Como a Maxxcard ganhou tempo de resposta e reduziu custos com a Terceirização da Controladoria

SOBRE A EMPRESA

A MaxxCard atua há mais de 10 anos no mercado de cartões de benefícios. A empresa com amplitude nacional e foco nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, aposta em agregar valor ao negócio de seus clientes valorizando os colaboradores e melhorando seus processos operacionais.

Com uma forte cultura de inovação e meritocracia, a empresa vem crescendo e amadurecendo seus processos internos de forma consistente nos últimos anos.

DESAFIOS ENFRENTADOS

No início de 2020, quando iniciaram a parceria com a Treasy, Renato Goes (Sócio e CFO da Maxxcard) tinha um desafio claro: profissionalizar o planejamento financeiro da empresa para ganhar visibilidade dos resultados e tempo de resposta aos desvios na execução da estratégia.

"Na época ainda não trabalhávamos com o orçamento, isso era uma dor muito forte minha pois eu entendia a importância de ter o planejamento definido e em execução na empresa, mas não tínhamos know how interno para iniciar o orçamento."
Foto de Renato Goes, Sócio e CFO da Maxxcard
Renato Goes
Sócio e CFO

A Maxxcard já trabalhava com um Planejamento Estratégico bem definido e com um modelo de OKRs para buscar seus resultados, todavia, sem o orçamento a diretoria não conseguia visualizar o impacto das iniciativas estratégicas nos resultados financeiros da empresa.

ESTRATÉGIA ADOTADA

Renato fazia parte da comunidade Treasy há mais de um ano, acompanhava nosso Blog e nossos materiais, assim foi natural lembrar da empresa para endereçar os desafios de planejamento da Maxxcard.

Após conversar com nossos consultores Renato entendeu que o ideal para as necessidades da Maxxcard seria o serviço de Terceirização da Controladoria, no qual a Treasy entrega um conjunto sob medida de software, método e know how de especialistas para cuidar do Planejamento e Acompanhamento do orçamento da empresa. 

“Meu intuito com a contratação da Treasy era fazer uma revolução no planejamento financeiro da minha empresa [..] a solução foi ideal pois trazia não apenas o software mas o know how para complementar o nosso time.“
Foto de Renato Goes, Sócio e CFO da Maxxcard
Renato Goes
Sócio e CFO

Para dar visibilidade aos números e processos e também equalizar o conhecimento do time financeiro, o primeiro orçamento foi criado de forma centralizada e utilizando dados históricos levantados nas etapas iniciais do projeto com a Treasy.

Segundo Renato, uma das etapas fundamentais para o sucesso do primeiro orçamento foi a definição do OMTM (A Métrica Mais Importante), um conceito da Metodologia Treasy no qual a empresa entende o indicador financeiro mais relevante e alinhado com os planos estratégicos da empresa, projetando e acompanhando de perto o seu desempenho mês a mês. 

RESULTADOS ALCANÇADOS

Nos mais de dezesseis meses de parceria, os ganhos tangíveis e intangíveis foram muitos, segundo Renato: “Depois da contratação da Treasy foi só evolução e amadurecimento na área financeira da empresa. […] estamos no segundo ciclo de orçamento e o objetivo agora é criarmos uma cultura orçamentária descentralizada para toda a empresa”.

Quando questionado sobre os ganhos para a diretoria da Maxxcard, Renato relata:

“Para a Diretoria da Maxxcard foi muito importante entendermos e definirmos nosso principal indicador financeiro (OMTM) para nortear a estratégia e finalmente ter um relatório de Demonstrativos de Resultado (DRE) organizado e entender o impacto das nossas decisões no resultado da empresa. Mas o principal ganho foi o tempo de resposta, contar com a Theani (consultora Treasy responsável pela Maxxcard) para apontar nossos desvios e nos instigar a buscar soluções é muito importante para voltarmos para o plano. Sem dúvida, poder compartilhar essa evolução na gestão com meus sócios é muito gratificante!
Foto de Renato Goes, Sócio e CFO da Maxxcard
Renato Goes
Sócio e CFO

Sobre os ganhos para a operação e o time financeiro, Renato compartilha: “Para a operação o maior ganho foi a otimização de recursos, a Maxxcard passou a ter uma visão de suas despesas e investimentos muito mais direcionada e focada nas ações definidas no Planejamento Estratégico e na OMTM definida com a Treasy, ficou mais fácil identificar oportunidades de redução de custo”.

Os próximos passos da Maxxcard são claros: querem enraizar uma cultura orçamentária que utilize o orçamento como base para tomada de decisão não só da diretoria mas também para os demais gestores.

“Sem dúvida tenho a Theani e o time da Treasy como uma extensão da controladoria da Maxxcard”, finaliza Renato. 

Redução de Custo

identificando e reduzindo despesas que não estavam alinhadas com a estratégia e o orçamento

Velocidade de Resposta

com a identificação e correção dos desvios entre planejado x realizado apontados no processo de acompanhamento com a Treasy

Amadurecimento da área financeira

com processos e rotinas de planejamento e acompanhamento para criação da cultura orçamentária no time

Buscando os mesmos resultados para sua empresa? Converse com a gente!

Como a Treasy auxilia centenas de empresas a alcançarem seus objetivos com planejamento e orçamento


Também publicado em Medium.

Estamos gerando o seu material

Aguarde

Você precisa preencher o formulário

Tenta novamente

Está pronto!

Boa Leitura