Treasy | Planejamento e Controladoria

[White Paper] – Seis regras para um acompanhamento financeiro eficaz

Prever o futuro é algo bem intangível no mundo que vivemos, a não ser que você tenha uma bola de cristal, mas acho que não é o caso. Mas seria bom saber previamente se o orçamento será cumprido no decorrer do ano, se a economia irá caminhar a favor dos negócios, ou seMelhores práticas de gestão aquele projeto trará ROI significante para a empresa, certo?

O que acontece é que, no mundo que habitamos, pouco certo e nada preordenado, o que fazemos no presente afeta os eventos futuros.

Por isso o Analista de Planejamento e Orçamento tem um papel bem diferente de um vidente. O objetivo do planejamento financeiro e orçamento empresarial não é prever o futuro, mas sim fazer análise de negócios, mapear as incertezas e oportunidades , ou seja, descobrir as tendências (boas ou ruins) de mercado. Para conseguir fazer isso, é necessário um conjunto de regras para um acompanhamento financeiro eficaz e bom senso, claro.

Podemos dizer que, um acompanhamento financeiro eficaz é uma previsão lógica baseada nas análises e cálculos, nada de mística, mas sim raciocínio e senso crítico. E sobre previsão lógica nós aqui da Treasy entendemos bem, afinal fazer um orçamento empresarial e criar cenários, é como prever situações possíveis e prováveis, tendo planos pré-definidos já prontos para colocar em prática de forma ágil caso uma das hipóteses se concretizem.

Esta é uma prática muito comum em diversos setores, como em um exemplo simples, os bombeiros, que não tem como saber onde nem quando um problema acontecerá, mas possuem planos prontos para cada tipo de ocorrência (incêndios, resgates, etc.), tornando o atendimento muito mais rápido. E este tipo de prática pode e deve ser adotada também na gestão.

Portanto, somente as empresas que praticam a análise de negócios e fazerem um acompanhamento financeiro eficazse destacarão frente aos seus concorrentes no atual ambiente competitivo, por ganharem mais agilidade quando ocorrer alguma mudança.

Então, confira o White Paper publicado pela Harvard Business Review, com as melhores práticas de gestão que o profissional de finanças e controladoria, em qualquer setor, pode usar para descobrir as tendências de mercado e fazer análise de negócios. Confira, basta clicar no banner abaixo!

No White Paper você vai descobrir 6 regras para fazer um acompanhamento financeiro eficaz como:

  1. Definir um Cone de Incerteza
  2. Procure a curva S
  3. Abrace as coisas que não se encaixam
  4. Mantenha a opinião forte e franca
  5. Olhe para trás duas vezes
  6. Saiba quando não fazer um forecast

Como fazer um acompanhamento financeiro eficaz

Resumindo, não há como prever o futuro, porém há como prever situações possíveis e prováveis por meio de um acompanhamento financeiro eficaz. Tendo planos pré-definidos já prontos para colocar em prática de forma ágil, caso uma das hipóteses se concretizem.

Análise de cenários também é considerada um instrumento crucial da gestão de uma empresa, pois ela auxilia na previsão de situações futuras diversas, e assim sua empresa pode analisar o ambiente e se preparar, criando planos de ações para os cenários mais prováveis. 

Os benefícios são evidentes e empresas que adotam a previsão de cenários são mais preparadas para mudanças, conseguem aproveitar melhor as oportunidades que surgem e são mais ágeis para solucionar eventuais problemas. 

Vale ressaltar aqui a importância do Orçamento Empresarial, como parte da estratégia de ter um acompanhamento financeiro eficaz. Afinal, você saberia responder essas perguntas:

Você já deve ter percebido que muito provável que as coisas não saiam exatamente como foram planejadas. Desvios sempre vão existir, mas o importante é ter sempre em mente o destino a ser alcançado. As habilidades e experiências adquiridas pelos gestores ao longo do tempo são importantes, mas sem os instrumentos apropriados (Planejamento, Orçamento e Acompanhamento) fica muito mais difícil saber se a empresa está caminhando no rumo certo!

As ferramentas de Planejamento e Orçamento são os instrumentos ideais para auxiliar sua empresa a estabelecer aonde quer chegar e estimar os recursos necessários para isto (sem que falte ou sobre), e verificar de tempos em tempos se está na direção correta, realizando ajustes sempre que necessário e o mais breve possível.

Imagine no exemplo do avião, onde muito combustível representa peso extra, que diminui a velocidade e aumenta o consumo, mas pouco combustível significa que o avião não chegará ao seu destino.

Veja que não chegar ao destino não significa que o avião vai cair. Ele pode fazer um pouso de emergência e abastecer, mas isso afetará significativamente os prazos e custos da viagem, o que poderia ser evitado com um pouco de planejamento prévio.

Agora traduza isso para as necessidades comuns em sua empresa, como compra de matéria-prima, ou a necessidade de capital de giro, por exemplo, ou imagine a tripulação como sendo sua equipe produtiva e administrativa, e assim por diante… E então, tente responder a pergunta: minha empresa possui um plano de voo e instrumentos de navegação apropriados?

Para saber as melhores práticas de gestão, não esqueça de baixar o material : 6 regras para fazer um acompanhamento financeiro eficazPor isso não esqueça de baixar o White Paper que preparamos para você:

Se você gostou desse artigo, não deixe de se cadastrar em nossa newsletter, para ficar por dentro dos novos artigos, materiais e de tudo que acontece por aqui. Já que chegamos ao fim, conte para nós o que achou deste artigo. Se ele foi útil para você, compartilhe com seus colegas!


Também publicado em Medium.