Treasy | Planejamento e Controladoria

Retrospectiva 2016 do Blog do Treasy: nossa contribuição para mudar o cenário de Planejamento e Controladoria brasileiro!

Retrospectiva 2016 do Blog do Treasy

Seria chover no molhado começar este texto dizendo que 2016 foi um ano marcado pela crise política e econômica no Brasil, que foi difícil para todo mundo e mais um monte de coisa que você está cansado de ler e ouvir. Então não vamos nos alongar nisto.

E também estaríamos mentindo se disséssemos que que esta crise toda também não nos afetou aqui na Treasy. Claro que afetou. Mas acreditamos que o que muda tudo não é o que acontece em si, mas a postura que você tem diante dos acontecimentos. E como não tínhamos outra opção, em 2016 abaixamos a cabeça e trabalhamos ainda mais duro e com inteligência (“work smarter and harder” é um dos 7 valores do nosso código de cultura).

E no final das contas, não temos do que reclamar de 2016, apenas agradecer! Além de ter sido um ano que nos deixou muito mais fortes (toda crise gera crescimento), nossa base de clientes cresceu mais de 246% e nosso time mais que triplicou (quase quadruplicou na verdade). Tivemos vários clientes compartilhando seus casos de sucesso e nos enchendo de orgulho. Também lançamos centenas de melhorias em nosso produto, mas isso é tema para outro post…

Voltando ao assunto, acreditamos que muito deste crescimento esteja relacionado com a paixão que temos por compartilhar o que temos de mais precioso: nosso conhecimento de Gestão Orçamentária, Planejamento e Controladoria. Compartilhar conhecimento de qualidade, gratuitamente e sem pedir nada em troca é algo que faz parte da nossa cultura organizacional e este blog é o porta voz deste mindset.

Falando em blog, este é exatamente o assunto deste post: uma retrospectiva do que aconteceu de melhor por aqui este ano. Então vamos seguir o ensinamento do mestre Rafiki na frase da imagem acima e aprender com o que funcionou de melhor por aqui em 2016!

Let’s Talk About Numbers!

Outro dos valores que seguimos aqui na Treasy é a tomada de decisões “data driven” (orientada a dados). Vamos exercitar um pouco deste valor então!

Mesmo sempre focando em qualidade e não em quantidade, ao longo de 2016, publicamos 78 novos artigos (uma média 6,5 por mês ou 1,5 por semana) e lançamos 17 novos materiais, em diversos formatos.

E os resultados obtidos nos dão a confiança de que estamos no caminho certo e a força que precisamos para continuar produzindo cada vez mais e melhores conteúdos. Em 2016, foram 1.358.660 acessos ao nosso site e blog, com 2.509.927 visualizações de página e 129.167 downloads de nossos materiais gratuitos. Além disto fechamos o ano com 133.988 pessoas inscritas para receber nossos conteúdos e formamos 6.451 pessoas em nosso Curso Gratuito de Gestão Orçamentária por E-mail (ficamos tão felizes com este número que em 2017 vem novidades sobre isto!).

Plan, Do, FEEDBACK, Act!

Números bastante impressionantes, não? Mas o que nos impressiona e motiva mesmo, não são os números, mas sim o feedback que recebemos por meio dos milhares de comentários feitos no blog, como estes:

Ou das dezenas de respostas que recebemos cada vez que enviamos um e-mail anunciando um novo material, como estas:

Pois bem, sem mais delongas, vamos conferir na sequência o que foi destaque aqui em 2016!

Novos Formatos e Conteúdos Densos

Quem já nos acompanha a mais tempo, sabe que escrevemos aqui no blog sobre temas em geral, relacionados a Planejamento e Controladoria, mas quando o tema é Gestão Orçamentária, ai estamos em casa!

Além de dezenas de outros conteúdos matadores, este ano lançamos o E-book – Estágios de Maturidade na Gestão Orçamentária que (pelos feedbacks que temos recebido) está se tornando um “gabarito” para as empresas que estão buscando tornarem o “best in class” quando o assunto é orçamento empresarial.

Além disto, em 2016 experimentamos também alguns novos formatos de conteúdos. Um destes formatos foi o de “webinares ao vivo” que realizamos por meio do Google Hangouts. Você pode conferir a gravação dos dois hangouts realizados abaixo:

Estes webinares ao vivo funcionaram super bem e certamente teremos vários em 2017 (nos dê sua sugestão de temas para abordarmos nos comentários).

Outro formato diferente que trabalhamos foi o vídeos curtos, sendo que começamos com o lançamento da série Desafios Controladoria da Gestão Orçamentária, que como o próprio nome diz, abordam (e trazem soluções) para os principais perrengues que os profissionais desta área passam durante o processo orçamentário. Você pode conferir os vídeos abaixo:

E ai, qual seu desafio na Gestão Orçamentária?

Conteúdos em Parceria

Como diz a sabedoria popular, a união faz a força (e açúcar também) e em time que está ganhando não se mexe! A exemplo do que funcionou super bem em 2015, ao longo de 2016 fomos em busca de mais parceiros especializados, que nos ajudassem a complementar os materiais para que sua empresa pudesse criar um Planejamento e Orçamento detalhado para cada área de negócio.

Entre estas parcerias, encabeçamos 2 projetos gigantes, buscando pelos melhores especialista de cada área no Brasil para contribuir com os materiais. O primeiro deles foi o E-book – Acelere o Crescimento – 7 áreas que sua empresa precisa automatizar pra ontem que criamos em conjunto com as feras do ContaAzul, SEBRAE, Trello, Zendesk, Contentools, ProjectBuilder, Agendor e WeDoLogos.

Este material já foi baixado por quase 18.000 pessoas (sim, mais gente que muita cidade do Brasil) e ficou tão bom, que na sequência o SEBRAE nos convidou para um webinar em formato de painel (perguntas e respostas) que foi transmitido ao vivo durante o RD Summit. Cada empresa teve um especialista representando-a no painel e pela Treasy o Daniel mandou super bem! O resultado você confere aqui: Webinar – Acelere o Crescimento – 7 áreas que sua empresa precisa automatizar pra ontem

Outro projeto grande foi o Mapeamento das Perspectivas do RH para 2017 que executamos em parceria com a SocialBase, ERPFlex, Solides, Convenia, Quirius e 99Jobs, empresas que vem contribuindo para o crescimento da área no Brasil. O mapeamento foi executado em duas partes: primeiro realizando uma ampla pesquisa sobre as práticas e tendências do setor e depois com o lançamento de um material com os resultados, dicas e boas práticas.

Fora estes dois grandes projetos (que na verdade foram 4 materiais lançados: 2 e-books, 1 reporte e 1 webinar), ao longo do ano lançamos vários outros conteúdos focados em temas específicos do Planejamento e Controladoria ao lado de parceiros especialistas em cada tema. Confira:

E fechamos o ano com chave de outro, com o lançamento de 2 kits para ajudar no Planejamento e Orçamento de 2017!

O primeiro foi o Kit Completo para Gestão de Indicadores de Desempenho contendo 1 e-book + 1 template de planilha que elaboramos em conjunto com a ERPFlex.

Já o segundo foi o Kit de Planejamento para 2017, onde ContaAzul, Sambatech, Smartalk e Rise contribuíram, cedendo, cada um deles, um de seus melhores materiais.

Top 20 posts

Escolher apenas 20 posts foi uma tarefa bem complicada e certamente muita coisa boa não pode entrar nesta lista. Mas ao invés de focar na parte ruim (o que ficou de fora), vamos falar de coisa boa e conferir os conteúdos que ganharam seu espaço ao sol na lista”!

Começando por 5 conteúdos bem mão na massa para quem está pensando em implantar a Gestão Orçamentária na empresa e ainda tem dúvidas de por onde começar:

E na sequência 15 outros posts mais acessados, comentados e compartilhados:

Um agradecimento, uma promessa e um pedido!

E não poderíamos fechar este post de outra forma que não fosse agradecendo a você, nosso fiel leitor, que é o motivo de todo este trabalho e comprometimento. Muito, muito obrigado!

Para 2017, firmamos aqui, oficialmente o compromisso de não deixar baixar a barra! Neste ano, a meta é triplicar o volume de conteúdo publicado, sem deixar cair a qualidade, claro. Além disto, já começamos a trabalhar em várias novidades e este ano devemos dar o primeiro passo para (atenção, spoiler a frente) criação da maior comunidade de Planejamento e Controladoria do Brasil! Pode anotar aí e nos cobrar no final do ano!

E para fechar, gostaríamos de contar com você para definir as pautas para os próximos posts e materiais. Deixe um comentário, por gentileza, nos contando sobre o que você gostaria de ler, assistir vídeos, ouvir podcasts (spoiler), discutir (mais spoiler), realizar cursos (spoilers não param). Podemos contar com você?


Também publicado em Medium.