Você que trabalha com análise de fornecedores já ouviu a expressão “compre soluções e não problemas”?
Anos atrás estive fazendo um estudo de viabilidade econômica para uma empresa com mais de duas décadas no mercado e que se encontrava em sérias dificuldades: títulos protestados, salários atrasados e dezenas de clientes com seus pedidos não entregues, embora tivessem efetuado pagamento parcial ou integral pela mercadoria.
O mais incrível era que novos consumidores continuavam comprando, fosse pela suposta credibilidade transmitida pelos “20 anos de tradição”, fosse pela habilidade do vendedor, fosse pelo preço menor face à concorrência (talvez graças ao não registro de funcionários e à sonegação de impostos, entre outros).
Ao longo dos anos tenho acompanhado empresas que nascem e prosperam, e outras que abrem concordata e quebram. Invariavelmente o modelo de gestão adotado é fator preponderante. Porém, entre o sucesso e o fracasso está sempre o consumidor.
Muitas pessoas se perguntam como pesquisar fornecedores, avaliar ou até qualificá-los. A verdade é que qualquer teoria só é boa se nos servirmos dela para ultrapassá-la.
Assim, considere os tópicos a seguir em suas próximas compras para entender sobre análise de fornecedores, critérios de avaliação, como ter uma relação com fornecedores e muito mais.
#01 – Pesquise o CNPJ da empresa
Um fornecedor que apresente protestos e cheques sem fundos deve ser descartado. Começar uma parceria entre empresas e fornecedores que tem problemas “na praça” trará problemas no futuro. Suas dificuldades financeiras serão retratadas depois na qualidade do produto e no prazo de entrega.
O único tipo de restrição aceitável para uma seleção de fornecedores, desde que com justificativas, são ações executivas oriundas de discussões com o governo devido à inconstitucionalidade de muitos impostos cobrados.
#02 – Visite a empresa
Antes de fechar um negócio, conheça de perto quem você está contratando. Uma visita às instalações da empresa poderá indicar como é seu fluxo de produção, como estão seus estoques, qual seu grau de organização.
É comum fornecedores se apresentarem como companhias bem estruturadas sendo, entretanto, meros terceirizadores de serviço, subempreitando o trabalho a outras empresas. Nestes casos, você nunca terá a garantia plena do que está comprando.
#03 – Faça contratos formais
Para um bom relacionamento com fornecedores e clientes é fundamental estabelecer contrato entre as partes. Os contratos devem conter as especificações técnicas do que se está adquirindo, preços acordados, prazos de início e de entrega, condições de pagamento e reajustamento, prazos de garantia, cláusulas de rescisão e cessão de direitos.
Não se esqueça de exigir, ainda, os dados do responsável pela empresa, incluindo CPF e RG, para o caso de uma eventual discussão judicial.
#04 – Equalize as propostas na análise de fornecedores
Assim como um apartamento no primeiro andar é mais barato do que um similar no 15º andar, produtos e serviços também apresentam suas peculiaridades. Quando for realizar a seleção de fornecedores, procure uniformizar as propostas cotando junto aos diversos fornecedores os mesmo materiais, com as mesmas dimensões/quantidades.
#05 – Exija referências
Você não precisa ser cobaia de um fornecedor, inaugurando sua carteira de clientes. Quando for pesquisar fornecedores, veja se a empresa executou bons trabalhos. Além disso, na análise de fornecedores peça que eles compartilhem o contato de quem já os contratou. Isso mostrará como foi o relacionamento com os fornecedores e seus clientes.
#06 – Não se impressione com o tempo de fundação da empresa
Uma companhia com muitos anos de mercado pode não ser um bom critério na avaliação de fornecedores. Se por um lado ela denota estabilidade, por outro pode estar defasada tecnológica e administrativamente.
#07 – Negocie as condições de pagamento
Procure adequar a compra ao seu fluxo de caixa, conciliando as obrigações que estão sendo assumidas com a data provável de seus recebimentos. Além disso, uma empresa que não necessite de sinal à vista demonstra maior capacidade financeira.
#08 – Priorize empresas socialmente responsáveis
Em uma qualificação de fornecedores sob condições comerciais equivalentes, valorize a companhia que apresente projetos de engajamento social ou que esteja vinculada a instituições incentivadoras de práticas comerciais éticas. Não lhe custará nada a mais, mas premiará um esforço voltado à cidadania.
E lembre-se que em uma análise de fornecedores…
Empresas, produtos e serviços, em alguns mercados, estão todos muito parecidos. Antes de pensar como pesquisar fornecedores tenha em mente que avaliar a qualidade dos serviços e a veracidade das informações prestadas é fundamental para evitar problemas e prejuízos. Estas 8 dicas de como avaliar fornecedores são apenas algumas sugestões para evitar dissabores na contratação de serviços de terceiros, mas o trabalho não deve parar.
Como disse Molière: “É longo o caminho do projeto à coisa”. Por isso, a sabedoria dos projetos consiste em prevenir as dificuldades da execução. Faça-o e fique tranquilo. Compre soluções e não problemas.
E como você já sabe, além dos artigos, publicamos também aqui no blog inúmeros materiais educativos para download, como e-books, white papers, webinars e modelos de planilhas. Você pode baixa-los gratuitamente e utilizar para melhorar a gestão de sua empresa. Basta clicar na imagem abaixo:
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Sobre o Autor Convidado
Este artigo foi escrito por Tom Coelho especialmente aos leitores do Blog do Treasy.
Tom é educador, palestrante em gestão de pessoas e negócios, escritor com artigos publicados em 17 países e autor de oito livros.
Você pode conhecer mais do trabalho de Tom nos sites: www.tomcoelho.com.br e www.setevidas.com.br ou entrar em contato diretamente com ele pelo e-mail: tomcoelho@tomcoelho.com.br.
Também publicado em Medium.