Treasy | Planejamento e Controladoria

[Webinar] – Conquiste previsibilidade financeira para sua empresa: tenha um controller

Várias reuniões por semana e até por dia, coordenação de equipe, produção de relatórios para investidores e parceiros, entrevistas de recrutamento, avaliação do fluxo de caixa e por aí vai. Cansou só de ler a descrição das atividades? Imagina viver o dia de um empreendedor. Não é fácil! Agora, além de tudo isso, ele ainda precisa pensar no futuro do negócio e tentar prever o que irá acontecer com a demanda, com a concorrência, com a economia para tomar decisões certas, a famosa frase “ter olhos de águia” para caçar a presa certa.

Os fatores relacionados ao futuro devem ser os que mais tiram o sono do empreender, justamente porque o futuro é incerto e quase todas as métricas de desempenho utilizadas na empresa olham para o passado. O fluxo de caixa é um deles, é o que chamamos de “lagging metrics”, ou seja, se o caixa ficar negativo, não há nada mais a fazer com o resultado.

Mas então como obter previsibilidade financeira? Muitas vezes, as organizações até conseguem ter uma noção macro dos números, mas quando falamos de resultados financeiros num futuro próximo, o jogo vira e tudo fica bem nebuloso.

A notícia boa é que você pode resolver essas questões e, melhor ainda, com mais de uma forma. Não para por aí. pensando em como te auxiliar com uma rotina tão corrida, preparamos um conteúdo exclusivo com dicas preciosas do que você pode fazer.

O webinar “Conquiste previsibilidade financeira para sua empresa: tenha um controller” traz várias orientações para alcançar esse objetivo, além de apresentar um serviço que vai mudar sua visão sobre controladoria e te mostra que a previsão de resultados pode estar mais próxima do que imagina.

Assista ao webinar agora mesmo, basta clicar no link abaixo:

O que é abordado no webinar sobre previsibilidade financeira?

Como já explicamos, o foco do webinar é mostrar algumas opções de como você conquista a previsão financeira da organização. Por isso recordamos no vídeo algumas ferramentas importantes para alcançar esse objetivo, umas delas é o Orçamento Empresarial.

Mas, calma, antes de seguirmos aqui, precisamos eliminar um pré-conceito quando o assunto é Gestão Orçamentária: ela não é exclusiva de médias e grandes empresas, acredite. Pelo contrário, quanto antes começar, melhor, pois terá mais chances do negócio crescer com sustentabilidade financeira. Vamos te mostrar no vídeo como pequenas empresas também conseguem ter previsibilidade financeira por meio do Orçamento Empresarial.

Defendemos, também, que o ideal para alcançar os resultados financeiros esperados é que você tenha um controlller. O motivo é simples: esse profissional tem por missão pensar estrategicamente no Planejamento Orçamentário e evitar que o empreendedor, responsável por muitas atividades, engavete esse instrumento de gestão tão importante. No webinar, explicamos exatamente o que gerente de controladoria faz, quanto custa contratá-lo e se vale mais a pena ter um profissional interno ou terceirizar a função.

Por isso reforçamos tanto que é possível, e até necessário, que toda empresa, independente  do tamanho, tenha uma cultura orçamentária. Você verá que damos várias dicas de como criar essa mentalidade dentro do negócio.

Tudo isso baseado em aprendizados que adquirimos ao implantar a Gestão Orçamentária em centenas de empresas do Brasil inteiro.

Veja alguns dos slides utilizados para o webinar e tenha uma prévia do que esperar:


Os principais pontos abordados

#1 – O que é um controller e qual o papel da controladoria?

Já falamos muito aqui no Blog (e você pode ver no vídeo) sobre o controller e o papel fundamental que ele exerce para garantir uma análise mais estratégica dos números.  

Também falamos durante o vídeo como a controladoria assume o papel de auxiliar o empreendedor a ter controle do negócio, além de promover a transparência dos resultados. Assista agora mesmo o vídeo e confira outras funções e atividades atribuídas à área!

#2 – Etapas na gestão estratégica

Um dos pontos chave que falamos no webinar são as etapas na gestão estratégica. Ao longo dos anos, identificamos pelo menos seis estágios de maturidade na gestão das empresas, independente do setor. São duas etapas macro: financeiro-contábil e controladoria. No vídeo, explicamos o que caracteriza os estágios, como as empresas costumam se comportar em cada um deles e quais desafios costumam encontrar. A ideia nessa parte é mostrar alternativas para superar os obstáculos e alcançar o sucesso.

 

#3 – Quanto custa não ter um controller?

Saber quanto custa um profissional de controladoria é relativamente fácil, já que existem valores médios de mercado e a informação está disponível na Internet. E você verá que é um profissional com alto valor agregado, o que pode até assustar num primeiro momento.

Mas se parar para avaliar e pontuar tudo o que ele deve entregar e realizar num negócio, os custos de não ter um controller podem sair ainda mais caro.

De cara, conseguir previsão financeira do negócio será um desafio ainda maior do que já é. Além de perdas financeiras e de oportunidades que não podem ser identificadas sem as ferramentas de gestão e um profissional capacitado para fazer análises. Veja o que falamos no vídeo sobre o assunto!

#4 – O que é o Outsourcing de Controladoria?

Além do controller, que seria um profissional alocado na sua empresa, apresentamos outras soluções como  o Outsourcing de Controladoria, um serviço com modelo pioneiro no país, desenhado pela Treasy para auxiliar as empresas a resolver o desafio de conquistar a previsibilidade financeira. Um dos principais objetivos é criar uma cultura de planejamento e monitoramento dos resultados na organização, gerando e analisando dados relevantes para a tomada de decisão.

A ideia é utilizar os três pilares da solução, como mostramos no webinar, para alcançar o seu sucesso orçamentário:

Na prática,  colocamos sua empresa em contato com um de nossos controllers. Ele fará um levantamento de vários pontos relacionados ao planejamento e controle dos resultados da organização, tudo para a previsibilidade de resultados. Esse profissional também irá preparar um Orçamento, dentro do software, para o acompanhamento mensal. A princípio, a estrutura é feita apoiado no Orçamento Base Histórico (OBH), mas é possível o uso de outra metodologia, de acordo com o estágio, necessidades e modelo de negócio do cliente.

Sabe o melhor? Tudo isso feito remotamente por meio de reuniões periódicas e com os documentos e informações salvos em nuvem, com toda segurança e acesso rápido e fácil.

Para saber mais, solicite o contato dos nossos consultores.

Quem deve assistir ao webinar?

Lembra do cenário que descrevemos no começo? Se você se identifica com aquela rotina ou conhece alguém, não deixe de assistir ao vídeo ou indicar para o seu amigo. O webinar é para todo gestor, diretor ou empreendedor que quer ter previsibilidade financeira, especialmente aqueles que ainda não sabem como fazer o Orçamento Empresarial e por onde começar.

A ideia do webinar é servir como um guia, junto com outros materiais, para mostrar a importância da área de controladoria e o papel do controller dentro da organização. Isso porque o ideal é que o empreendedor e a diretoria dediquem menos tempo a atividades operacionais e mais em questões estratégicas.

Ao longo do vídeo, também damos dicas de como otimizar a área de controladoria e realizar um Orçamento Empresarial mais realista e que, de fato, possibilite o crescimento da empresa. Portanto, reforçamos, o webinar é para todos que precisam conquistar essa previsibilidade financeira no negócio.

Lembrando que para assistir ao webinar, basta clicar no link abaixo:

Por fim…

Temos muito cuidado, aqui na Treasy, com o conteúdo e acreditamos no compartilhamento da informação. Por isso, muitos dos nossos conteúdos poderão te auxiliar nas etapas de maturidade da gestão, mas seguindo essa proposta de como criar a mentalidade Orçamentária, sugerimos dois deles em especial:

1 – O episódio #04 do Controller Cast, com Suzanne Sampaio, no qual ela compartilha os desafios que teve ao implementar uma área de controladoria na empresa onde trabalhava. Escute agora mesmo pelo player abaixo ou acesse nosso canal no Soundcloud.

2 – A segunda dica é baixar o nosso e-book sobre como Criar uma área de Controladoria.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Deixe um comentário contando o que achou e compartilhe conosco qualquer outro conhecimento que possa contribuir com o tema. Fique à vontade também para compartilhar este post com seus colegas.


Também publicado em Medium.