Menu

[E-BOOK] – Controladoria Corporativa: o Controller como ponte entre a diretoria e os gestores

Publicado dia 8 de maio de 2018

Controladoria Corporativa: o Controller como ponteImagino que em algum momento você já precisou intermediar uma discussão ou divergência de opiniões, em casa, entre amigos, ou até no trabalho. 

Dependendo do assunto e dos interesses, é muito difícil chegar num consenso, não é ? Tornando, inclusive, as discussões bem calorosas.

Numa empresa isso acontece especialmente quando o assunto é Orçamento Empresarial e, de um lado, está a Diretoria Executiva e, do outro, os gestores. No meio, geralmente, está o Controller, responsável pela Controladoria Corporativa.

Dentre as muitas tarefas e responsabilidades da Controladoria, nenhuma novidade em relação aos números e controles da empresa, certo? Entretanto, há um desafio específico que tira o sono de muito Controller: intermediar a relação entre Diretoria e demais gestores.

Além de precisar ser essa ponte, o profissional de Controladoria também tem que saber lidar com cada um e disponibilizar as informações necessárias de acordo com as especificidades das áreas e cargos. Mas o que tudo isso significa na prática? Há algum modelo ou regra que oriente essa relação?

Foi pensando em como responder essas perguntas que preparamos um Guia prático da relação do Controller com a Diretoria e os Gestores. E é exatamente sobre ele que vamos falar neste post, com os principais pontos abordados no material. Mas se você quiser ler o material na íntegra, basta baixar gratuitamente clicando na imagem abaixo:Banner Controladoria Corporativa: controllerVocê pode estar se perguntando se o e-book é para você? Se tem dificuldades de engajar os colaboradores no processo Orçamentário. Se não sabe como apresentar os números para a Diretoria. Se o Planejamento Orçamentário do ano seguinte é sempre muito demorado e doloroso. Se as dificuldades nessa relação diária com Diretoria e com os gestores não para por aí. Sim, este material foi feito para você!

Controladoria Corporativa e o papel do Controller

Primeiro, vamos falar um pouco sobre a área. O termo pode parecer redundante, mas precisamos lembrar que há outras modalidades de Controladoria, como a Pública. Aqui, queremos reforçar que estamos considerando a Corporativa.

Na verdade, o que queremos mesmo é falar sobre o profissional de Controladoria e os muitos desafios que ele enfrenta dentro de uma organização. Já descrevemos a maioria das atividades que o Controller assume e o papel que ele exerce numa empresa. Entretanto, ao longo dos últimos cinco anos, nos deparamos com muitas questões vindas desses profissionais, especialmente na hora de realizar a Descentralização do Orçamento.

Ouvíamos perguntas do tipo: “como conscientizar os gestores sobre a importância do Orçamento e a necessidade de dados corretos?”. Nem sempre o papel de intermediador entre as premissas da diretoria e os interesses das áreas é fácil. Pelo contrário.

Por isso, para produzir o e-book Guia prático da relação do Controller com a Diretoria e os Gestores, conversamos com profissionais experientes que conhecem muito bem os desafios naturais do cargo. A diferença é que eles já descobriram algumas ações, atividades e iniciativas interessantes e que funcionam muito bem na realidade deles.

A notícia boa é que eles compartilharam conosco e está tudo no Guia! Veja as primeiras páginas e saiba o que você vai encontrar no material completo:

Primeiras páginas do e-book Guia prático da relação do Controller com a Diretoria e os Gestores

O que esperar do Guia?

Além de ter dicas muito práticas, apresentamos a experiência de outros profissionais e as boas práticas de mercado, como já dissemos. Mas como fazemos isso? Apresentando exatamente o que eles descreveram.

Por exemplo, como criar a área de Controladoria e informar para o restante da empresa o que é esse setor, o que ele faz e o envolvimento com números e controles sem assustar? Ainda, como convencer a diretoria que a ideia e o objetivo principal não deve ser o de cobrança, mas sim o de Cultura Orçamentária para uma gestão mais estratégica?

Se ainda está com alguma dúvida de como esse material pode ser útil e te auxiliar com os desafios do dia a dia, dá só uma olhada nos destaques do e-book:

  • O papel do gerente de controladoria ou Controller na descentralização orçamentária
  • Por onde começar o Orçamento Empresarial?
  • Premissas, quem define?
  • Mudanças devem ser informadas
  • Como fazer o Acompanhamento Orçamentário?
  • Diretoria como parceiro
  • Bonificação, uma faca de dois gumes
  • Quando é hora de mudar?
  • Controller não é dedo-duro
  • Como preparar os gestores para as reuniões com a diretoria
  • Gestão do Conhecimento
  • Segredo do sucesso

Para ter acesso ao Guia, baixe agora mesmo clicando na imagem abaixo.Banner Controladoria Corporativa: controllerEsperamos que o material seja útil para sua empresa! E, como você já sabe, toda semana publicamos aqui artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico-financeiro. Também publicamos mensalmente materiais gratuitos para download como modelos de planilhas, white papers e e-books.

Portanto, se você ainda não é assinante de nosso newsletter, cadastre-se para receber este e outros artigos por e-mail. Você também pode nos acompanhar nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui.

E se o conteúdo do artigo foi útil para você e sua empresa, deixe um comentário e compartilhe com seus colegas.

Talvez você também queira ler um destes:

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.