Treasy | Planejamento e Controladoria

Jogos empresariais: como treinar equipes para lidar com o imprevisível

jogos empresariais

A estratégia é a base do sucesso para a administração de qualquer negócio. Sem um Planejamento Estratégico, com metas claras, seria como se gestores fossem pilotos sem plano de voo definido e sem um destino para focarem. Nesse caso, seria como entrar em um avião que ficasse planando até que acabasse o combustível. Cenário desastroso, não é mesmo?

A falta de um plano estratégico bem elaborado, executado e monitorado impede que decisões sejam tomadas com precisão. E tem mais: como o Planejamento Orçamentário é a tradução do Planejamento Estratégico em números, toda empresa que queira um futuro de sucesso precisa estar com os dois planos muito bem alinhados.

Até aí, tudo bem. A questão é que no dia a dia, colocar a mão na massa e fazer a estratégia sair do papel não é tão simples assim. Não é qualquer pessoa que nasceu pronta para liderar ou que domina a arte de avaliar riscos nos diferentes cenários que possam surgir.

Por exemplo, sua empresa pode contar com gestores muito bons tecnicamente, mas que precisam desenvolver o lado mais estratégico de ser. Nesse caso, uma solução é ir para o mercado em busca de treinamentos. Outra seria trabalhar com Jogos Empresariais, que funcionam como um simulador de gestão empresarial. É sobre Jogos Cooperativos que falaremos neste artigo.

    Sem tempo para ler agora?
    Faça o download do arquivo em PDF

    (e aproveite para enviar à seus colegas)


    O que são Jogos Empresariais?

    Também chamados de Jogos de Simulação, Jogos Cooperativos ou Jogo de Mercado, os Jogos Empresariais simulam diferentes cenários de negócios da vida real. Neles, gestores têm uma experiência vivencial dos desafios que podem surgir em áreas como produção, finanças, marketing e recursos humanos de uma empresa fictícia. O objetivo é que os participantes desenvolvam habilidades técnicas, gerenciais e comportamentais a fim de estarem preparados para tomarem decisões em diferentes cenários.

    Os Jogos Empresariais seguem a linha de experimentos realizados na década de 1950 pelo exército dos EUA para treinar seus soldados. Já nos anos 60, diferentes universidades incorporaram Jogos de Mercado em seus departamentos de economia e negócios. Na época, os jogos de tabuleiro e as atividades experimentais eram utilizadas para ensinar os alunos.

    Posteriormente, os softwares acabaram assumindo o lugar dos tabuleiros, o que ajudou a difundir essa prática. E, hoje, instituições de ensino como Harvard ou corporações como a Coca-Cola também utilizam os Jogos de Simulação.

    Vantagens dos Jogos Empresariais

    Quando falamos em jogos, é normal termos uma espécie de preconceito, pois em um primeiro momento os associamos com brincadeiras para passar o tempo. Todavia, evidências científicas confirmam que o uso de jogos e simuladores melhora o processo de aprendizagem, especialmente de adultos.

    Para se ter uma ideia, aqui no Brasil corporações como o Grupo Tigre utilizam o método para simulação gerencial, o que dá um certo respaldo para os Jogos de Simulação.

    Dentre os benefícios, destacamos:

    Existem diferentes tipos de Jogos Empresariais, como veremos a seguir.

    Tipos e exemplos de jogos para empresas

    Dentre os mais comuns, destacamos:

    Aqui no Brasil, temos algumas empresas que desenvolvem ou licenciam jogos para simulação gerencial. Uma delas é a OGC, que possui diferentes modalidades de simuladores. A Simulare licencia e presta serviços em soluções com o uso de simuladores online.

    Ou seja, percebemos que os Jogos Empresariais misturam elementos de cooperação, competição e tomada de decisão. Portanto, como vimos, buscam colocar os participantes em um cenário realista que eles encontrarão em suas vidas profissionais.

    Jogos Empresariais e a Simulação de Cenários

    Os Jogos Empresariais permitem aos participantes lidarem com os diferentes cenários. Por isso podem ser extremamente importantes para a área financeira, uma vez que ajudam a desenvolver habilidades para tomadas de decisão focadas no Planejamento Financeiro e Estratégico.

    Basicamente, os jogos trabalham com a simulação de cenários e colocam os participantes em posições estratégicas. Cada decisão tem uma consequência nos resultados econômico-financeiros obtidos e, assim, os jogadores passam a entender os riscos de traçar metas ou arriscar palpites apenas baseando-se em achismos.

    Projetar e analisar cenários é fundamental para qualquer empresa, pois ajuda a analisar o contexto (interno e externo) no qual a organização está inserida e a identificar fatores futuros que são passíveis de ocorrer. Perceba que a Análise de Cenários elimina a subjetividade e dá muito mais respaldo às tomadas de decisões.

    Cenários podem ser projetados para diferentes vertentes. Entre as diversas possibilidades, podemos destacar os:

    Portanto, podemos afirmar que os Jogos Empresariais trabalham com esse contexto de simulação de cenários. Assim como os jogos dão aos participantes a oportunidade de colocar a mão na massa, aqui na Treasy nós sempre procuramos direcionar você a fazer o mesmo.

    Por isso, antes de encerrar, deixamos a dica uma Planilha de Simulação de Cenários, que você poderá utilizar para aplicar na vida real o que os Jogos Empresariais ensinam. Ela trabalha com três cenários: otimista, pessimista e realista.

    Para baixar a planilha, basta clicar na imagem abaixo:

    Concluindo

    O Jogos Empresariais treinam os participantes a ter uma visão voltada para uma cultura de dados, dando a eles a capacidade de tomadas de decisão mais precisas. Em termos financeiros, isso é essencial, pois dá à empresa a previsibilidade financeira que ela precisa.  

    Para explicar a você um pouco mais sobre isso, gravamos um webinar que recomendamos fortemente. Ele é voltado para todo gestor, diretor ou empreendedor que quer ter previsibilidade financeira, especialmente aqueles que ainda não sabem como fazer o Orçamento Empresarial, o qual tem uma etapa envolvendo a Análise de Cenários. Para assistir ao webinar Conquiste previsibilidade financeira para sua empresa: tenha um Controller, clique no banner abaixo:

    Esperamos que este artigo tenha sido útil a você. Deixe um comentário contando o que achou e compartilhe conosco qualquer outro conhecimento que possa contribuir com o tema. Fique à vontade também para compartilhar este post com seus colegas.

    Toda semana publicamos aqui artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico-financeiro. Também publicamos mensalmente materiais gratuitos para download como modelos de planilhas, white papers e e-books.

    Portanto, se você ainda não é assinante de nosso newsletter, cadastre-se para receber este e outros artigos por e-mail, ou nos adicione nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui.