Treasy | Planejamento e Controladoria

Recuperação de empresa em crise: conheça 5 estratégias que podem ajudar neste processo

Recuperação de empresa em crise: conheça 5 estratégias que podem ajudar neste processo

Ninguém esperava que, no ano de 2020, passaríamos por uma das maiores crises já vistas no mundo. O cenário é alarmante e tem motivos para ser. Diversas empresas fecharam, ou estão neste processo ou demitindo seus funcionários, por exemplo. Os pequenos e médios empreendedores estão recorrendo a mais créditos bancários para permanecer operando - créditos esses que sabemos que podem ajudar dando mais fôlego ao negócio. Entre diversas outras atitudes que já reforçamos em outros conteúdos para passar por esse período sem fechar as portas.

O momento pede cautela e não desespero. Posso fazer um bom paralelo com um bombeiro em um incêndio, onde ele tem total cuidado e estratégias para apagar o fogo. Nunca entrando em crise ou desesperando seus resgatados. Por isso, vou dar algumas dicas de como recuperar seu negócio da crise com estratégias primordiais para a sua empresa. 

    Sem tempo para ler agora?
    Faça o download do arquivo em PDF

    (e aproveite para enviar à seus colegas)


    Boas práticas para a recuperação de empresa em crise

    No caso das empresas, mesmo com a economia retraindo, é possível manter os negócios operando apesar das dificuldades vividas no momento. Para quem não quer estar no vermelho, uma boa notícia: esse é sim um dos melhores momentos para reorganizar seu orçamento e suas estratégias de planejamento. 

    Esse também é um bom momento para refazer as finanças, pois com a proximidade do fim de contratos que foram firmados, pode-se pensar em novas formas de dinamizar seus custos e despesas. Um bom exemplo é quando seus contratos assinados estão prestes a expirar, podendo ser revisados, revendo valores e até mesmo a procedência do acordo.

    Mesmo com todo o ânimo e fôlego do início de um novo planejamento, em um período de crise mundial, o cenário muda. Todo projeto feito anteriormente por uma empresa pode, muitas vezes, ir por água abaixo caso não exista uma boa gestão orçamentária e uma simulação correta de diversos cenários. 

    Mesmo dentro da escola, não temos uma educação financeira e não aprendemos a fazer um controle econômico básico. Ou seja, não temos a noção de que devemos gastar menos do que ganhamos.

    Por isso que em uma empresa, torna-se tão complicado. Nela, envolve premissas mais profundas e detalhadas como capital de giro, datas de pagamento e de recebimento e salários de funcionários, entre outros. Mesmo com todas essas informações necessárias, muitas empresas não possuem todos os recursos para mensurar os seus resultados.

    Se em cenários positivos isso pode ser um indicativo de problema, em momentos de crise financeira não saber como agir significa a derrocada do negócio. Porém, se teve uma coisa que a crise do Coronavírus trouxe, entretanto, foi uma maneira peculiar de o empresário se reinventar.

    E essa reinvenção não está somente em trazer soluções novas para a empresa, mas também está em recuperar modelos de aprendizado, revisá-los e reaplicá-los no negócio. Nós, aqui da Treasy, separamos algumas estratégias que podem ser verdadeiros coringas na hora de recuperar a empresa. Quer saber quais são?

    5 dicas estratégia para recuperação de empresa em crise

    1) Defina como está sua situação atual

    Antes de mais nada, é preciso saber em que ponto a sua empresa está. Sabendo disso e tendo este ponto bem definido, é possível estabelecer para onde quer ir. Muitos empreendedores ficam postergando o momento de definição e controle financeiro. Essa demora pode custar tempo e dinheiro lá na frente. Uma vez que essas medidas são deixadas em segundo plano, as dívidas podem se acumular, colocando a empresa em uma situação delicada. 

    Saber em que ponto o negócio está é diretriz pimária para definir aonde se quer chegar. Um bom diagnóstico é fundamental para que sejam tomadas as ações corretas a fim de sanar os problemas. Faça uma avaliação profunda das finanças da organização, mapeando criteriosamente tudo que entra, tudo que sai e quanto sobra no final (ou quanto fica negativo).

    2. Defina uma meta primária (OMTM)

    Pense em um time de futebol que participa de vários campeonatos ao mesmo tempo. Inevitavelmente, chegará o momento que o time precisará focar naquele que considera o mais importante. 

    Agora, imagine uma empresa que queira crescer no faturamento em 30% neste ano e, ao mesmo tempo, diminuir as despesas em 20% no mesmo período. Você vai concordar que para aumentar o faturamento é necessário investir em marketing, contratar mais profissionais, investir em tecnologia e capacitação, então as despesas tendem aumentar. Isso significa que não tem como focar nessas duas coisas. A empresa do nosso exemplo precisará direcionar suas energias para uma única métrica que importa.

    Essa métrica em especial é mais conhecida pelo seu termo em inglês: One Metric that Matters (ou OMTM).

    A empresa precisa identificar a meta mais importante do negócio. Perceba que “One Metric that Matters” inevitavelmente vai obrigar você a identificar o problema principal no qual sua empresa deve se concentrar. Com um único objetivo para se preocupar, você vai concordar que o foco da empresa vai ser 100% direcionado.

    Algumas vantagens do método OMTM incluem:

    3) Planejamento Orçamentário na recuperação de empresa em crise

    Após a definição da OMTM, é hora de planejar a execução com base no orçamento da empresa. Com o planejamento concluído, é hora de pensar no que precisa ser feito para que as metas sejam alcançadas e quais recursos são necessários para que a empresa consiga chegar ao seu destino. É aí que entra o planejamento orçamentário.

    Se já sei onde devo ir, estabeleci os meios a serem utilizados e entendi o que é preciso para alcançar meus objetivos, agora, já posso calcular os valores necessários para financiar todo esse planejamento.

    No planejamento orçamentário de uma empresa é realizada uma estimativa de receitas para um determinado período e, com base nesses dados, define-se de que forma os recursos serão aplicados. Em outras palavras, tendo-se uma noção dos valores que terão à disposição, os profissionais responsáveis pelo orçamento decidem quanto e onde vão aplicar o dinheiro para alcançar seus objetivos estratégicos.

    É nesse momento que são definidas algumas prioridades. Uma empresa que deseja aumentar sua base de clientes em 50% em 5 anos, por exemplo, pode definir as áreas de marketing e vendas como prioridades para investimentos mais pesados. Sem, claro, deixar de alocar recursos nos outros setores. O plano orçamentário serve para garantir essas diretrizes.

    Assim, a empresa vai conseguir aproveitar a qualidade que o produto já possui e aumentar o alcance de sua marca, por exemplo, chegando a mercados nos quais ainda não tinha uma presença tão expressiva quanto desejava.

    4) Simulação de Cenários

    Sempre que vamos tomar uma decisão pessoal, o natural é pedirmos conselhos de pontos de vista diferentes e incluindo variados contextos justamente para termos opções de escolha. Com isso, fica fácil e intuitivo agir independente da situação, seja ela favorável ou não.

    Com uma empresa não seria diferente, porém nesse caso usamos dados mais precisos: o histórico de resultados do negócio. Assim, a necessidade de avaliar por diferentes situações se traduz na simulação de cenários. Esta simulação te ajuda a prever, com base em dados, e definir qual é o melhor caminho a ser tomado.

    A prática de simular cenários consiste basicamente em partir de um planejamento base já existente e criar diversos modelos derivados deste, onde são alteradas variáveis-chave para o modelo de negócios da empresa. A partir disso, são avaliados os impactos no resultado econômico-financeiro.

    Estas variáveis podem ser internas (controladas) ou externas à empresa (que devem ser previstas) e são bastante conhecidas também como premissas orçamentárias.

    Alguns exemplos de premissas que podem ser utilizadas para construir cenários em sua empresa são:

    Este tipo de análise também pode ser utilizada para tomar decisões mais simples, como realizar a aquisição de um novo equipamento ou a contratação de uma pessoa. O importante é que os gestores tenham o hábito de construir cenários futuros e avaliar os ganhos e perdas de cada ação, antes de tomar qualquer decisão.

    5) Execução, controle e revisão

    Esta é a famosa etapa “mão na massa”, onde tudo que foi orçado e planejado dentro da empresa é colocado em prática. Neste momento, tudo que foi analisado é colocado em ação. Se a empresa orçou determinado valor para a contratação do time de marketing, essa é a hora de recrutar os funcionários. Se o cenário não está tão positivo, agora é o momento de rever as simulações e colocar em prática aquela que mais se adeque ao momento. 

    Na execução, é quando sabemos se realmente tudo que foi planejado está dentro do escopo e das reais possibilidades de entrega da empresa. É neste momento que, além de executarmos tudo que foi definido, devemos controlar os indicadores para avaliar o que está dando certo (neste caso, podendo até replicar) ou corrigir aquilo que está dando errado.

    Após a execução e o controle, vem a parte da revisão, que pode ser feita de tempos em tempos e serve justamente para você saber se tudo que foi planejado foi realmente executado.

    É na revisão que também são feitos novos planos de ação, dependendo da necessidade de cada empresa. Conforme é feito a revisão, é determinado se é preciso fazer um novo plano ou se é necessário apenas reajustar alguns pontos do já existente. 

    Concluindo

    Neste artigo, vimos a importância de ter um bom plano de ação mesmo em momentos de crise. Partindo da definição da meta primária até a execução e revisão do plano, cada etapa se mostra importante e vital para o sucesso da empresa. 

    Toda semana publicamos aqui artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico-financeiro. Também publicamos mensalmente materiais gratuitos para download como modelos de planilhas e e-books.

    Além disso, estamos publicando uma série de conteúdos sobre como manter sua empresa operando mesmo diante de cenários de crise financeira, como o que atualmente estamos vivenciando. Não perca esses e outros materiais. 

    Se artigo fez sentido para você, saiba que todos os conceitos foram baseados em nossa Metodologia . E se você quiser aplicar esse método na sua empresa, clique aqui e fale com um especialista agora mesmo.