Se existe dúvida sobre a importância de abordar os desafios de gestão das médias empresas no Brasil, basta recorrer aos números: as médias empresas somam mais de 66 mil negócios no Brasil (segundo o IBGE), que respondem por cerca de 21% da geração de emprego formal. Se somado, as PMES representam cerca de 30% do PIB do país e, essas empresas, em 2019, foram responsáveis por 80% dos empregos gerados no Brasil.
Os números evidenciam o papel fundamental das médias empresas para a economia do país, na geração de emprego e renda, além da influência nas cadeias de diversos setores.
As particularidades e desafios deste porte de empresa são muitos! Uma operação que se torna complexa em proporção aos resultados, um time enxuto e sócios envolvidos na operação são alguns dos pontos que assombram essa empresas e, por vezes, as fazem perder ritmo de crescimento.
Para entender melhor esses desafios de gestão, no episódio #31 do Controller Cast convidamos para a conversa a Marina Borges, Head da Mid Falconi, uma consultoria de serviços em gestão da Falconi dedicada a atender pequenas e médias empresas. O episódio ficou um verdadeiro raio-x dos desafios de gestão deste tipo de empresa! Você confere o episódio na íntegra abaixo.
Se você ainda não conhece, o Controller Cast é um podcast onde discutimos temas de Finanças e Controladoria ou de interesse dessas áreas, trazendo ideias e exemplos práticos. Tudo por meio de entrevistas com profissionais que estão fazendo a diferença no mercado.
Agora você também pode nos ouvir no Spotify, Deezer e iTunes Podcast!
Ouça também os episódios anteriores:
#27 Controller Cast com Alexandre Prado sobre Micro e Pequenas empresas: Inovação e Pioneirismo
#28 Controller Cast com Rodrigo Kratzer sobre Fintech as a Service
#29 Controller Cast com Rodrigo Tognini sobre como criar boas práticas de uso de cartões corporativos
#30 Controller Cast com Frederico Rizzo sobre Gestão do Cap Table e Stock Options
Sobre Marina Borges
Na Falconi desde 2007, Marina Borges atuou em diversos setores da economia em instituições privadas e tem ampla experiência internacional. Atualmente, a executiva ocupa a posição de Head da Mid Falconi, plataforma de consultoria em gestão voltada para empresas do middle market. A empresa oferece soluções orientadas para implementação de iniciativas estratégicas, desdobramento de metas (MBO), otimização de gastos (OBZ) e projetos de transformação de médias empresas. Marina é formada em Administração com ênfase em Finanças pelo IBMEC Business School, pós graduada em Economia Empresarial na Pontifica Universidade Católica e participou de programas de Educação Executiva na London Business School.
Confira os principais tópicos que conversamos com a Marina:
- Qual o perfil das Médias Empresas no Brasil quando analisamos faturamento, time, modelo de gestão etc?
A definição das médias empresas é um conceito bastante difuso no mercado.
O BNDES propõe uma classificação por porte de acordo com o faturamento bruto anual, agrupando as empresas em:
- Microempresa Menor ou igual a R$ 360 mil
- Pequena empresa Maior que R$ 360 mil e menor ou igual a R$ 4,8 milhões
- Média empresa Maior que R$ 4,8 milhões e menor ou igual a R$ 300 milhões
- Grande empresa Maior que R$ 300 milhões
Já o IBGE e estudos do DIESE propõe uma classificação de porte de acordo com o número de funcionários, considerando:
- Pequena empresa De 1 a 50
- Média empresa De 50 a 500
- Grande empresa +500
Sobre os executivos que estão à frente dessas médias empresas, eles apresentam alguns valores importantes em comum, entre eles estão:
- Pragmatismo: Buscam conhecimento aplicável. Não tendo tempo para abordagens acadêmicas e que não conectam a aplicação prática de conhecimento que pode trazer resultados concretos.
- Liderança: Assumem o protagonismo e autonomia de suas operações, fazendo as coisas acontecerem, jogando em todas as posições necessárias para o bom desempenho da empresa.
- Qual a relevância das Médias Empresas na economia do país?
As médias empresas têm um papel fundamental para a economia do país, na geração de emprego e renda, além da influência nas cadeias de diversos setores.
De acordo com IBGE, atualmente são cerca de 66 mil médias empresas no Brasil, que respondem por cerca de 21% da geração de emprego formal. Os principais segmentos em que atuam são indústria de transformação, comércio, construção e logística e estão bastante concentradas no Sudeste e Sul do país
- Quais as dores e os desafios comuns deste porte de empresa?
- Sócios e Donos afogados na operação;
- Time enxuto;
- Falta de clareza no desdobramento tático e operacional das estratégias;
- Falta de clareza de Metas;
- Falta de Governança;
- Gestão olhando para o caixa e não para o resultado.
- Dicas práticas para o ouvinte dar os primeiros passos para melhorar sua gestão
- Como a Marina enxerga este primeiro ano de Mid Falconi e quais os próximos passos