Como a Raro Labs deu o próximo passo em seu crescimento com o Outsourcing de Controladoria

Raro Labs Logo

A Raro Labs é uma empresa de desenvolvimento de software Mineira que busca criar soluções personalizadas para atender às necessidades específicas de seus clientes, atuando nas áreas de finanças, saúde, educação, engenharia entre outros. Com mais de uma década de história, a Raro já ajudou diversas empresas a transformarem ideias em oportunidades de sucesso.

Neste caso de sucesso o sócio fundador Ramon Setragni compartilha como a implantação do Orçamento Empresarial com a Treasy foi essencial para a empresa dar o próximo passo em sua jornada de crescimento.

DESAFIOS ENFRENTADOS PELA RARO LABS

Embora tenha um perfil técnico, Ramon é formado em ciências econômicas e sentia uma grande necessidade de implementar uma gestão financeira sólida em seu negócio.

No começo da empresa a gestão era por planilha mesmo, mas eu tinha clareza da necessidade de ter uma boa gestão do caixa, eu sabia que o descontrole do caixa poderia quebrar a empresa.

À medida que a empresa se estruturava e crescia, mais pessoas eram incorporadas para o time, aumentando a complexidade e os riscos do negócio. O fechamento de clientes importantes, como a Gerdau e grandes bancos regionais, abriram portas para projetos mais desafiadores na região.

Conforme crescemos, chegou uma hora que eu entendi que simplesmente apresentar uma planilha para os demais sócios no final do ano e dizer: - Sobrou tanto para dividirmos entre nós e tanto para guardar no caixa… Não era suficiente.

A primeira tentativa de suprir essa necessidade de gestão foi recorrer a própria contabilidade da época, que era terceirizada e não conseguia apoiar neste tipo de demanda.

Eu tinha dificuldade para ter as informações gerenciais que precisava para tomar decisão. No final do ano as informações passadas pela contabilidade eram muito básicas. Meu controle era mais pelo caixa olhando para a conta bancária mesmo.Eu precisava mais que isso. Eu precisava saber a expectativa de crescimento, ter planejamento, controle de custo… e para controlar custos, eu precisava antes saber o quê e onde estava gastando de verdade, aonde precisava investir para remover algum gargalo de crescimento etc.

Com o crescimento do volume de projetos atendidos simultaneamente pela Raro Labs, tornou-se fundamental entender qual projeto era mais rentável para a empresa, mas Ramon tinha muita dificuldade na hora de organizar sua modelagem financeira para atender essa demanda.

 

Para endereçar algumas de suas dúvidas e inquietações com a gestão financeira do seu negócio, Ramon recorreu ao blog da Treasy, onde também conheceu nosso software e serviços.

ESTRATÉGIA ADOTADA

Já na demonstração personalizada com os especialistas da Treasy, Ramon entendeu que a parceria poderia endereçar várias de suas necessidades.

Eu vi nos serviços da Treasy a possibilidade de ter uma visão mais real dos meus resultados. Contar com um planejamento e com relatórios gerenciais nos possibilita ir questionando e entendendo melhor os resultados ao longo do ano.

Ramon avançou com o serviço de Outsourcing de Controladoria para ter um profissional apoiando diretamente a Raro no amadurecimento dos controles gerenciais e do orçamento, além de contar com o software para levar transparência aos demais sócios.

A consultora Monique Olegário foi quem conduziu a implantação, em contato direto com o time de finanças da Raro, que por fim realizava a ponte com a contabilidade.

Um dos primeiros passos que realizamos foi a contratação do ERP Omie que foi escolhido e parametrizado de acordo com a nossa realidade com o apoio da Treasy. No primeiro ano de Treasy focamos mais no acompanhamento dos resultados do que no planejamento em si, já no segundo ano com o COVID e a maturidade que alcançamos na gestão financeira, partimos para o Planejamento muito mais maduros.

RESULTADOS ALCANÇADOS COM A TREASY

A Raro já conta com uma parceria de mais de 3 anos com a Treasy e, durante esse período, realizou diversos ciclos orçamentários com o apoio da empresa.

Nunca tínhamos feito um planejamento anual. No primeiro exercício optamos por fazer uma visão muito pessimista, errar para baixo e aprender com o processo. Acredito que isso foi bom para o processo, possibilitou aprender e corrigir processos no caminho e ter pé no chão. Com a maturidade adquirida no exercício mensal de comparar planejado x realizado, já no segundo orçamento a nossa empresa ganhou uma capacidade de previsão muito melhor.

Com a Metodologia Treasy e o uso dos recurso de FCA (Fato, Causa e Ação) no processo de acompanhamento contínuo com os consultores, cada ciclo orçamentário é garantia de muitos aprendizados e melhoria contínua no processo financeira da empresa, que refletem no resultados:

No segundo planejamento, já projetamos nosso resultado por cliente e por departamento, e finalmente alcançamos o entendimento da margem por projeto que almejamos há anos.

Outro ponto destacado por Ramon foi a qualidade do serviço prestado pelos consultores do Outsourcing, que de fato tornam-se uma extensão da controladoria da empresa:

A Monique (consultora Treasy), já passou por 3 orçamentos com a gente, então você passa a ter um nível de confiança no profissional a ponto de traçar metas juntos e discutir estratégias em alto nível. Ela deixou de ser um fornecedor para quem nós passávamos a estratégia, e passou discutir e questionar a estratégia junto, ela se tornou a controladoria da Raro, o que trouxe muito valor para nosso negócio.

O amadurecimento do processo de planejar e acompanhar resultados com regularidade também alterou a dinâmica das reuniões entre sócios:

Por último, Ramon ainda pontua um desejo antigo que se tornou realidade com a toda a evolução do financeiro:

Com um sócio investidor para prestar contas, ter os controles que conquistamos com a Treasy, ajudou muito. Hoje conseguimos atender nossos investidores, conseguimos passar previsibilidade para o investidor e tomar decisão olhando para os nossos dados. Um outro ganho importante para a Raro foi criar um programa de participação nos resultados para os nossos colaboradores com regras muito claras, algo que só foi possível por conta de toda a evolução no financeiro que a parceira com a Treasy possibilitou.
Um outro ganho importante para a Raro foi criar um programa de participação nos resultados para os nossos colaboradores com regras muito claras, algo que só foi possível por conta de toda a evolução no financeiro que a parceira com a Treasy possibilitou.

Resultados como os da Raro são o que move nosso time a ser referência em Planejamento e Acompanhamento de Resultados por meio da Metodologia Treasy, controladoria e gestão de resultados no estado da arte não são exclusividades de grandes empresas.

Buscando os mesmos resultados para sua empresa? Converse com a gente!

Confira uma visão geral do Treasy

Estamos gerando o seu material

Aguarde

Você precisa preencher o formulário

Tenta novamente

Está pronto!

Boa Leitura