Como a Polinutri trouxe o orçamento para o dia a dia dos gestores e reduziu em 6X o investimento em ferramenta

Neste case o Coordenador de Controladoria Edilson Pereira compartilha os desafios que enfrentava no planejamento e acompanhamento orçamentário na Polinutri e quais foram os principais resultados conquistados com o uso do Treasy.

 

DESAFIOS ENFRENTADOS

A história de Edilson na Polinutri iniciou em 2004 com sua entrada na empresa para o cargo de assistente administrativo. Na época a empresa mantinha um crescimento consistente historicamente e ainda não trabalhava com um processo orçamentário.

Sendo uma empresa familiar com mais de 30 anos de história, a Polinutri cresceu muitos anos com uma gestão enxuta mas muito eficiente. Em 2009 com uma mudança no quadro de diretores, surgiu a necessidade de profissionalização da gestão, a criação da área de controladoria e a contratação de profissionais de mercado para a criação de um processo orçamentário.

O primeiro ciclo orçamentário aconteceu em 2014 por meio de planilhas, que rapidamente se mostraram ineficientes para o processo da empresa, que na época já envolvia 12 gestores no processo.

Na busca por soluções de mercado, acabaram contratando um dos maiores players de PCO (Planejamento e Controle Orçamentário):

“Foram quase 6 meses de implantação e treinamento [da ferramenta], tínhamos salas na empresa reservadas só para o treinamento na solução. O time de controladoria e também os gestores precisavam aprender a manipular a ferramenta para informarem o orçamento de suas áreas. Olhando para trás é até surreal. Tínhamos uma ferramenta poderosíssima, mas que ao longo dos anos caiu em desuso por conta, justamente, de sua complexidade.”

Em 2018 após uma reestruturação da equipe, Edilson assumia como Coordenador de Controladoria e o incômodo com a solução de orçamento só aumentou:

“Cada gestor possui suas próprias demandas no dia a dia, então não há tempo para aprender a manipular uma ferramenta complexa de orçamento. Assim não havia adesão e os números perdiam credibilidade. Um ciclo vicioso para tornar o Orçamento uma ferramenta obsoleta na empresa.”

Edilson já consumia os materiais da Treasy desde 2014, logo quando iniciou sua pesquisa e estudos para apoiar na implantação dos processos de controladoria da Polinutri, então foi natural nos contatar para entender se conseguiríamos simplificar seu processo orçamentário.

 

ESTRATÉGIA ADOTADA

A reunião com os consultores da Treasy rapidamente endereçou todas as necessidades da empresa e da área de controladoria.

Em cerca de três meses a ferramenta estava implantada.

“O atendimento do Felipe (consultor Treasy) foi fundamental para o entendimento inicial da ferramenta e também para agilizar nosso manuseio no sistema. Outro ponto que ajudou foi o suporte rápido via chat dentro da própria ferramenta, o que dá maior autonomia para o nosso time.Trouxemos todo o nosso histórico de lançamentos para o Treasy e passamos a utilizar o recurso de Razão Contábil do sistema, onde conseguimos enxergar e rastrear os lançamentos que compõem o nosso resultado até o nível da conta. Isso trouxe confiança e transparência para o gestor, que passou a acompanhar seus números diretamente pelo Treasy. Para agilizar o processo, realizamos a integração no Treasy com o Sapiens da Sênior e mantemos os resultados atualizados D-1, assim, temos dados para embasar as reuniões em equipe que ocorrem diariamente.”

RESULTADOS ALCANÇADOS

O primeiro resultado foi no caixa da empresa, com a troca para o Treasy a empresa passou a investir 6X menos ao ano para automatizar seu processo orçamentário em relação ao outro player de mercado.

A redução da complexidade, disponibilizando uma ferramenta simples que entrega os dados com confiabilidade e transparência para o gestor possibilitou envolver ainda mais pessoas no processo, passando de 12 para 30 gerentes, supervisores e diretores que passaram a participar ativamente no orçamento, gerando ganhos para toda a empresa.

"Cada gestor possui acesso ao Treasy, o que traz agilidade e engajamento para o processo. Se precisam analisar ou criar algum cenário específico, podem exportar as informações e utilizar a ferramenta que estão acostumados. O orçamento passou a fazer parte do dia a dia das pessoas. Nas fábricas, os 3 gerentes conferem o orçamento diariamente na solução, questionam, reclassificam e querem entender o resultado da área, essa participação e cuidado trouxe mais credibilidade para os números.
O acompanhamento de marketing e vendas passou a ser melhor categorizado na visão gerencial do Treasy, auxiliando o time comercial no acompanhamento de suas metas financeiras e melhorando a gestão das despesas com eventos do time de marketing. Cada área se adaptou muito bem à facilidade proposta pela ferramenta"

Outro ganho veio no processo fechamento do financeiro da empresa: “Hoje conseguimos entregar os demonstrativos até o 5º dia útil do mês e realizar uma reunião de resultado na semana seguinte.”, comemora Edilson.

Analisando todo o processo de implantação e parceria com a Treasy, Edilson concluí:

“A implantação do Treasy foi um caso de sucesso no sentido de nos mostrar que não é preciso uma ferramenta complexa e cara para gerir nosso processo orçamentário. Com um investimento mais acessível, ganhamos inclusive com a participação de mais gestores na ferramenta. Agora que o custo por licença não é mais um fator impeditivo, queremos colocar cada vez mais colaboradores no processo para termos um número com cada vez mais credibilidade.”

SOBRE A EMPRESA

A Polinutri foi fundada em 1989 e nesses mais de 30 anos de história se especializou no desenvolvimento de rações personalizadas, com formulações específicas para cada cliente, considerando o animal, suas necessidades específicas e até mesmo sua região.

Com diversos prêmios nacionais de qualidade, atualmente conta com mais de 6 unidades que atendem todo o território nacional.

Redução de 6X no investimento em software

investimento anual em ferramenta reduzido, mesmo com a inclusão de mais usuários no processo

De 12 para 30 colaboradores envolvidos no orçamento

com o orçamento fazendo parte do dia a dia dos colaboradores por meio de uma ferramenta simples e intuitiva

Implantação em 3 meses

mais velocidade na implantação da ferramenta com o apoio dos consultores de Sucesso do Cliente da Treasy

Buscando os mesmos resultados para sua empresa? Converse com a gente!

Como a Treasy auxilia centenas de empresas a alcançarem seus objetivos com planejamento e orçamento

Estamos gerando o seu material

Aguarde

Você precisa preencher o formulário

Tenta novamente

Está pronto!

Boa Leitura