Durante a pandemia houveram diversos desafios nas empresas para lhe dar com o turbilhão de coisas e se prepara para uma parada ou mudança de rotinas. Porém, os desafios foram ainda maiores na área de Recursos Humanos, que teve que se reinventar e reestruturar suas ações tanta para contratação, demissão ou treinamento de pessoas para um novo momento.
Segundo a pesquisa da Mercer "Tendências Globais de Talentos", a área de RH é o quarto departamento mais impactado pelas mudanças durante a pandemia, ficando atrás apenas de tecnologia, administração e comercial. Este foi um período que ficou claro a importância de se ter novos formatos de trabalho e usar a comunicação de forma mais efetiva em um momento em que todos tinham ainda muitas perguntas.
A pesquisa detalha ainda que a área de RH é a mais demandada para conduzir transformações decorrentes da pandemia. E, mais do que isso, são os líderes de recursos humanos os responsáveis por gerenciar as transformações. Ou seja, uma grande responsabilidade que cai ainda mais forte para o setor que tem suas diversas demandas.
Para quem atua na área foi também uma oportunidade para colocar em prática algumas ideias que os profissionais do setor já idealizavam. Entre os temas que estão na agenda do RH, os mais urgentes são: aumento da comunicação e da transparência; automatização de processos e redesenho dos processos para torná-los mais virtuais.
Semana do Planejamento Orçamentário: Planejamento de RH
Mas como garantir que os propósitos da empresa estão bem definidos e alinhados à estratégia de negócio para um novo planejamento? Como garantir que a liderança irá seguir estes preceitos? E como planejar a área de RH para um novo ano (com provável alto volume de admissões ou demissões) com previsibilidade? E se houver outra “pandemia”, sua empresa e setor estão preparados?
Essas perguntas foram os tópicos centrais, Entendendo como avaliar os processos e demandas da área de RH e projetar o ano de 2021 com mais previsibilidade, tentando estabelecer uma comunicação plena entre os funcionários e garantir boas condições de trabalho, que a Treasy focou em sua terceira edição do maior evento de planejamento do Brasil: a "Semana do Planejamento Orçamentário 2020" que aconteceu dos dias 23 a 27 de Novembro.
Neste último dia de evento, tivemos a presença do Gilles B. de Paula (CEO da Treasy), além dos convidados Renata Fonseca (Head de Operações da ENotas), Alexandre Noberto (Diretor de RH da Superlógica) e Thiago Campaz (CEO da VExpenses) centro do debate. O tema foi planejamento da área de Recursos Humanos, como dinamizar os cortes, custos e despesas em momentos de crise, como é feito a comunicação das metas e métricas aos envolvidos da área, quanto cada alteração no orçamento de RH afeta várias outras variáveis, os maiores impactos na área, como resolvê-los e como levar em consideração a disponibilidade financeira da empresa com o orçamento do setor.
O que é a Semana do Planejamento Orçamentário 2020?
A Semana do Planejamento Orçamentário 2020 é um evento 100% online, com 5 dias de palestras ao vivo com grandes nomes do mercado, onde dão dicas de gestão para as cinco principais áreas estratégicas da empresa: Marketing, Vendas, TI, RH e Atendimento. Além disso, o evento traz dicas práticas de profissionais em Planejamento, Controladoria e Finanças para indicar como por em práticas os principais insights repassados
Foram reunidos os maiores experts das áreas e com vasta experiência na criação de um Planejamento Orçamentário bem estruturado desses setores, para dar dicas e compartilhar suas experiências. Então, se sua empresa está construindo um novo planejamento (ou se ainda nem começou), este é o evento ideal para organizar suas finanças e objetivos estratégicos empresariais, focando na meta e no crescimento do seu negócio!
Sintonia entre Controladoria + área de RH: processos alinhados ao negócio
O levantamento “Impactos da COVID-19 no trabalho em grandes empresas” apontou que 47% das empresas estão se movimentando pela adoção de soluções de modernização para a área de recursos humanos. Isso resume também o quanto as empresas tem ficado cada vez mais atentas a novos projetos e como outras ações do setor de outras empresas tem feito para dinamizar seus custos, melhorando seus processos na área de RH.
Para a Renata Fonseca, Head de Operações do ENotas, a área de RH tem funcionando em total parceria com a área de Controladoria e Finanças da empresa, seja apoiando projetos que possam entrar em sintonia com a estratégia quanto para ajustar pontos de divergência orçamentária da empresa. Segundo ela, é uma prática comum entre a área de controladoria - logo indica como uma boa prática também - levar a base histórica para o gestor de RH, juntamente com dados benchmarking de empresas do mesmo setor, para que possam surgir novas ideias e ações que sejam confluentes ao negócio. Com isso, os gestores conseguem avaliar o Retorno sobre o Investimentos (ROI) de cada projeto que queira desempenhar no planejamento.
RH Estratégico: quebra de burocracia entre setores e ganho cultural
Nesta mesma análise “Impactos da COVID-19 no trabalho em grandes empresas" também revelou o quanto a burocracia impacta os processos de RH. Segundo o levantamento, mais de três a cada dez empresas perdem um candidato já admitido por causa da papelada e morosidade. Além disso, muitas áreas seguem impenetráveis por gestões solitárias e que não deixam que façam sugestões de melhorias em seus setores, o que acaba gerando uma série conflitos internos.
Para Thiago Campas, CEO da VExpenses, não se deve haver limites entre as áreas da empresa e o setor de RH, pois entende que ela é realmente estratégica para o crescimento da empresa. Uma boa prática que ele cita em sua empresa é que todos trabalham em convergência, respeitando a liberdade das áreas, mas complementando sem gerar qualquer burocracia. Por exemplo, ele cita que, por vezes, um gestor pode vir com alguma demanda de desalinhamento cultural ou plano de carreiras. Logo, é acionado o setor de RH para que possa fazer juntos uma construção de um bom planejamento de carreiras ou treinamentos, por exemplo. Há bastante troca no processos e isso, segundo ele, é um ganho imensurável.
Aprendizado com grandes profissionais e experiências diversas
Este ano, a Treasy convidou diversas empresas e palestrantes para discutirmos sobre planejamento orçamentário de diversos pontos de vista, experiência e históricos. Com a pandemia, diversas empresas tiveram soluções diferenciadas, criativas e, claro, muito bem organizadas para se reestruturarem.
São profissionais de empresas de diversos portes e segmentos, que planejam seus orçamentos e têm passado por várias experiências, mostrando como fazem na prática, dando ideias e esclarecendo desafios.
- Evento online abordando desafios e como realizar o Orçamento de TI de forma estratégica
- Perguntas interativas: dinâmica com profissionais da área, trazendo uma visão dos desafios e melhores práticas por setor
- Evento 100% online. Assista de onde quiser: em sua TV, notebook, tablet ou smartphone
- Oportunidade única para absorver os conhecimentos necessários para realizar o seu orçamento para 2021
Então, está pronto para planejar melhor o seu negócio e focar nos bons resultados em 2021? Clique aqui, inscreva-se agora, compartilhe com seus colegas ou empresas e já programe em sua agenda! Até lá!