A MaxxCard atua há mais de 10 anos no mercado de cartões de benefícios. A empresa com amplitude nacional e foco nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, aposta em agregar valor ao negócio de seus clientes valorizando os colaboradores e melhorando seus processos operacionais.
Com uma forte cultura de inovação e meritocracia, a empresa vem crescendo e amadurecendo seus processos internos de forma consistente nos últimos anos.
No início de 2020, quando iniciaram a parceria com a Treasy, Renato Goes (Sócio e CFO da Maxxcard) tinha um desafio claro: profissionalizar o planejamento financeiro da empresa para ganhar visibilidade dos resultados e tempo de resposta aos desvios na execução da estratégia.
A Maxxcard já trabalhava com um Planejamento Estratégico bem definido e com um modelo de OKRs para buscar seus resultados, todavia, sem o orçamento a diretoria não conseguia visualizar o impacto das iniciativas estratégicas nos resultados financeiros da empresa.
Renato fazia parte da comunidade Treasy há mais de um ano, acompanhava nosso Blog e nossos materiais, assim foi natural lembrar da empresa para endereçar os desafios de planejamento da Maxxcard.
Após conversar com nossos consultores Renato entendeu que o ideal para as necessidades da Maxxcard seria o serviço de Terceirização da Controladoria, no qual a Treasy entrega um conjunto sob medida de software, método e know how de especialistas para cuidar do Planejamento e Acompanhamento do orçamento da empresa.
Para dar visibilidade aos números e processos e também equalizar o conhecimento do time financeiro, o primeiro orçamento foi criado de forma centralizada e utilizando dados históricos levantados nas etapas iniciais do projeto com a Treasy.
Segundo Renato, uma das etapas fundamentais para o sucesso do primeiro orçamento foi a definição do OMTM (A Métrica Mais Importante), um conceito da Metodologia Treasy no qual a empresa entende o indicador financeiro mais relevante e alinhado com os planos estratégicos da empresa, projetando e acompanhando de perto o seu desempenho mês a mês.
Nos mais de dezesseis meses de parceria, os ganhos tangíveis e intangíveis foram muitos, segundo Renato: “Depois da contratação da Treasy foi só evolução e amadurecimento na área financeira da empresa. […] estamos no segundo ciclo de orçamento e o objetivo agora é criarmos uma cultura orçamentária descentralizada para toda a empresa”.
Quando questionado sobre os ganhos para a diretoria da Maxxcard, Renato relata:
Sobre os ganhos para a operação e o time financeiro, Renato compartilha: “Para a operação o maior ganho foi a otimização de recursos, a Maxxcard passou a ter uma visão de suas despesas e investimentos muito mais direcionada e focada nas ações definidas no Planejamento Estratégico e na OMTM definida com a Treasy, ficou mais fácil identificar oportunidades de redução de custo”.
Os próximos passos da Maxxcard são claros: querem enraizar uma cultura orçamentária que utilize o orçamento como base para tomada de decisão não só da diretoria mas também para os demais gestores.
“Sem dúvida tenho a Theani e o time da Treasy como uma extensão da controladoria da Maxxcard”, finaliza Renato.
identificando e reduzindo despesas que não estavam alinhadas com a estratégia e o orçamento
com a identificação e correção dos desvios entre planejado x realizado apontados no processo de acompanhamento com a Treasy
com processos e rotinas de planejamento e acompanhamento para criação da cultura orçamentária no time
Também publicado em Medium.
Relacione-se
© 2023 Treasy | Planejamento e Controladoria
Aguarde
Tenta novamente
Boa Leitura