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6 formas de captação de recursos financeiros para empresas

Publicado dia 20 de fevereiro de 2020
Wilame Januário

Tempo médio de leitura

6 min

Quando um empreendedor busca captar recursos financeiros para a sua empresa, ele tem a oportunidade de injetar capital em seu negócio visando o seu crescimento. Por isso, captar recursos é importantíssimo para todas as empresas, seja para o recurso ser empregado como capital de giro, seja para expandir a organização (por meio da abertura de filiais ou aquisição de equipamentos mais modernos, por exemplo). 

Para isso, além de planejar a real necessidade da captação do recurso e onde ele será investido quando alcançado, é bom que o empreendedor analise diferentes formas de captação, para tomar a decisão que mais se alinhe com o perfil da sua empresa.

Quer saber quais as principais formas de captação de recursos financeiros para empresas? Veja 6 no artigo de hoje!

O que você vai encontrar neste artigo:
  • 1) Crowdfunding
  • 2) Trazer um sócio 
  • 3) Empréstimo peer-to-peer
  • 4) Financiamento bancário
  • 5) Investidores
    • Investidor anjo
    • Venture Capital
  • 6) Lançar um IPO
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      1) Crowdfunding

      Crowdfunding é um financiamento coletivo, uma espécie de “vaquinha virtual” que reúne pessoas que acreditam no seu projeto. No crowdfunding, você cadastra o seu projeto em um site de financiamento coletivo, onde ele passará por uma análise para saber se poderá contar com esse serviço ou não. 

      Em caso de aprovação, serão estipuladas as metas, os prazos e as recompensas para os doadores. Se a meta for alcançada dentro do prazo estipulado, o empresário receberá os recursos arrecadados. Caso contrário, os valores serão devolvidos aos doadores.

      2) Trazer um sócio 

      Um sócio é aquele que entra no negócio com capital para suprir uma necessidade. Então, trazer um sócio para o negócio é uma forma de trazer recursos indiretamente para a empresa. 

      Geralmente, o sócio é uma forma de captação de recurso excelente quando você precisa de alguém que te complemente na gestão do negócio. Quando você é uma pessoa com perfil mais comercial e precisa de um sócio com perfil mais administrativo para complementar as suas habilidades, por exemplo. Assim, o sócio entra no negócio para crescer junto com a empresa e, por isso, está interessado em um retorno no longo prazo, desembolsando o capital gradualmente.

      3) Empréstimo peer-to-peer

      Peer to peer significa empréstimo ponto a ponto. Esse tipo de empréstimo é facilitado pelas plataformas P2P (peer-to-peer), que são um tipo de fintech de crédito.

      De um lado do empréstimo nós temos os investidores, geralmente pessoas físicas. Do outro lado nós temos o tomador do empréstimo, que podem ser empresas ou pessoas físicas. 

      Fazendo o meio de campo, temos as plataformas P2P, que oferecem um serviço online, de forma que todo o processo é feito por meio da internet, como a documentação e a transferência. 

      Então, a plataforma se interpõe entre o investidor e o tomador de empréstimo. Depois que o tomador de empréstimo paga o empréstimo para a plataforma, ela repassa esse pagamento aos investidores.

      4) Financiamento bancário

      Se a sua empresa não tem o nome negativado, ela pode pedir um financiamento bancário para trazer recursos financeiros para a empresa por meio de descontos de duplicata, antecipação de recebíveis ou capital de giro, por exemplo. O financiamento bancário, portanto, é indicado para tracionar o negócio. A maioria das grandes empresas fazem financiamento bancário. 

      Mas, se a sua empresa está em um nível inicial, dificilmente ela conseguirá um financiamento bancário. Isso porque empresas com menos de 2 anos não têm um histórico considerado pelo banco, por mais que elas tenham um bom faturamento. Geralmente, os bancos só dão crédito para empresas depois de 2 anos de mercado.

      5) Investidores

      Investidor anjo

      Os investidores anjo são essenciais no ecossistema empresarial brasileiro. Tratam-se de pessoas físicas que aplicam o seu próprio capital em negócios que eles acreditem ter o potencial necessário para dar um alto retorno.

      Esse investimento é feito junto com outros investidores, no que chamamos de rodada de investimentos. Essas rodadas podem chegar a montantes de R$50 mil a R$600 mil, onde cada investidor anjo começa com um valor de R$20 mil. 

      O investimento anjo é muito importante para aquela fase em que a empresa está validando o seu próprio negócio, tentando entender se tem mercado para o seu produto. O investimento anjo, portanto, ajuda na concretização da empresa e na sua viabilização no mercado. 

      Os melhores investidores anjo, portanto, são aqueles que oferecem o smart money, que é quando o capital vem acompanhado de experiência, conhecimento e networking. Quanto mais o investidor anjo souber sobre ser um empreendedor e sobre o mercado em que a empresa atua, melhor.

      Para conseguir um investidor para a empresa, é preciso elaborar um plano de negócios, explicando onde aquele recurso será investido, qual é o retorno que o investidor terá, quando será a entrada do seu investimento e a sua possível saída. Isso porque os investidores dificilmente querem se tornar sócios de uma empresa. Geralmente, eles desejam fazer um investimento, visando uma saída depois de 3 ou 5 anos.

      Venture Capital

      A tradução de Venture Capital é Capital de Risco e representa um fundo de alta rentabilidade e alto risco para investir em empresas de pequeno e médio porte. Além de investir com dinheiro e capital na empresa, em troca de equity ou participação acionária, esse tipo de investidor também pode oferecer smart money.

      A diferença do investidor anjo para o investidor de venture capital, é que o segundo tipo está mais interessado em empresas que já tenham algum tamanho. Então, uma empresa que cresceu pouco não costuma entrar no venture capital, afinal, esses investidores optam pelos negócios que já têm um faturamento considerado expressivo. O importante para conseguir atrair recursos por meio do Venture Capital é ter um produto ou serviço bem posicionado e validado no mercado e desenvolver uma apresentação detalhada da sua empresa, mostrando qual seu nicho de negócio, sua forma de atuação e seu fluxo financeiro. 

      6) Lançar um IPO

      IPO significa Oferta Pública Inicial e se trata de um processo em que uma empresa passa para ter as suas ações negociadas na Bolsa de Valores. Os donos da empresa definem a porcentagem do capital da empresa que será disponibilizada no IPO e podem conseguir, por meio dessa oferta, milhares de novos sócios e recursos para investir no crescimento da empresa.

      Mas por que uma empresa faz IPO? Existem vários motivos para os fundadores da empresa quererem isso. Vendendo a sua participação na empresa, eles ganham liquidez para investir o dinheiro em outras lugares e diversificar o seu patrimônio. 

      Outro motivo é para entrar dinheiro na empresa e conseguir fazer os investimentos necessários para o crescimento do negócio. Arrecadando recursos dessa maneira, não é preciso recorrer a crédito bancário, já que os juros no Brasil são muito altos.

      Ficou alguma dúvida relacionada à captação de recursos financeiros para empresas? Deixe um comentário abaixo!

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