[White Paper] – Guia para sua empresa atravessar épocas de crise no Cenário Econômico

Publicado dia 24 de maio de 2015

Instabilidades econômicas podem ocorrer nos países, estados e/ou cidades. Em cenários econômicos desfavoráveis, com altos impostos, altas taxas de mortalidade de organizações e desempregos, por exemplo, são fatores que influenciam diretamente no desempenho dos negócios ocasionando empresas em crise. Mas você concorda que se esse cenário “pessimista” for simulado e previsto, a empresa estará mais preparada para atravessar épocas de “vacas magras”?

Guia para sua empresa atravessar épocas de crise no Cenário Econômico

Afinal, administrar um negócio (independente do tamanho) é como conduzir um navio, o comandante precisa ter a sua disposição instrumentos de orientação para planejar seu roteiro, identificar desvios e ajustar sua rota, permitindo chegar ao seu destino com sucesso e segurança. Nem sempre a maré estará tranquila, mas se o comandante estiver preparado para diversos cenários e prever ações, caso hajam mudanças climáticas ou interferências de outros fatores externos, conduzirá o navio de forma mais segura e tranquila. 

Saindo do navio e voltando para a área de controladoria, este paralelo nos ajuda a entender um pouco a necessidade de um bom processo de Planejamento e Orçamento para as organizações em geral, utilizando instrumentos como os Planejamentos Estratégico, Tático e Operacional para definir as metas e objetivos a serem alcançados e posteriormente traduzindo estes planos em números com auxílio do Orçamento Empresarial. A Gestão Orçamentária é uma dessas essenciais ferramentas fundamentais aos gestores para atingirem suas metas corporativas. 

Orçamento Empresarial é o ato de planejar e estimar os ganhosdespesas e investimentos que a empresa terá em um período futuro, geralmente de 1 a 3 anos, dependendo do setor de atuação, mas que pode chegar até algumas décadas, como frequentemente acontece em empresas de concessão e exploração. O principal objetivo é estabelecer metas e objetivos, podendo assim acompanhar e comparar os resultados, tomando ações corretivas ou preventivas caso necessário. Se você quiser saber mais sobre Gestão Orçamentária, indicamos um excelente texto: Tudo que você precisa saber sobre Gestão Orçamentaria em um só lugar!

Agora se sua empresa já possui processos estruturados de Planejamento e Controle Orçamentário, anota ai as dicas super importantes para lhe orientar como melhorar este processo, tornando-o mais ágil e colaborativo. Para inspirá-lo, confira o white paper que nossos parceiros da Venture Consultoria prepararam com 6 dicas simples, utilizadas por grandes empresas, para enfrentar tempestades e navegar com tranquilidade em mares revoltos.

Guia para Atravessar Épocas de Crise no Cenário Econômico

No White Paper Guia para sua empresa atravessar épocas de crise no Cenário Econômicovocê vai descobrir como aproveitar os benefícios da Gestão Orçamentária aliados aos ganhos da Gestão de Riscos, de forma a garantir o sucesso (ou a sobrevivência) de seu negócio, comandando sua empresa com mais tranquilidade em uma fase de tormenta econômica. Além de 6 dicas essenciais para seu negócio:

  1. A simplicidade é a máxima sofisticação: O que é realmente relevante controlar dentro da empresa?
  2. Faça direito na hora certa: Como transformar a Gestão Orçamentária em um hábito continuo e prazeroso?
  3. Monitore os riscos: Como identificar as possíveis incertezas e tentar controlá-las?
  4. Automatize: Quais são suas ferramentas de gestão atuais? Sua empresa está obtendo o máximo proveito delas?  
  5. Interaja, busque a colaboração e comprometimento: O que fazer para que todos os gestores estejam envolvidos?
  6. Adote o Kaizen! Revise e melhore continuamente: Hoje melhor que ontem, amanhã melhor que hoje!

Como a empresa atravessar épocas de crise no Cenário Econômico

Como dissemos anteriormente, cenários econômicos instáveis é como navegar em um mar revolto em um ambiente de tempestades e diversos riscos. Focar nas atividades de Planejamento e Controle Orçamentário alinhadas a uma efetiva Gestão de Riscos é fundamental para manter a saúde financeira. Estas iniciativas são uma série de pequenos passos para garantir a sobrevivência e sucesso de seu negócio.

Empresas em crise o que fazer?

Vale ressaltar então a importância do orçamento empresarialAs ferramentas de Planejamento e Orçamento são os instrumentos ideais para auxiliar sua empresa a estabelecer aonde quer chegar e estimar os recursos necessários para isto (sem que falte ou sobre), e verificar de tempos em tempos se está na direção correta, realizando ajustes sempre que necessário e o mais breve possível. Por isso não perca o material que preparamos sobre como reduzir os níveis de incerteza de sua empresa em relação ao futuro combinando o Planejamento Orçamentário e a Gestão de Riscos, duas ferramentas simples, mas que combinadas podem trazer grandes ganhos para a gestão de sua empresa. Para baixar gratuitamente o Guia para sua empresa atravessar épocas de crise no Cenário Econômico é só clicar no banner:

Guia para Atravessar Épocas de Crise no Cenário Econômico

Esperamos que aprecie a leitura e que o material seja útil para sua empresa! E como você já sabe, toda semana publicamos aqui artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico-financeiro. Também publicamos mensalmente materiais gratuitos para download como modelos de planilhas, white papers e e-books.

Portanto, se você ainda não é assinante de nosso newsletter, cadastre-se para receber este e outros artigos por e-mail. E se o conteúdo do artigo foi útil para você e sua empresa, deixe um comentário e compartilhe com seus colegas.


Também publicado em Medium.

Deixe um comentário

Você precisa estar logado para postar um comentário. Clique aqui para fazer o login