A Icatu é uma empresa situada na Bahia, com mais de 20 anos de mercado e que há cinco passou a oferecer serviços de Trade Marketing. Apesar de ser relativamente nova no mercado, já conta com 369 funcionários distribuídos no Nordeste e no Norte do país. Em plena expansão, recentemente a Icatu passou a exercer suas atividades também no Sudeste, com uma filial em São Paulo.
Diante de tal crescimento, a Icatu entendeu que os resultados financeiros são fruto do desempenho de todas as atividades de uma empresa. Por esse motivo, em 2014 trabalhou na reestruturação do Departamento Financeiro, sendo que na sequência sentiu a necessidade de implantar também uma Área de Contabilidade, que até então era realizada por terceiros.
Após esse processo, para dar conta de uma demanda da diretoria que cobrava relatórios e, claro, resultados, o próximo passo aconteceu naturalmente: foi a vez de ser criada a Equipe de Controladoria. Logo que a Controladoria começou a funcionar a Icatu percebeu que era hora de ter um Controle Orçamentário, identificando principalmente os gargalos na Gestão Financeira da empresa.
Devido à centralização da informação os gestores não estavam aptos a alocar valores financeiros de acordo com as necessidades de suas equipes, muito menos a fazerem uma distribuição de forma específica. “Isso ficava 100% concentrado na controladoria, o que estava sobrecarregando a área”, resume Suzanne.
Após analisar diversas outras propostas, decidiu investir no Treasy por ser o software que melhor se adequou às necessidades da empresa, entregando não apenas ferramenta mas também uma metodologia eficiente de implantação.
Na relação entre Treasy e Icatu, três meses foi o tempo para parametrizar o sistema com as informações importadas. A expectativa da empresa era de que em um ano todas as projeções fossem feitas pelo Treasy, mas os resultados reais foram muito melhores.
Cliente Treasy desde o início de 2016, nas palavras de Suzanne o sistema entrou na Icatu com solução e metodologia. Previsto para acontecer em um ano, com oito meses de uso já percebeu muito conhecimento agregado, começando inclusive a trabalhar com projeção, algo que não acontecia no passado. “Muito do que conhecemos de orçamento devemos a esse nosso trabalho em conjunto. Prezamos por essa ideia de parceria”, comenta.
O Treasy, implantado com menos de um ano de operação da área de controladoria, já permite uma visualização do plano de contas e custos no orçamento, além de possibilitar a verificação dos gargalos por onde está escoando a margem de lucro.
Por falar em gargalos, Suzanne conta que o software inclusive ajudou a identificar um problema em uma das filiais da empresa.
Outro ponto de destaque é que, mesmo com o tempo relativamente curto de utilização do Treasy, a Icatu já sente um maior engajamento dos gestores na busca por melhores resultados para suas áreas e empresa como um todo.
Com oito meses de uso do Treasy o time de controladoria notou muito conhecimento agregado
Com o Treasy tivemos visibilidade para realizar ajustes em antigos contratos, resultando em melhoria de até 130% na margem
gestores participam ativamente da busca resultados para suas áreas
Relacione-se
© 2024 Treasy | Planejamento e Controladoria
Aguarde
Tenta novamente
Boa Leitura