[Cliente Orgulho Treasy] Como a Organizze conciliou a conquista da Previsibilidade Financeira com sua estratégia de produto

Publicado dia 11 de junho de 2019

A Organizze possui uma história semelhante a tantas outras empresas no mercado. No ramo da tecnologia, foi fundada por sócios com conhecimentos técnicos em TI e UX; sabiam muito bem como montar a solução, mas não necessariamente como organizar a gestão financeira da empresa.

E como toda empresa em crescimento, a Organizze durante muito tempo focou nas metas de vendas e desenvolvimento do produto, sendo o financeiro uma ferramenta puramente para controle de caixa. “A gente sempre achou que o crescimento do produto iria gerar dinheiro e tava ótimo”, contou Luis Felipe, Founder da Organizze.

Os desafios da gestão

Todo o controle financeiro da Organizze era para garantir que o caixa no fim do mês não ficasse no vermelho. Dessa forma, não existia uma visão projetada do faturamento da empresa a longo prazo. A empresa sabia onde queria chegar com o seu produto e na quantidade de vendas, mas não tinha visão do resultado econômico e financeiro da empresa ao fim do ano.

Nesse formato, a necessidade de um planejamento orçamentário não era vista pelos sócios. “A gente não enxergava essa necessidade. A gente imagina que estava longe do que seria um ideal para uma empresa maior, mas não imaginávamos como fazer entre nós e nunca demos atenção para isso, na verdade”, contou Luis Felipe.

O cenário mudou com a entrada de um novo sócio com background em administração, o Anderson Andrade. Foi aí que Organizze começou a dar os primeiros passos rumo à gestão orçamentária. “Conversando com o Anderson concluímos que o primeiro projeto de gestão que serviria como base para quase tudo é o projeto de orçamento. No outro dia já estávamos falando com a Treasy e encaminhando o processo”, explicou Luis.

Estratégia adotada

Um ponto importante para nós da Treasy e que faz parte da nossa metodologia é a meta primária, ou OMTM (One Metric That Matters). Essa meta será o objetivo principal da empresa e grande parte de seus esforços durante o ano terão como finalidade alcançá-la. E é com base na meta que montamos um planejamento orçamentário focado em resultados.

Luis e Anderson passaram uma tarde inteira analisando dados anteriores para definir a meta. “A gente analisou nosso histórico de crescimento em relação aos anos de 2017 e 2018 e projetamos o crescimento para os próximos meses”, disse Luis.

Eles tiveram o cuidado de colocar uma meta completamente alcançável, mas acima do histórico dos últimos meses. “Colocamos a meta em 30% a 40% a mais comparado ao que vínhamos fazendo no histórico: ‘Esse é um crescimento legal. Olha que legal trabalhar com orçamento, a previsibilidade e o resultado que isso vai gerar’”, disse Luis.

Todo o processo de planejamento orçamentário foi acompanhado pela Treasy desde o início. Segundo Luis, essa foi uma etapa importante e que fez diferença no projeto. “Foi importante porque ajudou a gente. No dia a dia a gente perde o foco, né? Aí temos [com a Treasy] aquela agenda física para estar voltando, entendendo, e dar foco para essa questão do orçamento, das metas”.

Orçamento é um processo contínuo

O planejamento não é uma tarefa de um dia apenas. É necessário revisão e ajustes sempre que necessário, tudo isso para alcançar a meta principal e os melhores resultados possíveis. Luis estando ciente disso, manteve-se ao lado da Treasy nas reuniões e rotinas periódicas de alinhamento do planejado.

“O acompanhamento ajudou a criar a rotina que dá a consistência para não deixar o processo se perder. E também aprendemos: se tinha que ajustar o orçamento, como é que faz? Se não atingíssemos a meta a Monique [Gerente de Sucesso do Cliente na Treasy] dizia porque não atingiu e sugeria mudanças”, enfatizou Luis.

Nessa etapa é onde a Treasy utiliza do método Fato, Causa e Ação. O objetivo desse método é identificar desvios entre planejado e realizado, ou seja, quais resultados não saíram como esperado. Após mapeados os desvios, auxiliamos na criação de planos de ação para ajuste desses desvios e solução dos problemas que afetaram os resultados.

Luis garante que agora a Organizze é orientada e possui uma cultura de resultados. A empresa começou aos poucos a expôr os números e os objetivos a toda equipe, utilizando agora o planejamento orçamentário antes das tomadas de decisões.

“O orçamento é a base para criar uma cultura que foque mais em resultado. Não tem como criar uma cultura focada em resultado se sua empresa não tem orçamento

-Luis Felipe, Founder da Organizze

Foto do Luis Felipe, fundador da Organizze

Resultados obtidos

Luis Felipe já enxerga mudanças na maneira como começaram a ressignificar as metas. Ainda na etapa de validação, a empresa já pôde desenvolver um PPR (Programa de Participação de Resultados) para estimular a equipe no alcance da meta primária.

Outro resultado conquistado que Luis nos conta é que agora as coisas passam a “fazer sentido” e nada é tirado da cabeça; as ideias são solidificadas com os indicadores.

E foi ao parar e analisar os resultados dos meses anteriores que a Organizze conseguiu avaliar o cenário futuro que os aguardava. “Se a gente seguir esse caminho… (e foi orçamento que nos deu essa luz, ou melhor, um holofote no nosso problema) precisamos parar, explicar, e entender o que vamos fazer para evitar esse problema lá na frente”, explicou Luis.

Luis enfatiza ao dizer que o planejamento orçamentário mostrou um cenário que não havia sido previsto. “O caminho que a gente estava seguindo era um cenário que ninguém queria de final de ano. Não era um cenário que: “Ah! Não vai sobrar dinheiro”. Era um cenário que chegaríamos ao final de ano e de novo não conseguimos fazer uma reserva de caixa”, diz Luis.

O cenário que Luis diz respeito é o de crescimento. Inicialmente a Organizze planejou um crescimento de 30%, no entanto, durante as primeiras análises ao lado da Treasy, foi constatado que esse crescimento não seria o suficiente para alcançar a meta estabelecida no planejamento.

E foi a partir desse momento que Luis resolveu reestruturar sua estratégia interna para melhorar os resultados da empresa. “A gente deu uma pausa numa meta de produto importante que não estava diretamente ligada a resultado, mas estava consumindo 80% da equipe”, conta Luis.

Crescimento acima do esperado

A Organizze já conseguiu crescer 64% da meta estabelecida e isso só foi possível com o planejamento orçamentário. A empresa que agora já passou pelo processo de revisão orçamentária concluiu que com o ritmo estabelecido conseguirá alcançar sua meta ao fim do ano.

Esse é um cenário comum nas empresas que utilizam de planejamento orçamentário: nem sempre o planejamento sai como esperado. É nesse momento que a revisão orçamentária se faz necessária para a otimização do processo e melhoria dos resultados.

“Agora estamos trabalhando bem focado em ações que acreditamos que vão promover o resultado (um upgrade) financeiro bem rápido”, afirma Luis.

Foi olhando mais para números e sabendo onde dá para otimizar que hoje toda a equipe bate na mesma tecla. “Isso foi depois da análise do primeiro quarter. A gente parou, avaliou, e promovemos essa mudança de foco”, finalizou.

Aliás, essa avaliação do quarter foi feita inteiramente dentro do Treasy. Luis nos contou que a Organizze não utilizava do acompanhamento por quarters. Foi a partir da Metodologia Treasy que essa nova forma de acompanhar os resultados foi introduzida.


Próximo passos

A Organizze orgulha-se do planejamento orçamentário estruturado. Agora qualquer decisão estratégica dentro da empresa é feita com base no orçamento, como afirma Luis: “Eu vejo o Treasy como uma plataforma para todo o nosso modelo de gestão, como uma base.”

Os próximos passos na gestão orçamentária são para fortalecer e aprimorar o que já existe. Segundo Luis, agora é o momento de “Fortalecer a ideia de PPR. Fortalecer as metas por quarter. Começar a fortalecer o engajamento e acompanhamento. Fortalecer a importância do orçamento”.

É o objetivo da empresa, também, tornar todo o processo orçamentário mais integrado e descentralizado possível. “Trabalhar essa construção cada vez mais transparente e conjunta, aprimorando, fazendo cada vez melhor o orçamento. Então o orçamento vai ser parte do coração da empresa, acredito eu”.

Foto do Luis Felipe, Founder da Organizze

 

“Orçamento não é só controlar gasto. Orçamento é fundamental para a gente conseguir planejar qualquer coisa que a gente possa prometer” Luis Felipe, Founder da Organizze

Antes inexistente, hoje o planejamento orçamentário se tornou comum entre todo o time da Organizze. Luis fala que “Essa ideia do projeto de orçamento que iniciamos esse ano [2019] está todo mundo por dentro. A gente até brinca: ‘Olha, não está no orçamento.’ Hoje fala-se bastante sobre orçamento, coisa que nunca se falou”.

A mudança que a Organizze passou com orçamento trouxe maior visão e uma previsibilidade financeira que antes não existia. Luis finaliza ao dizer que “Essa transformação da Organizze tem um dedo muito grande de vocês da Treasy, pode ter certeza”.

Sobre a Organizze

A Organizze é uma empresa que oferece um sistema online para organização das finanças pessoais. Com mais de meio milhão de usuários, a empresa possui um produto intuitivo e que em poucos cliques integra cartões e contas bancárias.

O objetivo é facilitar as finanças pessoais e oferecer uma visão detalhada das transações financeiras.

Ficha técnica
Organizze
Cidade/UF: Criciúma/SC
Setor: Serviços
Vertical: Finanças
Número de funcionários: 30 a 40 colaboradores

Sobre o Treasy

O Treasy é a solução completa de Planejamento e Controladoria, onde sua empresa pode aplicar de forma fácil e rápida todos os conceitos e metodologias abordados neste artigo.

Confira alguns dos recursos que temos disponíveis para auxiliar sua empresa a melhorar continuamente seus resultados financeiros:

  • Orçamento Empresarial descentralizado;
  • Projeções, Simulações e Cenários;
  • Acompanhamento Planejado x Realizado x Histórico;
  • Relatórios e Análises Gerenciais;
  • Gráficos e Indicadores de Desempenho;
  • Integração com seu ERP e contabilidade.

No vídeo abaixo (curtinho) você pode ter uma noção de todo o potencial da solução para ajudar a tornar a Gestão do Desempenho de sua empresa best-in-class:

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