[Cliente Orgulho Treasy] – Como a Icatu projeta 50% de melhoria do Resultado Financeiro por meio da Gestão Orçamentária de alta performance

Publicado dia 21 de março de 2017

Icatu Bahia - Banner HomeA Icatu é uma empresa situada na Bahia, com mais de 20 anos de mercado, oferecendo um leque de serviços destinados ao varejo, assim como na área de recursos humanos (recrutamento e seleção, administração de temporários, projetos de terceirização, marketing de campo, treinamento e consultoria empresarial). Há cinco anos a empresa passou a oferecer também serviços de Trade Marketing.

Apesar de ser relativamente nova no mercado, a Icatu já conta com mais de 370 funcionários distribuídos no Nordeste e no Norte do país e está em plena expansão, sendo que recentemente a passou a exercer suas atividades também no Sudeste, com uma filial em São Paulo.

Os Desafios de Gestão

Diante de tal crescimento, a Icatu entendeu que os resultados financeiros são fruto do desempenho de todas as atividades de uma empresa. Por esse motivo, em 2014 trabalhou na reestruturação do Departamento Financeiro, sendo que na sequência sentiu a necessidade de implantar também uma Área de Contabilidade, que até então era realizada por terceiros.

Após esse processo, para dar conta de uma demanda da diretoria que cobrava relatórios e, claro, resultados, o próximo passo aconteceu naturalmente: foi a vez de ser criada a Equipe de Controladoria. Logo que a Controladoria começou a funcionar a Icatu percebeu que era hora de ter um Controle Orçamentário, identificando principalmente os gargalos na Gestão Financeira da empresa. Suzanne Sampaio, Supervisora de Controladoria da Icatu, conta que para lidar com o Gerenciamento Orçamentário passaram a utilizar um sistema próprio, desenvolvido internamente. Foi aí que a Icatu esbarrou em um obstáculo: apenas a ferramenta não era suficiente para garantir o sucesso do projeto. Faltava na empresa expertise para implantar um processo completo de Gestão Orçamentária.

“O nosso Planejamento Orçamentário estava fadado ao fracasso, pois a prática não estava alinhada com nosso sistema. Passamos a ter um custo altíssimo de mão de obra e um desperdício de tempo, pois cada lançamento que fazíamos no sistema precisava ser feito também no orçamento que estávamos montando internamente. Não havia integração das informações”, detalha Suzanne.

Principalmente por estar em ritmo de crescimento, a Icatu também viu que era hora de ter seus gestores envolvidos nos resultados. Isso porque, conforme aponta Suzanne, até então eles não tinham influência ou mesmo base de informações para questionar valores, como os de previsão e realizado, por exemplo.

Como uma coisa liga à outra, devido a essa falta de informação os gestores não estavam aptos a alocar valores financeiros de acordo com as necessidades de suas equipes, muito menos a fazerem uma distribuição de forma específica. “Isso ficava 100% concentrado na  controladoria, o que estava sobrecarregando a área”, resume Suzanne.

Assim, sabendo da importância da disseminação da Cultura Orçamentária e com a necessidade de auxiliar a área de Controladoria a otimizar o processo decisório na empresa, a Icatu foi atrás de uma solução que estivesse de acordo com seus objetivos e necessidades.

Estratégia Adotada

A Icatu tinha ciência de que em uma empresa com o seu crescimento, utilizar o Excel como ferramenta limitaria muito a evolução do projeto e a entrega de resultados. Então, buscou no mercado uma solução que importasse as informações de um sistema para outro e gerasse os números. Foi assim que, após analisar diversas outras propostas, decidiu investir no Treasy por ser o software que melhor se adequou às necessidades da empresa, entregando não apenas ferramenta mas também uma metodologia eficiente de implantação.

“No início, nos foi apresentada uma proposta de consultoria. Até então não havíamos tido essa experiência. Um consultor da Treasy buscou entender como funcionavam os nossos serviços e desenhou todo o processo”, explica Suzanne. Ela ainda complementa: “nossa estrutura de plano de contas e plano de custos foi a Treasy que importou para o sistema. Não tivemos sequer o trabalho de realizar esse cadastramento”.
Na relação entre Treasy e Icatu, três meses foi o tempo para parametrizar o sistema com as informações importadas. A expectativa da empresa era de que em um ano todas as projeções fossem feitas pelo Treasy, mas os resultados reais foram muito melhores e em poucos meses o Processo Orçamentário já estava rodando de forma plena.

Resultados Obtidos

Cliente Treasy desde o início de 2016, nas palavras de Suzanne, a Treasy entrou na Icatu com solução e metodologia. Previsto para acontecer em um ano, com oito meses de uso já  percebeu muito conhecimento agregado, começando inclusive a trabalhar com projeção, algo que não acontecia no passado. “Muito do que conhecemos de orçamento devemos a esse nosso trabalho em conjunto. Prezamos por essa ideia de parceria”, comenta Suzanne.

Icatu Bahia - Suzanne Sampaio - Controladoria

“Graças ao Treasy identificamos a necessidade de realizar alguns ajustes em antigos contratos e conseguimos melhorar a margem em até 130% em alguns deles.” Suzanne Sampaio

Assim como para a Treasy, para a Icatu a área de Controladoria gera harmonia com os gestores de informação, seja ela financeira ou de qualidade. Por isso, a empresa possui dois  analistas agregados ao departamento de qualidade, ou seja, duas pessoas cuidam do orçamento e duas cuidam da qualidade da operação. O Treasy, implantado com menos de um ano de operação da área de controladoria, já permite uma visualização do plano de contas e custos no orçamento, além de possibilitar a verificação dos gargalos por onde está escoando a margem de lucro.

Por falar em gargalos, Suzanne conta que o software inclusive ajudou a identificar um problema em uma das filiais da empresa. “Graças ao Treasy identificamos a necessidade de realizar alguns ajustes em antigos contratos e conseguimos melhorar a margem em até 130% em alguns deles. Isso porque notamos que os contratos antigos estão comprometendo 50% do nosso resultado almejado e já estamos montando uma ação para reverter este quadro, visando diminuir custos e otimizar resultados. Sem o Treasy não conseguiríamos ter acesso a essas informações”, comemora.

Para ter uma ideia do ganho que a Icatu já vislumbra com o Treasy basta dizer que, com esse panorama completo da Gestão Orçamentária, a empresa projeta a melhoria da margem de várias unidades após colocar em prática as ações para acabar com os gargalos citados.

No que diz respeito aos gestores, agora com o sistema rodando cada um tem os números do orçamento de suas áreas na ponta do lápis. Segundo Suzanne, eles conseguem alocar os  recursos financeiros necessários da melhor maneira possível. “A qualidade do trabalho apresentado pelos gestores aumentou muito. Cada um vê sua parte, aloca da forma mais coerente e nós analisamos o que foi previsto e o que foi realizado efetivamente”, resume. Outro ponto de destaque é que, mesmo com o tempo relativamente curto de utilização do Treasy, a Icatu já sente um maior engajamento dos gestores na busca por melhores resultados para suas áreas e empresa como um todo.

Próximos Passos

Com a identificação dos gargalos, o foco agora é em redução de custos. Por reduzir custos, Suzanne deixa claro que isso não está relacionado com corte de pessoal e é exatamente esse o motivo do Treasy ter ainda mais importância para a empresa. “Buscamos reduzir custo e otimizar resultado de forma inteligente. O Treasy vai nos ajudar na análise de rentabilidade das regiões e dos nossos contratos, que é como analisamos os resultados. Com a ferramenta já percebemos onde estamos perdendo dinheiro – quais os contratos que puxam nossos resultados para baixo – e agora também partiremos para a redução de custos que não agregam”, esclarece.

Ainda como próximo passo, Suzanne mostra-se empolgada para rodar pra valer o Orçamento Colaborativo, conceito que conheceu com a Treasy e que foi aprovado após um período de dois meses de teste e com total apoio da equipe de implantação Treasy.

Sobre a Icatu

Ficha técnica
Icatu Bahia
Cidade/UF: Camaçari – BA – Brasil
Setor: Serviços
Vertical: Serviços e Consultorias
Número de funcionários: 201 a 500 colaboradores

Sobre o Treasy

O Treasy é a solução completa de Planejamento e Controladoria, onde sua empresa pode aplicar de forma fácil e rápida todos os conceitos e metodologias abordados neste artigo.

Confira alguns dos recursos que temos disponíveis para auxiliar sua empresa a melhorar continuamente seus resultados financeiros:

  • Orçamento Empresarial descentralizado
  • Projeções, Simulações e Cenários
  • Acompanhamento Planejado x Realizado x Histórico
  • Relatórios e Análises Gerenciais
  • Gráficos e Indicadores de Desempenho
  • Integração com seu ERP e contabilidade

No vídeo abaixo (curtinho) você pode ter uma noção de todo o potencial da solução para ajudar a tornar a Gestão do Desempenho de sua empresa best-in-class:

 

Além do software especializado, podemos auxiliar sua empresa também com a adoção da metodologia de gestão orçamentária e implantação das melhores praticas de gestão que estão contribuindo com a melhoria contínua dos resultados financeiros de centenas de clientes em todo o Brasil.

Acesse www.treasy.com.br e experimente o Treasy ou nos envie um e-mail (contato@treasy.com.br) para marcar uma conversa com um de nossos especialistas e receber uma avaliação gratuita dos atuais processos de gestão de sua empresa e dicas do que pode ser melhorado!

Talvez você também queira ler um destes:


Também publicado em Medium.

Deixe um comentário

Você precisa estar logado para postar um comentário. Clique aqui para fazer o login