Menu

6 dicas para o Controller e profissionais de finanças crescerem na carreira

Publicado dia 21 de maio de 2018

O Mercado de trabalho está repleto de profissionais super qualificados e a concorrência é grande entre eles, em qualquer área de atuação. Para se sobressair nessa multidão, você precisa ter um conjunto de conhecimentos e experiências que agreguem valor à área que deseja atuar. Na Controladoria não é diferente!

Por isso, pensando em como te ajudar quando o assunto é educação, listamos seis dicas para você se destacar na área de Controladoria. Principalmente se ainda está no começo da carreira ou pretende mudar de área.

Mas, antes de continuarmos, se você não atua ainda na Controladoria, listamos as principais responsabilidade do Controller, uma carreira que está cada vez mais em alta.

Precisamos entender também que esse profissional exerce uma função extremamente estratégica, como veremos.

Importância do Controller

Importância do Controller

O Controller auxilia a empresa a por em prática sua estratégia financeiro-orçamentária e a alcançar seus objetivos. Por isso, o profissional de Controladoria precisa garantir que todas as áreas de negócio estejam atuando de maneira eficiente e trabalhando com o foco no que foi traçado pela organização em seu planejamento anual.

Logo, é bem possível que tenha que lidar com questões operacionais, como fazer a consolidação de números, realizar análises em cima dos resultados, criar cenários para se antecipar a possíveis problemas ou identificar soluções para imprevistos e, consequentemente, auxiliar a diretoria em suas tomadas de decisões. Além disso tudo, também tem que trabalhar com os gestores para alcançar os resultados, entendendo a situação de cada um e gerindo da melhor maneira as necessidades de cada setor, dentro do planejado no Orçamento.

Com tantas atividades e um papel tão estratégico,  para que esse profissional possa desenvolver a carreira e trilhar o caminho rumo à diretoria financeira, ele precisa se manter sempre atualizado, fato! Vamos às dicas, então.

#01: Defina objetivos profissionais

Como você sabe, tudo começa com objetivos, inclusive, e principalmente, na vida profissional. Por isso, se sua intenção é iniciar uma carreira em Controladoria ou já está nela e está buscando crescimento, a primeira dica é definir objetivos de curto, médio e longo prazos, elaborando um planejamento de carreira.

Ao pensar na sua carreira como uma empresa que precisa ser gerenciada, fica mais fácil definir onde você quer chegar e, então, trilhar o caminho de modo a alcançar a meta.

Por exemplo, pelo que você gostaria de ser responsável? Gostaria de gerir uma equipe? Quer se tornar analista sênior, gerente de Controladoria ou até mesmo Diretor Financeiro? Em quanto tempo?

Faça um levantamento dos seus pontos fortes e fracos, análise seu nível profissional atual, elabore um plano de carreira, faça cursos de autoconhecimento. Busque ferramentas e profissionais que te ajudem entender onde quer chegar.

#02: Mantenha seus conhecimentos atualizados

Conceitos de Gestão Orçamentária, Fluxo de Caixa, Demonstrativos de Resultado e Balanço são básicos na Controladoria. Termos fáceis de serem encontrados em cursos de Administração, Ciências Contábeis e Controladoria.

Ou seja, independente do formato, sejam cursos de especialização, MBA’s ou de curta duração, o que importa é manter-se atualizado em relação às mudanças no mercado. Existem excelentes instituições de ensino de Gestão Empresarial que podem ajudar nessa missão. Procure sempre se atentar para a grade curricular do curso oferecido. Outra ideia é buscar nos órgãos de referência como o Ministério da Educação (MEC) as instituições reconhecidas, dependendo do curso, você consegue até verificar a pontuação em relação aos demais.

Um diferencial pode ser você fazer um curso de Estatística, por exemplo. É algo muito usado hoje no meio Econômico além de ser bem estratégico. Sem dúvida, seria um diferencial para as análises dos resultados.

Mas, se o tempo é pouco e o dinheiro curto, comece por serviços gratuitos, como blogs voltados para o assunto e artigos disponíveis na Internet. Normalmente este tipo de conteúdo é voltado para questões bem atuais e podem te ajudar atualizações importantes, como mudanças tributárias, fiscais e trabalhistas.

Crescer na carreira

#03: Não perca a tecnologia de vista

No mínimo, o Controller precisa dominar o Excel, tanto para criação e acompanhamento orçamentário, quanto para criar dashboards de controle. Este é o primeiro passo para o profissional que, a medida que se desenvolve, perceberá a necessidade de automatizar a Gestão Orçamentária da sua empresa.

Assim, a partir do momento que as planilhas não ajudarem mais (ou até atrapalharem), o recomendado é que o Controller analise opções disponíveis no mercado, como os softwares para Gestão do Orçamento. Saber escolher a ferramenta correta, que mais apoie o negócio com Planejamento Orçamentário e Projeções de cenários pode ser um grande diferencial.

A migração da planilha para alternativas automatizadas permite um ganho enorme, primeiro, de tempo, já que as tarefas operacionais construindo planilhas manualmente são dispensadas. Segundo em questões estratégicas, isso porque o tempo passa a ser melhor aproveitado em análises de como resolver os problemas ou de como aproveitar as oportunidades identificadas. Este ponto lembra a necessidade de trabalhar de maneira inteligente, porque você pode agilizar e eliminar trabalhos mais operacionais e se voltar ao que realmente importa, que são os resultados e tomada de decisão.

#04: Faça networking

Manter contatos com colegas da área é essencial tanto para ficar por dentro de vagas disponíveis, como também para troca de experiências. Aprender com outros que têm as mesmas dificuldades ou que superaram os mesmos desafios é excelente para o crescimento profissional.  

Congressos e eventos são uma ótima opção para ampliar a rede, assim como participação em grupos de redes sociais. O Linkedin por exemplo, possui vários grupos voltados para a Controladoria, onde profissionais trocam experiências, dúvidas e dificuldades.

#05: Domine o Inglês

Há anos que não tem mais como fugir do aprendizado de um segundo idioma, além da língua nativa. Para profissionais de Controladoria que vislumbram uma carreira em empresas de grande porte, o inglês é ainda mais fundamental. Além disso, conhecer a língua estrangeira é essencial para trabalhar com Contabilidade Internacional, uma das exigências em muitas vagas.

Então, atenção: comprovar uma qualificação em IFRS (International Financial Reporting Standars) faz toda a diferença no currículo de um Controller. Para isso existem os certificados CertIFR (Certificate in International Financial Reporting) e DipIFR (Diploma in International Financial Reporting).

#06: Seja um líder nato

O Controller é o profissional que lida com os números da empresa e busca conciliar os desejos de cada gestor com as necessidades da organização em atingir seus objetivos. Por isso, seu papel pode não ser tão amado por alguns dentro da companhia, mas é necessário que ele saiba motivar e engajar todas as áreas rumo às metas estratégicas. Uma dica aqui é estudar e aprofundar-se em gestão de pessoas e conflitos.

Além disso, se você pretende gerenciar uma equipe de Controladoria, a liderança precisa ser desenvolvida, independente das demais áreas. O fato de você ser bom com números, não significa que será bom com pessoas, o que costuma trazer muitos desafios e exige preparo. Também há muitas opções de cursos e materiais incentivando esse tipo de formação. Não esqueça que você provavelmente terá uma equipe própria e precisará investir na capacitação dela

Concluindo

Ter diferenciação no mercado não é das tarefas mais fáceis hoje em dia, especialmente porque, de uma maneira geral, profissionais estão buscando cada vez mais a capacitação em suas áreas de atuação.

Com a Controladoria, claro, isso não poderia ser diferente, como já dissemos. Especialmente porque esse profissional tem cada vez mais importância dentro das empresas. Justamente por ser uma posição mais estratégica, exige-se do Controller o interesse contínuo em aprender cada vez mais.

Por isso, seja para iniciar na área de Controladoria ou para crescer como Controller e assumir cargos mais altos, a principal dica de todas é buscar qualificação constantemente. Caso queira saber mais a respeito, indico a leitura de dois artigos:

Espero que este artigo tenha sido útil a você. Em caso afirmativo, compartilhe em suas redes sociais e ajude seus colegas a entenderem a importância da profissionalização para a área de controladoria.

Sobre o autor

Logo BCNEste artigo foi escrito pela BCN Treinamentos especialmente para o blog da Treasy. A BCN é uma empresa especializada em cursos de curta duração e alto impacto. Temos diversos cursos na área financeira: Controladoria, Orçamento, Orçamento Base Zero, Valuation, Pricing, Gestão Estratégica da Tesouraria, Estratégias para Análise e Concessão de Crédito, entre outros.

Talvez você também queira ler um destes:


Also published on Medium.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.