Como a Sá Eletrônicos irá multiplicar sua capacidade de estoque para aumentar as vendas

SOBRE A EMPRESA

Situada na cidade de Criciúma, em Santa Catarina, a Sá Eletrônicos comercializa e distribui produtos eletrônicos, como acessórios para celulares (carregadores, capas e películas), periféricos de informática (mouse, teclado), caixas de sons e afins. Ainda recente no mercado, por ora a empresa possui poucos funcionários e está em processo de expansão.

DESAFIOS ENFRENTADOS

Mesmo para uma empresa pequena, o planejamento e orçamento é um grande diferencial estratégico. O responsável financeiro da empresa, Geverton Selau, contou que a importância de investir em um planejamento já era conhecida, mas nunca foi uma “preocupação real”. Para eles, se a empresa estava vendendo, com um caixa positivo e com o faturamento crescendo, planejamento não era uma prioridade.

“Como somos uma empresa nova e está dando tudo certo, a gente não tem esse foco em planejamento. Se tá sobrando dinheiro e estamos vendendo, com faturamento crescendo, a gente precisa se preocupar com outras coisas e não com o planejamento”, – Geverton Selau, Líder Financeiro.

Mas por utilizar de um controle de caixa, olhando apenas para as entradas e saídas, a Sá Eletrônicos encontrou alguns desafios no caminho. Um deles foi a falta de visão a longo prazo do resultado da empresa. Porque mesmo vendendo bem, era difícil saber como seria o futuro da empresa e quais ações poderiam ser tomadas.

Tínhamos dificuldades em saber onde a empresa poderia chegar a longo prazo. O que poderíamos adquirir, no que poderíamos investir… Não tínhamos essa visão
Foto do Geverton, Gestor Administrativo na Sá Eletrônicos
Geverton
Líder Financeiro

E, por conta disso, a empresa temia em dar novos passos. Geverton conta que um projeto antigo de construir um pavilhão para servir como Centro de Distribuição (CD) era constantemente adiado. “Tínhamos um projeto de construir um pavilhão e estávamos enrolando esse projeto há um ano e meio, estávamos com medo de começar pois não sabíamos a capacidade da empresa. A gente sabia que tinha saldo de caixa, mas não sabia se esse caixa seria o suficiente para construir o pavilhão”, contou Geverton.

ESTRATÉGIA ADOTADA

Com o desafio mapeado, a empresa soube o que era preciso para resolvê-lo: planejamento e orçamento. Sendo assim, dentre suas pesquisas Geverton encontrou a Treasy como potencial parceira para a resolução dos desafios da Sá Eletrônicos.

Foi ao conhecer nossos serviços que Geverton entendeu a necessidade de uma consultoria especializada além da ferramenta.

Fechamos uma consultoria (Coaching), além da ferramenta. Porque só a ferramenta em si não seria útil para nós. Mas com uma consultoria junto conseguimos extrair mais da ferramenta, e assim estamos usando até hoje
Foto do Geverton, Gestor Administrativo na Sá Eletrônicos
Geverton
Líder Financeiro

O serviço de Coaching é uma das formas como a Treasy entrega planejamento orçamentário para pequenas e médias empresas. Muitas não possuem uma equipe (ou expertise) para construírem o planejamento de forma independente. Dessa forma, auxiliamos com profissionais experientes e qualificados na construção de um orçamento que gere resultados reais.

Foto da equipe da Sá Eletrônicos
Parte da equipe da Sá Eletrônicos

RESULTADOS ALCANÇADOS

Para a empresa, estava claro desde o início qual o objetivo seria alcançado com a ajuda do planejamento orçamentário: a possibilidade de construir um novo pavilhão.

Geverton nos contou que a construção de um pavilhão para ser o Centro de Distribuição (CD) da empresa era um projeto antigo, mas que nunca saiu do papel.

O pavilhão para Sá Eletrônicos é mais que uma necessidade, é uma estratégia de crescimento. “Hoje acredito que a parte fundamental para crescermos é essa estrutura [o pavilhão] para armazenar e distribuir. Não conseguimos comprar mais produtos porque não temos onde estocar”, contou Geverton.

O objetivo, portanto, tornou-se alcançar um valor em caixa que fosse o suficiente para investir em um pavilhão com capital próprio, sem prejudicar a atividade da empresa.

Todo planejamento então foi criado com o intuito de alcançar o objetivo da Sá Eletrônicos, que não demorou muito para ocorrer.

Acabou que, ao decorrer do planejamento, vimos que havia capacidade de investir com recursos próprios. A gente fez uma proposta para construtora, fechou, e hoje a gente está construindo com recurso próprio e graças a Deus está com o nosso caixa tranquilo
Foto do Geverton, Gestor Administrativo na Sá Eletrônicos
Geverton
Líder Financeiro

Geverton finaliza ao dizer que a área tornou-se mais certeira e que nenhuma decisão é tomada sem o auxílio da Treasy. “Continuamos exercendo o mesmo papel, mas a produtividade em relação aos projetos aumentou. […] Utilizo o Treasy para planejar tudo. Contratação de funcionário e até a troca do ERP foi em cima do planejamento. Tudo isso sabendo do que temos capacidade”.

Construção do pavilhão

teve início e prazo previsto para fim de 2019

Previsibilidade financeira

para visibilidade de caixa conquistada com a ajuda do orçamento empresarial

Produtividade do setor

aumentada com a ajuda da ferramenta, consultores e metodologia da Treasy

Buscando os mesmos resultados para sua empresa? Converse com a gente!

Como a Treasy auxilia centenas de empresas a alcançarem seus objetivos com planejamento e orçamento

Estamos gerando o seu material

Aguarde

Você precisa preencher o formulário

Tenta novamente

Está pronto!

Boa Leitura