecarregando a área”, resume Suzanne.

ESTRATÉGIA ADOTADA

Após analisar diversas outras propostas, decidiu investir no Treasy por ser o software que melhor se adequou às necessidades da empresa, entregando não apenas ferramenta mas também uma metodologia eficiente de implantação.

No início, nos foi apresentada uma proposta de consultoria. Até então não havíamos tido essa experiência. Um consultor da Treasy buscou entender como funcionavam os nossos serviços e desenhou todo o processo.Nossa estrutura de plano de contas e plano de custos foi a Treasy que importou para o sistema. Não tivemos sequer o trabalho de realizar esse cadastramento
Suzanne Sampaio
Supervisora de Controladoria

Na relação entre Treasy e Icatu, três meses foi o tempo para parametrizar o sistema com as informações importadas. A expectativa da empresa era de que em um ano todas as projeções fossem feitas pelo Treasy, mas os resultados reais foram muito melhores.

RESULTADOS ALCANÇADOS

Cliente Treasy desde o início de 2016, nas palavras de Suzanne o sistema entrou na Icatu com solução e metodologia. Previsto para acontecer em um ano, com oito meses de uso já  percebeu muito conhecimento agregado, começando inclusive a trabalhar com projeção, algo que não acontecia no passado. “Muito do que conhecemos de orçamento devemos a esse nosso trabalho em conjunto. Prezamos por essa ideia de parceria”, comenta.


O Treasy, implantado com menos de um ano de operação da área de controladoria, já permite uma visualização do plano de contas e custos no orçamento, além de possibilitar a verificação dos gargalos por onde está escoando a margem de lucro.

Por falar em gargalos, Suzanne conta que o software inclusive ajudou a identificar um problema em uma das filiais da empresa.

Graças ao Treasy identificamos a necessidade de realizar alguns ajustes em antigos contratos e conseguimos melhorar a margem em até 130% em alguns deles. Isso porque notamos que os contratos antigos estão comprometendo 50% do nosso resultado almejado e já estamos montando uma ação para reverter este quadro, visando diminuir custos e otimizar resultados. Sem o Treasy não conseguiríamos ter acesso a essas informaçõe
Suzanne Sampaio
Supervisora de Controladoria

Outro ponto de destaque é que, mesmo com o tempo relativamente curto de utilização do Treasy, a Icatu já sente um maior engajamento dos gestores na busca por melhores resultados para suas áreas e empresa como um todo.

Solução e metodologia

Com oito meses de uso do Treasy o time de controladoria notou muito conhecimento agregado

Orçamento e Planejamento

Com o Treasy tivemos visibilidade para realizar ajustes em antigos contratos, resultando em melhoria de até 130% na margem

Gestores mais engajados

gestores participam ativamente da busca resultados para suas áreas

Buscando os mesmos resultados para sua empresa? Converse com a gente!

Como a Treasy auxilia centenas de empresas a alcançarem seus objetivos com planejamento e orçamento

Estamos gerando o seu material

Aguarde

Você precisa preencher o formulário

Tenta novamente

Está pronto!

Boa Leitura