Treasy | Planejamento e Controladoria

Você sabe como fazer uma Consolidação de Demonstrações Contábeis corretamente?

Empresas estão sempre buscando maneiras de ganhar competitividade e alavancar financeiramente. Existem diversas estratégias para isso e se você é leitor do nosso blog já leu sobre private equity e venture capital, para citar dois exemplos. Injetar capital pode ser dado por meio de investidores, mas também em estratégias como Holding ou Joint Venture.

Tanto a formação de Holding quanto a de Joint Venture estão geralmente ligadas com o aperfeiçoamento de operações redundantes, consequentemente levando à redução de custos e despesas.

Para saber mais sobre ambos os modelos de negócio, recomendamos que você salve a leitura de dois artigos:

Bom, mas agora a pergunta é: no caso de Holding, como ocorre a consolidação de balanços? É feito separadamente ou como se fosse uma única empresa?

A CVM (Comissão dos Valores Mobiliários), por intermédio do art. 21 da Instrução nº 247/96, estabeleceu que a partir de 1996 toda companhia aberta que possuir investimentos em controladas deve consolidar suas demonstrações financeiras, independente do percentual que esses investimentos representem do patrimônio líquido.

Portanto, para falar mais sobre isso, convidamos você a ler este artigo que preparamos sobre Consolidação de Demonstrações Contábeis.

    Sem tempo para ler agora?
    Faça o download do arquivo em PDF

    (e aproveite para enviar à seus colegas)


    Em primeiro lugar: sobre a tríade das principais demonstrações contábeis

    Antes de mais nada, sempre é bom lembrar que as principais demonstrações contábeis de uma empresa são compostas por:

    Ainda sobre modelos, caso você tenha interesse disponibilizamos para download, também em Excel:

    Quando é necessário fazer a Consolidação de Demonstrações Contábeis?

    A Consolidação de Demonstrações Contábeis (ou simplesmente Consolidação de Balanços) são as demonstrações financeiras combinadas de uma empresa e suas subsidiárias. Ela permite avaliar a saúde geral de um grupo inteiro de empresas ao invés de somente a posição de uma empresa.

    De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade, as demonstrações consolidadas resultam da agregação das demonstrações contábeis (estabelecidas pelas Normas Brasileiras de Contabilidade), de duas ou mais entidades, das quais uma tem o controle direto ou indireto sobre a(s) outra(s).

    Observe que uma empresa matriz pode operar como uma empresa separada além de suas subsidiárias. Assim, cada uma dessas entidades relata suas próprias demonstrações financeiras e opera seu próprio negócio. No entanto, como as subsidiárias são consideradas uma entidade econômica, para investidores, acionistas reguladores e clientes a consolidação de empresas avalia de forma mais completa a posição do grupo empresarial.

    A consolidação financeira é algo estabelecido pela Lei das S.A., mas trata-se de uma prática fundamental para empresas que buscam injeção de capital. Pense pelo lado dos acionistas: se as demonstrações não fossem unificadas, seria impossível conhecer a real situação da empresa controladora, suas controladas e sociedade independentes. Essa transparência, aliás, tem tudo a ver com Governança Corporativa e Lei Sarbanes-Oxley

    Assim, podemos resumir que as Demonstrações Contábeis consolidadas combinam as demonstrações financeiras de entidades jurídicas distintas controladas por uma empresa-mãe em um conjunto de demonstrações financeiras para todo o grupo de empresas.

    É importante destacar que demonstrações consolidadas estão ligadas pelos princípios da Contabilidade Internacional.

    Consolidação de Demonstrações Contábeis e o CPC 36

    Conforme o CPC 36 (Comitê de Pronunciamento Contábeis), Demonstrações Consolidadas são:

    “As demonstrações contábeis de grupo econômico, em que os ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas, despesas e fluxos de caixa da controladora e de suas controladas são apresentados como se fossem uma única entidade econômica”.

    Assim, de acordo com o CPC 36:

    Princípios da Consolidação Financeira

    A principal importância da Consolidação Contábil é relatar tanto a condição financeira quanto o resultado operacional de um grupo empresarial consolidado, considerado como uma entidade única composta por mais de uma empresa sob um controle comum.

    Podemos dizer que quando falamos em princípios gerais relacionados às demonstrações financeiras consolidadas temos:

    Ainda temos que ressaltar que a análise da Consolidação Contábil permite que:

    Sobre o último ponto, entramos no mérito do método Valuation, processo de estimar o valor de uma empresa de forma sistematizada, usando um modelo quantitativo. Falamos sobre isso de forma bem completa no artigo Mas afinal, quanto vale minha empresa? Entenda como realizar o Valuation. Caso você tenha interesse no assunto, preparamos também uma planilha modelo para calcular o valor da empresa. Para realizar o download, basta clicar no botão abaixo:

     A que tipo de empresa é exigido a Consolidação de Demonstrações Contábeis?

    Importante ressaltar que a necessidade de Consolidação de balanços não se dá apenas para Sociedades Anônimas. Qualquer tipo de sociedade, inclusive as por quotas de responsabilidade limitada, devem ter balanços consolidados. A CVM ainda exige a consolidação em casos como:

    Ok, mas quais exatamente são as informações a serem consolidadas e divulgadas?

    Consolidação das Demonstrações Contábeis: o que divulgar

    A prestação de contas realizada pela Consolidação Contábil envolve:

    Relatório de Administração

    Este relatório deve evidenciar:

    Balanço Patrimonial (BP)

    O BP apresenta a posição patrimonial e financeira da empresa em determinada data. Ele é dividido em três grandes categorias:

    Para fins de Consolidação das empresas, é importante que as contas sejam classificadas ordenada e uniformemente. Isso permite que seja feita uma adequada análise e interpretação da situação financeira e patrimonial.

    Assim, para o Ativo a classificação deve estar em ordem decrescente de grau de liquidez. Já o Passivo, em ordem decrescente de prioridade de pagamento das exigibilidades (em outras palavras, em primeiro lugar são classificadas as contas cuja exigibilidade ocorre antes).
    Lembrando que no BP a classificação do Ativo e do Passivo ocorre da seguinte forma:

    Ativos

    Passivo (+ Patrimônio Líquido)

    Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e Demonstração do Resultado Abrangente (DRA)

    O Pronunciamento Técnico CPC 26(R1) – Apresentação das Demonstrações Contábeis –, aprovado pela Deliberação CVM nº 676/11 e tornado obrigatório para as demais sociedades pela Resolução CFC nº 1.376/11, determina a adoção da Demonstração do Resultado de Exercício e a Demonstração do Resultado Abrangente.

    Sobre o DRE, falamos no início deste artigo e você pode conferir em outro post. Já a DRA é a mutação que ocorre no patrimônio líquido durante um período que resulta de transações e outros eventos que não derivados de transações com os sócios na sua qualidade de proprietário. Em outras palavras, é o resultado do exercício acrescido de ganhos ou perdas que eram reconhecidos direta e temporariamente na Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.

    No caso da Demonstração do Resultado Abrangente, a entidade pode optar por apresentá-la separadamente ou dentro das mutações do patrimônio líquido.

    Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) e de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DPLA)

    Ambas as Demonstrações são aceitas pela Lei das Sociedades por Ações, sendo que a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido é mais completa. Isso porque, como o nome sugere, ela evidencia a movimentação de todas as contas do Patrimônio Líquido durante o exercício social (incluindo aí a formação e utilização das reservas não derivadas do lucro).

    Demonstração dos Fluxos de Caixa do período

    Também como falamos no início deste artigo, o Demonstrativo de Fluxo de Caixa mostra como ocorreram as movimentações de disponibilidades em um dado período de tempo.  O DFC é obrigatório pela Lei das Sociedades por Ações, sendo que o CFC o tornou obrigatório para todas as demais sociedades.

    Na Demonstração dos Fluxos de Caixa do período todos os fluxos de entrada e saída de caixa são divididos em três categorias:

    Demonstração do Valor Adicionado (DVA)

    A DVA é um informativo cujo objetivo é mensurar o valor da riqueza gerada pela companhia, bem como apresentar como foi feita sua distribuição entre os elementos que contribuíram para a geração dessa riqueza. Nesse grupo entram: colaboradores, financiadores, acionistas, governo e outros. O Demonstrativo do Valor Adicionado apresenta também a parcela da riqueza não distribuída.

    Destacamos que para as normas internacionais de contabilidade, a DVA não é obrigatória.

    Demonstrações Comparativas

    Segundo a Lei das Sociedades por Ações, é obrigada a comparação das demonstrações contábeis dos dois exercícios. Essa comparação parte do princípio que ao verificar a evolução passada é possível analisar a progressão da empresa no futuro. Na maioria dos casos, devem ser apresentados, no mínimo, três balanços patrimoniais:

    Parecer do Conselho Fiscal

    A publicação do Parecer do Conselho Fiscal não é obrigatória pela Lei Brasileira. Quando houver esse parecer, ele deve ser oferecido à Assembleia Geral dos acionistas, todavia, sua publicação é optativa. De modo geral, na maioria das vezes ele é publicado, o que demonstra a ampliação dos conceitos de Governança Corporativa.

    Relatório do Comitê de Auditoria

    Sua publicação também não é obrigatória pelas Leis Brasileiras. A única exigência é para empresas que têm seus títulos patrimoniais negociados nos Estados Unidos e em alguns casos por ato de órgão regulador específico (como no caso do Banco Central no Brasil). Portanto, a divulgação do Relatório do Comitê de Auditoria é normalmente facultativa, sendo uma prática de empresas que queiram aumentar ainda mais o nível de divulgação de informações.

    Relatório dos Auditores Independentes

    As demonstrações contábeis das companhias abertas devem ser auditadas por auditores independentes registrados na CVM, de acordo com a Lei das Sociedades. Essa exigência diz respeito também às sociedades de grande porte, definidas como sendo aquelas que têm ativo ou receita bruta anual superior a 240 ou 300 milhões de reais, respectivamente. Além disso, normas específicas exigem que as instituições subordinadas ao Banco Central do Brasil, à Superintendência de Seguros Privados, à Agência Nacional de Energia Elétrica e outras também tenham suas demonstrações contábeis auditadas.

    Exemplo

    Para esclarecer e mostrar na prática como funciona, vamos ao exemplo:

    A Cia A é uma holding, cujas atividades são apenas investimentos permanentes em joint-ventures. Ela participa de duas empresas que controla em conjunto com um outro venturer. Na Cia B tem participação de 40% e na Cia C tem participação de 70%.

    No período não houve transações comerciais entre as três empresas e para simplificar o exemplo as questões tributárias não serão consideradas, pois o objetivo é apenas demonstrar os efeitos da consolidação proporcional.

    A seguir as demonstrações contábeis das três empresas:




    Concluindo

    A Consolidação de Demonstrações Contábeis consiste em relatórios que mostram as operações, fluxos de caixa e posição financeira de uma empresa-mãe e suas subsidiárias. Ou, ainda, Demonstrações Contábeis consolidadas combinam as demonstrações financeiras de entidades jurídicas distintas controladas por uma empresa-mãe em um conjunto de demonstrações financeiras para todo o grupo de empresas.

    A  real posição financeira da controladora e das demais empresas do grupo só pode ser conhecida por meio da Consolidação de Balanços. Portanto, destacamos que sua principal importância é relatar tanto a condição financeira quanto o resultado operacional de um grupo empresarial consolidado, considerado como uma entidade única composta por mais de uma empresa sob um controle comum.

    Esperamos que este artigo tenha sobre Consolidação de Demonstrações Contábeis tenhasido útil a você. Deixe um comentário contando o que achou e compartilhe conosco qualquer outro conhecimento que possa contribuir com o tema. Fique à vontade também para compartilhar este post com seus colegas.

    Toda semana publicamos aqui artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico-financeiro. Também publicamos mensalmente materiais gratuitos para download como modelos de planilhas, white papers e e-books.

    Portanto, se você ainda não é assinante de nosso newsletter, cadastre-se para receber este e outros artigos por e-mail, ou nos adicione nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui.