Treasy | Planejamento e Controladoria

Quem é Vicente Falconi Consultores? Os livros do guru da qualidade e gerenciamento da rotina

Vicente Falconi ConsultoresRecursos humanos, método gerencial e conhecimento técnico do negócio. Esses são os três pilares fundamentais da boa gestão, citados por Vicente Falconi. Conhecido como o guru da qualidade, seu nome e o trabalho da Falconi Consultores está por trás de empresas como Gerdau e AmBev.

Um dos ícones da gestão no Brasil, Vicente Falconi possui uma empresa de consultoria homônima e é o grande responsável por trazer ao país o conceito de Qualidade Total, fruto dos trabalhos em que realizou na Toyota.

Qualidade Total, aliás, é o tema de seu grande sucesso de vendas: o livro “Qualidade Total - Padronização das Empresas”, lançado nos anos 90. E para falar um pouquinho mais de Vicente Falconi preparamos um post todinho dedicado a ele, o único Latino-Americano a ser eleito pela “American Society for Quality” como Uma das 21 vozes do Século 21.

    Sem tempo para ler agora?
    Faça o download do arquivo em PDF

    (e aproveite para enviar à seus colegas)


    Quem é Vicente Falconi?

    Se você der uma espiada na página dele no Linkedin verá que poucas linhas resumem sua vida desde seu nascimento, em 1940, na cidade de Niterói (RJ), até seu cargo atual como sócio-fundador e Presidente do Conselho de Administração da FALCONI Consultores de Resultado. Além disso, é membro do Conselho de Administração da AmBev e da Brasil Foods.

    As poucas linhas do resumo são inversamente proporcionais ao seu papel na economia brasileira, o qual é intangível. Isso é fácil de explicar: a Falconi Consultores já prestou serviços para mais de 80 das 100 maiores empresas do país. Então, é mais ou menos assim: pense em uma empresa renomada que, muito provavelmente, os dedos (ou o cérebro) de Vicente Falconi estejam por trás.

    Fazendo uma volta ao tempo em sua vida, Falconi formou-se em engenharia metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e por 30 anos foi professor de engenharia. Mas claro que quando falamos em Vicente Falconi podemos esperar sempre um pouco mais: em sua carreira no meio acadêmico recebeu o título de Professor Emérito.

    Falando em “um pouquinho a mais”, Falconi tem ainda, entre seus diplomas, o de PhD em Engenharia pela Colorado School of Mines (EUA). Dá para entender que ele não chegou até onde está por acaso, não é mesmo?

    Aliás, conforme Falconi explica, as características essenciais que qualquer ser humano precisa ter para transformar são: educação adquirida ao longo da vida e entusiasmo e amor pelo que faz.

    Para contar um pouco mais sobre seus estudos e sobre o tema “transformação”, separamos um vídeo do próprio guru (rapidinho, 3:50). Vale a pena!

     

    Um pouco sobre a Vicente Falconi Consultores de Resultados

    Se você for curioso como nós, da Treasy, vai querer saber como surgiu a empresa dele, a Vicente Falconi Consultores de Resultado. Mas caso você não seja, também não queremos tomar seu tempo. Então, pensando em agradar a Gregos e a Troianos, dá uma olhada nesse resumão:

    • Falamos lá em cima que o Prof. Falconi trouxe ao Brasil o conceito de Qualidade Total. Graças a um convênio firmado com a JUSE - União Japonesa de Cientistas e Engenheiros - o guru visitou diversas empresas na Ásia que aplicavam esse conceito;
    • Com a Fundação Cristiano Ottoni, da Universidade Federal de Minas Gerais, originou-se a FALCONI;
    • Em 1998 surgiu a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG). Na ocasião, a consultoria deixou de estar vinculada à Universidade para poder atender à demanda de empresas que estavam atrás de novos e melhores resultados;
    • Em 2003 a FDG tornou-se Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG). A organização tornou-se líder em consultoria de gestão com foco em resultados no Brasil;
    • Foi em outubro de 2012 que veio ao mundo o nome que conhecemos hoje: FALCONI Consultores de Resultado.

    Atualmente a empresa possui cerca de 800 consultores e já ultrapassou a marca dos 5900 projetos que saíram do papel (informações retiradas do site da Consultora)

    Vicente Falconi e o método PDCA

    Em outra oportunidade citamos sobre a importância do PDCA. Agora queremos destacar o que pensa nosso guru. Lá na introdução falamos que para ele o método gerencial constitui num dos pilares da boa gestão, certo?

    O PDCA é visto com tão bons olhos por Vicente Falconi que é justamente esse método que constitui toda a base de trabalho utilizada pela Vicente Falconi Consultores de Resultados. Por esse motivo, que tal relembrarmos o PDCA, cuja sigla vem das palavras Plan, Do, Act, Check?

    • P (PLAN) – Primeira etapa, ou seja, onde devemos planejar o trabalho a ser realizado através de um Plano de Ação, após a identificação, reconhecimento das características e descoberta das causas principais do trabalho a ser feito;
    • D (DO) – Realizar o trabalho planejado, de acordo com o plano de ação;
    • C (CHECK) – Medir ou avaliar o que foi feito, identificando a diferença entre o planejado no plano de ação e o realizado;
    • A (ACT) – Atuar corretivamente sobre a diferença identificada (caso houver). Caso contrário, haverá a padronização e a conclusão do plano (ações corretivas sobre os processos de planejamento, execução e auditoria; eliminação definitiva das causas, revisão das atividades e planejamento).

    Dica Treasy: para mais informações, acesse o artigo Plano de Ação – O passo a passo da ideia à concretização de seus objetivos!.

    Quais são os livros de Vicente Falconi?

    Além de falar de sua empresa de consultoria, quando mencionamos o nome Falconi temos a obrigação de citar suas seis obras. Dá uma olhada:

    • O Verdadeiro Poder: além de português, a obra pode ser encontrada em inglês (True Power) e em espanhol (El Verdadero Poder). O livro conta as experiências de Vicente Falconi em sua atuação como conselheiro de empresas como AmBev e Sadia, além de como atuou frente a projetos de gestão pública (governos municipais, estaduais e federais). Confira o sumário.
    • Gerenciamento da Rotina do Trabalho do dia a dia: também disponível em inglês (Daily Work Routine Management) e em espanhol (Gerencia de la Rutina del Trabajo Cotidiano) o livro tem o objetivo de ser um roteiro sobre como melhorar o gerenciamento. Confira o sumário.
    • Gerenciamento pelas Diretrizes: disponível também em inglês (Management by Objectives) e em espanhol (Gerenciamiento por Las Directrices), a sinopse do livro chama ainda mais a atenção: “representa o lado motivante, agressivo e revolucionário da Gestão pela Qualidade Total (GQT) no estilo japonês”. 
    • Qualidade Total - Padronização de Empresas: a obra reúne uma ampla coleta de informações e destaca que proverá o leitor com informações suficientes para que ele monte seu próprio sistema de padronização. Confira o sumário.
    • O Valor dos Recursos Humanos na Era do Conhecimento: para Vicente Falconi o conhecimento humano é o maior fator competitivo das organizações. O objetivo desta obra é o de demonstrar quão necessárias são as mudanças nas políticas e nas práticas de desenvolvimento das pessoas para que empresas permaneçam competitivas. Confira o sumário.
    • TQC - Controle da qualidade Total no Estilo Japonês: desde 1984 Falconi pesquisa sobre “Qualidade”. Um trecho da sinopse da obra já mostra sua força: este livro será fundamental para a sobrevivência das empresas à competição internacional. Conforme o título já esclarece, o tema é todo centrado no TQC japonês e como ele se aplica às empresas brasileiras. Confira o sumário.

    Vicente Falconi e o Gerenciamento da Rotina

    Antes de prosseguir, pense na pergunta: o que é Gestão para você?

    Na Treasy falamos muito de Gestão Orçamentária, nosso core business. No entanto, quando pensamos de uma maneira mais abrangente, gestão sempre será sinônimo de metas (não é à toa que já escrevemos alguns artigos sobre o assunto, como esse: Objetivos e Metas SMART: a base para um ótimo Planejamento Financeiro!). As metas são a base da Excelência na Gestão Empresarial em seus mais diversos desdobramentos.

    Vicente Falconi concorda com a Treasy (ops, o certo é dizer que nós, da Treasy, concordamos com Vicente Falconi, mas valeu a brincadeira): gestão significa correr atrás de metas.

    Por falar em metas, Falconi divide dois grupos de pessoas:

    • As que sonham grande e querem grandes resultados ou sejam, estabelecem metas desafiadoras de longo prazo;
    • As que pensam pequeno, com um pensamento muito operacional e que tendem a estabelecer metas menos desafiadoras.

    Um parênteses: claro que, conforme o próprio Falconi explicou em diversas entrevistas, as empresas precisam ter metas grandes, mas alcançáveis. Por isso que planejamento é sempre fundamental como tantas vezes falamos aqui no blog!

    Ainda sobre metas, é importante destacarmos que para o guru “meta puxa o conhecimento”. E se pararmos para refletir sobre essa frase conseguimos entender: quantas vezes você se viu atrás de um grande desafio e percebeu que tinha que se especializar em algum ponto da sua carreira?

    Bom, mas para você entender melhor tudo isso, dá uma olhada nesse vídeo de 8 minutos, no qual Falconi explica, com suas palavras, sobre o Gerenciamento da Rotina.

    Por fim

    Lógico que poderíamos ficar horas escrevendo sobre Vicente Falconi e não conseguiríamos cessar o assunto. Além disso, também entendemos que, por mais que falemos sobre ele, é difícil fazer jus a todo seu trabalho e toda contribuição que ele tem dado no campo da gestão.

    Muito mais do que um guru da qualidade, Falconi é um ícone para empresas que queiram crescer e navegar cada vez mais por novos mares (ir ao infinito e além!).

    Conforme já dissemos (e você mesmo pode ver em suas diversas entrevistas), para ele, conhecimento técnico é fundamental. Sem conhecimento não tem como atingir metas, por exemplo. Portanto, trabalhar com excelência é ter por trás toda a base teórica para uma aplicação prática.

    Se você é leitor do nosso blog sabe que aqui na Treasy damos um valor imenso ao compartilhamento de conhecimento. Então, além dos nossos artigos semanais, queremos convidá-lo a conhecer os diversos materiais gratuitos que disponibilizamos para download. Temos uma área onde é possível aliar o teórico com a mão na massa:

     

    Além de e-books, white papers, webinars e infográficos, você encontrará também dezenas de templates de planilhas e outros materiais prontos para as principais atividades de Planejamento e Controladoria (nosso foco).

    Esperamos que você tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre Vicente Falconi, o guru da qualidade. Nós ficamos empolgados em escrever esse artigo porque conseguimos aprender um pouco mais. Nosso desejo é que o mesmo tenha acontecido com você, assim, todos cresceremos juntos.

    E se esse artigo foi útil, compartilhe com sua equipe!